Finalizando o passeio de trólebus pelo centro da cidade de São Paulo, mostramos fotos de um viaduto na Liberdade( foto 1), da região ao redor do Tribunal de Justiça( fotos 2,3 e 4), e da Praça da República na quinta foto. Finalizamos com estas imagens o agradável passeio de trólebus pelo centro da cidade de São Paulo. Alcnol.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Passeio de Trólebus- II
Finalizamos o post anterior com as imagens do imponente Estádio do Pacaembu. De lá seguimos para o centro, imediações do Edifício Copan, Avenida Ipiranga, obras da Linha Amarela na Praça da República, passando por aquele viaduto sobre a Avenida 9 de Julho mostrado no post sobre o restaurante Nutrison, pela Rua Maria Paula, chegando à Praça da Sé e imediações do Tribunal de Justiça de São Paulo. Bom passeio para todos! Foto 5( de cima para baixo): Cruzamento da Rua Maria Paula com Avenida Brigadeiro Luís Antônio. Foto 6: Faap( Faculdades Armando Penteado, especializada em artes e moda), em Higienópolis. Foto 7: Avenida Brigadeiro Luís Antônio. Foto 8: Edifício Copan, no Centro. Foto 9: Avenida Ipiranga. Foto 10: Edifício Copan, visto por trás de outro prédio.
Passeio de Trólebus pelo Centro de São Paulo...
Aqueles mais assíduos podem ter visto aqui, no post sobre a Praça Vilaboim( Higienópolis), uma foto do Tròlebus( ônibus elétrico, que funciona movendo-se por uma rede de cabos que cobre parte da cidade). Outro dia, após meses de curiosidade, ''matutando'' sobre o melhor momento para viver esta pequena aventura, lá estava eu na mesma Praça Vilaboim para embarcar nesta ''viagem'' pela nossa capital paulista. De lá passamos pelo estádio do Pacaembu, belas ruas tranqüilas no mesmo bairro, voltamos para a Praça e seguimos pela Rua Piauí, colégio Mackenzie, Centro, Praça da República, Rua Maria Paula, Praça da Sé e Tribunal de Justiça, Liberdade e, enfim, Aclimação. Coisa para vários posts fotográficos. ''Editar'' o que vi, e sua beleza, é uma missão quase impossível. Escolham vocês o que é relevante, interessante, imperdível, ou não...Alcnol.
Nem tudo está perdido...
O jornal ''O Globo'' de ontem, 17 de dezembro, publicou matéria com o título ''Nem tudo está perdido, mostram dois casos''. O tema é o desvio para uso pessoal, feito por militares e voluntários, de diversas das doações feitas aos desabrigados de Santa Catarina. Segundo o texto, ''um dia depois de aparecerem em rede nacional levando para casa artigos doados às vítimas das enchentes, a dona-de-casa Teresilda Longen e o marido dela, o operador de máquinas Rogério Longen, foram chamados de ladrões até pela mãe dele, Blandina Piva Longen. Depois de ver a reportagem na TV, ela mandou devolver imediatamente as fraudas geriátricas que o casal retirou do depósito em Blumenau''. E não ficamos só nisto. Outro desabrigado das enchentes, Daniel Manoel da Silva, ''devolveu ontem ao dono R$20 mil( vinte mil reais, frisemos)em espécie que encontrou na manga de um casaco de pele que sua família recebeu como doação. Ele disse que não poderia ficar com um dinheiro que não é dele''. O jornalismo costuma lidar com fatos inusitados, excepcionais, aquilo que chama a nossa atenção. Infelizmente, o mal trato com a Coisa Pública transformou-se, nos últimos anos, quase em regra, fazendo-nos esquecer o que verdadeiramente ''ser bem educado''...Na última viagem a Porto Alegre, aconteceu um fato semelhante aos acima relatados. Costumo guardar uma pequena reserva para emergências durante viagens a outras cidades. No último sábado, quando me preparava para fazer um passeio pelo centro da cidade e pelos shoppings, retirei uma determinada quantia de um saquinho plástico onde guardava as reservas. E, enquanto pensava onde acomodar o saquinho- se no bolso, na mala, no cofre, etc.- distraí-me e acabei saindo do quarto crente que havia ''guardado tudo''. Passeei, comprei, almocei, até o momento em que lembrei que precisa de um pequeno reforço. ''Cadê o saco plástico com as reservas de toda a viagem?'', pensei já em pânico. A esta altura cogitava até mesmo ter perdido tudo em pleno Shopping Bourbon, e já pensava em como completar a viagem e retornar a São Paulo ''a pão e água''. Voltei para o quarto de hotel, já meio resignado, e qual não foi o meu assombro ao constatar que o cômodo havia sido perfeitamente arrumado, e o pequeno saco plástico com todas as minhas reservas estava como deixei, sobre a pia do banheiro...