sábado, 21 de maio de 2011

Praça do Relógio, em Taguatinga( Distrito Federal)

Deu para adivinhar por que o nome da Praça é ''do relógio'', não?
Dali, pegaremos o metrô com destino ao bairro de Águas Claras...Tema de nosso próximo post...

''Marginal Pandora'', digo, Estrada Parque de Brasília...

Em conversas telefônicas, achava graça quando uma tia- residente na Capital da República- se referia às obras para a ampliação da chamada Estrada Parque: pelo nome de ''Marginal Pandora''...
Assim o povo do Distrito Federal batizou as obras de uma Administração anterior- cassada em decorrência do chamado ''Escândalo do Mensalão do DEM''...
A ideia original era boa e, como não podia deixar de ser, inspirada nas vias exclusivas para ônibus criadas na cidade de Curitiba há cerca de 40 anos...
Pelo espaço disponível na Estrada Parque- que, à semelhança das Marginais Pinheiros e Tietê na capital paulista, possui pistas centrais e ''locais''- seria de se imaginar um projeto mais ousado. Que reservasse, exclusivamente para uso do transporte público, umas 3 ou 4 pistas no meio, com grande ganho de agilidade e rapidez para seus usuários. Algo que fosse referência não só latino-americana quanto mundial...
Pelas fotos, tiradas do interior de um coletivo que ia para Taguatinga, tudo não passou de uma ilusão de minha parte. A realidade é outra, bem desagradável: as administrações posteriores não deram continuidade a estas obras; as paradas para coletivo já foram construídas, mas estão abandonadas( ou, literalmente, ''paradas''); e, como se vê nas fotos, quando muito foi reservada uma pista para uso dos ônibus- uma mísera pista tanto para ir quanto para voltar, sem pontos de ultrapassagem...Para piorar, não se vê- ao contrário do que acontece na capital paranaense- uma separação física( tijolos, mureta)entre a pista dos coletivos e as demais pistas...
Como já mostramos várias vezes neste blog- tanto em Curitiba quanto em viagens ao exterior, como no caso de Bogotá- projetos de BRT's( vias exclusivas para ônibus)podem, sim, fazer a diferença em grandes cidades. São mais baratos do que metrôs, e representam uma das poucas formas de dar velocidade e rapidez aos usuários de transporte coletivo em cidades cada vez mais congestionadas...de automóveis...
Brasília tem espaço para fazer algo revolucionário no gênero.
Faltou mesmo, ''para variar'', foi mesmo Vontade Política para informar os usuários de veículos particulares a respeito da grande ''novidade'': ''nossa prioridade, a partir de agora, é o transporte coletivo. Contentem-se com as faixas que restarem, nesta e em outras vias públicas''...E olha que, ao menos em Brasília, não são poucas...
Alcnol.
PS: Repleta de construções ao redor, a própria ''Estrada Parque'' também já não faz jus ao nome. Já se foi o tempo em que só se via árvores no seu entorno...

Passeio por uma ''Super-Quadra'' de Brasília...

Andemos por uma das ''super-quadras'' de Brasília.
Deste modo, podemos descobrir- pelos detalhes- que estes módulos( ou quadras)habitacionais foram feitos para serem completos em si mesmos: uma quadra de esporte, escola, Prefeitura( em algumas), Clube Unidade de Vizinhança( em apenas duas ou três), comércio, posto policial( em algumas)...
Nisto Brasília- ao menos o projeto inicial de Brasília- se diferencia das demais cidades, bem como do resto do Distrito Federal que a circunda...
Se houvesse seguido o projeto de seus criadores, teria cerca de 500 mil habitantes por ocasião da última virada de século( o número de habitantes do DF oscila hoje entre 2 milhões e 500 mil e mais de 3 milhões). E automóveis, como os muitos que registramos nos arredores da Rodoviária por volta de 9 horas da manhã, seriam praticamente desnecessários( observem que muitos órgãos públicos disponibilizam ônibus para transportar seus funcionários...).
A ''ordem'' das fotos deste post tem início de baixo para cima. Com um simples grafite( diferente das pichações por sua natureza artística). Registramos também( a quadra mostrada é a SQS 304)um parquinho para as crianças, e a sede da Prefeitura da Quadra( ninguém melhor do que os próprios moradores para conhecer seus próprios problemas e encaminhar soluções). 
As demais fotos foram tiradas no intervalo entre a SQS 304 e a vizinha SQS 104: mostram uma Biblioteca Infantil, e um distinto modelo de Posto Policial( mais recente, iniciativa da Administração anterior- cassada no escândalo do chamado ''Mensalão do DEM'').
Mais adiante, mostraremos mais quadras do chamado Plano Piloto de Brasília- e seu original estilo de vida. Que poderíamos até batizar de ''Modo Brasília de Viver''( Brasília's Life Style)...
Alcnol.