Vocês acham que eu iria me satisfazer com apenas um post sobre a nova Linha Amarela( Paulista- Faria Lima)do metrô de São Paulo?
Nunca...Ainda mais que a nova linha facilitou muito para quem precisa ir ao antes ''distante'' bairro de Pinheiros. No período pré-Linha Amarela, era preciso pegar o metrô até a Estação Clínicas( ou Sumaré), e depois um ônibus que levasse até a Fradique Coutinho. Detalhe: precisávamos fazer uma longa caminhada da saída do metrô até a parada de ônibus...
Hoje, em cerca de 3 minutos( menos do que levamos para descer os vários níveis da Estação Paulista...)chegamos ao Largo da Batata. Outros 10 minutos, e estamos na Fnac, ou na Cardeal Arcoverde, ou na Rua dos Pinheiros, ou até mesmo na Estação Hebraica da CPTM- possibilitando uma conexão que nos levará até os Shoppings Morumbi e Market Place( exemplo ). Facilitou muito...
Sem contar que os tais ''corredores de ônibus'' da Rebouças estão em péssimo estado( esburacados), e precisamos nos segurar firmemente para não cair- enquanto ''rezamos'' interiormente para que o motorista não perca o controle do veículo, podendo ocasionar um sério acidente...
Bom, mas o assunto é mesmo a nova Linha Amarela. Ela é o tema de nossas fotos, feitas durante mais uma ''viagem'' a Pinheiros.
Fotos( de cima para baixo, ou seja, do final para o começo): 1- Painel com fotos dianteiras dos novos vagões, em uma das estações; 2 a 4- as melhores fotos( entre dezenas que ficaram inaproveitáveis)que consegui tirar dos trilhos da nova linha. Como a Linha Amarela não possui condutores( é conduzida à distância, de uma Central instalada na Vila Sônia), é possível- se conseguirmos nos equilibrar- tirar fotos dos trilhos que estão à frente, dando-nos a mesma visão que os condutores tem nas demais linhas...5 e 6- a concorrida parte dianteira do ''trem'', de onde tiramos as fotos. Aí ficariam os controles e o condutor do vagão, nas linhas tradicionais; 7 a 10- imagens internas do ''trem'': notem que não há mais separações entre os vagões, permitindo que façamos um ''passeio'' interno por todas as partes...Os responsáveis pela nova Linha foram extremamente tímidos em relação à parte visual: pálidos tons de amarelo nas portas que separam um vagão do outro, e bancos forrados com um material que lembra a palha. Isto foi tudo o que eles se permitiram colocar de amarelo na nova Linha Amarela...Perdeu até para os novos vagões da Linha Verde, que tem as paredes pintadas de um tom pálido de verde...Por conta disto, a parte visual interna dos novos vagões receberia de nossa parte uma nota bem baixa: ela lembra mais o aspecto ''cinzento'' do centro da cidade...11-as novas catracas, bem diferentes das demais do metrô paulistano. Elas se abrem automaticamente para a nossa passagem; 12- portas de vidro que só abrem quando o carro chega à estação: uma novidade que já havia sido implantada- certamente por razões de segurança- na Estação Sacomã( já fotografei: só falta publicar aqui...); 13- a área de embarque vista de cima e 14- a parte imediatamente superior à área de embarque, cheia destes ''canos'' que já são tradicionais nas estações do metrô paulistano...''Bon Voyage''...