É óbvio que, ao arrumar tudo, a funcionária do hotel não podia ter deixado de ver o pequeno saquinho plástico, contendo, sei lá, talvez o equivalente ao seu salário do mês. No entanto, tal como as pessoas citadas por ''O Globo'', ela não se apropriou indevidamente do que não é dela. Eis um belíssimo exemplo de que ''nem tudo está perdido'' neste mundo. Não fossem pessoas como esta arrumadeira, ou a mãe de um dos furtadores de doações para os desabrigados, ou do senhor humilde que fez questão de devolver 20 mil reais que estavam no bolso do casaco que havia recebido por solidariedade humana, seria inconcebível continuar vivendo neste planeta. Mas, felizmente, o mundo não é feito apenas de ''anões do orçamento'' ou ''mensaleiros''. Não cheguei sequer a ver a face deste meu ''anjo da guarda''. Mas, antes de deixar a cidade no domingo, fiz questão de deixar um pequeno bilhete de agradecimento junto a uma recompensa. Tirei inúmeras fotos da cidade, mostrando alguns de seus lugares mais belos. Mas nada foi capaz de igualar o gesto desta arrumadeira, em um perfeito exemplo daquele que é o verdadeiro ''espírito natalino''...Alcnol.
''Big Brother'' Capitalista???!
Agora que o mundo- aparentemente, com a solitária exceção da América Latina- está definitivamente livre do ''perigo vermelho'', parece que a grande ameaça às liberdades individuais pode advir, quem diria, do chamado ''livre mercado''( mais livre do que nunca...). Mesmo diante da crise econômica mais violenta das últimas décadas, e talvez exatamente por isto mesmo, empresas recorrem cada vez mais a práticas impositivas e duvidosas no trato com o consumidor. Peguemos, como exemplo, outra reportagem da revista ''Veja'' de 17 de dezembro, intitulada ''A Anatomia do Consumo''. Segundo o periódico, ''todas as técnicas vão ao mesmo ponto: são uma tentativa de atrair pela emoção e pelos cinco sentidos. Eis o que fazem alguns shoppings norte-americanos. Com a constatação de especialistas da Universidade Harvard de que em lugares com maior concentração de oxigênio as pessoas tendem a gastar mais, eles decidiram elevar as doses do gás nas lojas, por meio do sistema de ventilação. A razão: o oxigênio ajuda a aumentar a sensação de bem-estar e euforia, associada à compra por impulso( nosso grifo)''. O mais interessante é que, ao invés de negar veementemente tais práticas atentatórias à liberdade dos indivíduos, as empresas até assumem publicamente que isto é verdade mesmo...Ainda segundo a matéria de ''Veja'', ''Dionísio Ferenc, da empresa americana IFF no Brasil, uma das que produzem tais aromas( OBS: destinados a estimular o consumo de produtos)disse que ''o ser humano inspira mais de 5000 vezes por dia. São 5000 oportunidades para estimular alguém a comprar''. Ou melhor, são 5000 oportunidades diárias de manipular a vontade de uma outra pessoa...Entre outras práticas tidas como ''lícitas'' e ''aceitáveis'' está a manipulação de informações, como a adição da palavra ''grátis'' a uma oferta: ''O efeito desmedido da palavra ''grátis'' é um sinal disso. Sua inclusão na embalagem faz o produto vender cerca de 30% mais, conta Sylvia Leão, diretora do Grupo Pão de Açúcar: ''As pessoas tendem a ir direto ao item que vem com brinde, sem fazer conta''. Do contrário, saberiam que, às vezes, ele custa mais caro- como admite Sylvia''. Música, cheiro, informações destinadas a iludir, ''cookies'' instalados nos nossos computadores para rastrear os nossos passos, parece que o ''Big Brother''( estado policialesco descrito pelo escritor britânico George Orwell em seu livro ''1984'')é uma realidade cada vez menos distante, E, pior, com a complacência dos Governos, e a cada vez maior onipresença das mesmas empresas que tanto defendem em seus discursos a ''liberdade de escolha'' e as vantagens do sistema de ''livre mercado''...Alcnol.
