''BRT''. É assim que os gaúchos se referem a este sistema de ônibus com pistas exclusivas, que começou em Curitiba para ganhar o mundo e o próprio Brasil( recentemente...).
''BRT'', relembrando, é a abreviatura de ''Bus Rapid Transit''( transporte rápido por meio de ônibus, em uma tradução livre- não literal).
Em Curitiba o sistema não tem nome, enquanto em Bogotá( Colômbia)tem nome e marca registrada: ''Transmilenio''...
Com a aproximação da Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil, várias capitais- entre elas Porto Alegre, Brasília, e Rio de Janeiro( há registro aqui neste blog)- tem investido pesado neste sistema de transporte.
O da capital gaúcha, a julgar pelas imagens, ''peca'' por uma certa ''timidez'': não há pontos de ultrapassagem para os ônibus- que, certamente, devem fazer uma longa ''fila'' nos horários de pico- e sequer uma delimitação física que impeça os motoristas de outros veículos de ''invadir'' a pista dos ''BRT's''...
O lado bom- quase sempre há um- é que há obras de expansão do sistema por toda Porto Alegre. Creio ter visto uma pista assim até perto do Estádio Beira- Rio.
E, uma vez sentido o ''gosto'' de um transporte melhor e mais rápido, a tendência é de ampliação do sistema...
Curitiba tem alargado suas ''canaletas'' para a implantação de mais ''ligeirões''- veículos que, assim como na capital colombiana, não param em todos os pontos...
É. De simples ''copiadora'', Bogotá passou a ser ''referência'' neste tipo de transporte...
Alcnol.