Se observarmos o que está por trás do mundo do ''marketing'' perceberemos que, para ser bem-sucedida, toda propaganda deve buscar eliminar possíveis ''resistências'' dos consumidores.
Ou seja, em comerciais não há ''contraditório''...
É comum o recurso de ''ridicularizar'' personagens que representem uma postura oposta à do produto. A ''Neura da Limpeza'' é uma prova disto...
Ah, como eu tenho ''pena'' da ''Neura'', assim como dos árbitros de futebol que são, a cada jogo, xingados pelos torcedores...
Quando discutimos o exemplo bem-sucedido do Programa ''Mais Médicos'' do Governo Federal, percebemos nele o mesmo ''DNA'' das campanhas políticas que levaram a Presidenta( e seu antecessor)ao Poder.
Chamemos isto de ''lógica do confronto''.
Graças ao esvaziamento das ruas- que contou com uma ''ajudinha'' involuntária dos violentos ''Black Blocs''- o Governo Federal retomou seu controle sobre os acontecimentos. Reassumiu a dianteira dos fatos.
O ''Mais Médicos'', apoiado por uma parcela expressiva da população- mesmo por aqueles que participaram, há pouco mais de um mês, dos protestos de rua- possui aquele componente ''progressista'' típico da propaganda governamental. ''Reenquadra'' setores mais à esquerda, que ensaiavam debandar do ''barco à deriva''.
Isto porque, como em toda Propaganda, não há espaço para ouvir a parte contrária. Como em toda Propaganda, em especial naquelas criadas pela competente equipe á serviço da Presidência da República, se divide a sociedade em ''ricos'' e ''pobres'', ''progressistas'' x ''reacionários'', e quem não estiver a favor da ''genial'' proposta de momento só pode estar ''contra o povo''...
A premissa será ainda mais forte quando contar com uma meia-verdade, uma ''semi-verdade'': faltam médicos, sobretudo em localidades do Interior. Os nossos médicos, como quaisquer outros profissionais, preferem trabalhar onde lhes dão melhores condições para exercer o seu serviço. Não querem ''mofar'' em cidadezinhas onde, além da cobrança, não terão condições sequer de exercer os seus direitos...A isto se chama Mercado: você é livre para exercer o seu ofício onde bem entender...
Contra isto, nosso Governo- que muito apropriadamente batizou seu Programa de ''Mais Médicos'', caracterizando a proposta como uma mera mudança quantitativa na deficiente Saúde deste país- contrapôs: então traremos profissionais de fora, que ''queiram trabalhar''...
Com isto, vejam só, se mata de uma só vez ''dois coelhos'': o Governo- de quem se dizia durante os protestos que estava ''de costas'' para os interesses da população, mais preocupado com as obras ''faraônicas'' da Copa do Mundo do ano que vem- mostra que está ''defendendo os interesses do povo''. E dois: ''importar'' os tais médicos justamente de Cuba possui um ingrediente ''progressista''- capaz de unir em tal causa praticamente toda a esquerda brasileira e seus simpatizantes...Quem se opor, claro, é ''reacionário''...
Mas, afinal de contas, por que toda esta discussão? O ''Mais Médicos'' passará, a população está de acordo( diria mesmo que ''clama'' por tais profissionais).
Interessa-me tão somente o aspecto técnico de toda esta Propaganda. Afinal, toda Propaganda só é bem-sucedida quando é ''sub-liminar''. Se o público-alvo de um comercial se dá conta, racionalmente, dos métodos empregados em sua confecção, será difícil ''engolir'' algo tão primário- diverso de uma ampla e aprofundada discussão, em que é sempre ouvida a parte contrária...
Como já me dei conta de tais subterfúgios, não ''engulo'' mais algumas proposições que partem de raciocínios tão primários do tipo ''sim'' ou ''não''...
Nestas horas me orgulho por ter escolhido o Direito, ramo em que se aprende a desconfiar sempre destas verdades ''incontestáveis'' de outras áreas...
Alcnol.