Pirataria ''não-oficial'' e pirataria ''oficial''
Em um texto não muito recente sobre o ''fake'', relatamos que até mesmo os produtos fabricados pelas chamadas ''grifes'' tem origem em lugares inusitados como Peru( Lacoste) ou Sri Lanka( Tommy Hilfiger). Nada contra estes países. O surpreendente é que a Lacoste é uma marca ''francesa'', e a Tommy norte-americana...É preciso saber como, nestes outros lugares que eles escolheram para confeccionar suas peças, incluindo a China, são tratados os trabalhadores locais, se eles não vivem um regime de semi-escravidão. Poderíamos qualificar esta produção mundo afora como uma ''pirataria oficial'', movida também pelo interesse de baixar os custos( e maximizar os lucros...). A revista ''Veja'' desta semana, em uma matéria localizada na parte de ''Artes e Espetáculos'' intitulada ''Uma cidade sem Deus'', trata de ''Gomorra'', livro e filme que mostra a Camorra, organização criminosa sediada em Nápoles, na Itália. Segundo a reportagem, ''as grandes grifes italianas de roupas produzem suas peças exclusivas nas fabriquetas da área de Nápoles. Como estas só recebem após a entrega do produto pronto, dependem do financiamento da Camorra para entrar na disputa pelas encomendas. Os artesãos são operários que vivem do seu trabalho exímio( e mal pago, e sem nenhum benefício). Mas, em última análise, são empregados da Camorra, como o livro mostra num episódio de partir o coração, dedicado ao alfaiate Pasquale- que entra em depressão ao ver Angelina Jolie, no tapete vermelho do Oscar, vestindo o terninho branco que ele confeccionou anonimamente( no filme, o conjunto de Angelina vira um vestido para Scarlett Johansson). As peças excedentes, idênticas às que serão vendidas nas lojas das grifes, são distribuídas pela Camorra com o silêncio cúmplice das marcas. Isso faz com que elas cheguem, como ''falsificações'', a consumidores que de outra forma não poderiam adquirí-las, ampliando a fama das marcas sem prejuízo de sua imagem de qualidade( nosso grifo)''.
O que é de ressaltar aqui é o suposto uso, por parte das marcas famosas, de práticas usualmente ligadas à pirataria: super-exploração dos empregados, sonegação de impostos, entre outras. Tudo muito ilegal e grave, enfim mostrado em um filme- quem diria...Alcnol.
Natal no Center Norte e suas conotações...
Bonita esta temática mostrada pela decoração do shopping Center Norte. A intenção é fazer do Natal uma festa de confraternização entre os povos. Daí a presença de bonecos simbolizando portugueses, espanhóis, brasileiros, orientais, árabes, ''caubóis'' norte-americanos, mexicanos, entre outros. O resultado é bem interessante e divertido...
Natal no Center Norte...
Fotos 1 a 3 mostram a bela unidade do ''V Café'' no Shopping Center Norte. Foto 4: estátua decorativa da Praça de Alimentação do shopping. Foto 5: a Praça de Alimentação. Foto 6: Cartaz interessante de uma marca de óculos escuros. Fotos 7 e 8: unidade da ''São''( loja conjunta da Reebok e do São Paulo Futebol Clube)recém-inaugurada no Center Norte. Foto 9: o ''Porco Pod''( base de som para o Ipod)vendido na loja ''Imaginarium''. Fotos 10 e 11: imagens do Center Norte. No próximo post, enfim, imagens de Natal no shopping...
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