Enquanto não inaugurarem a Estação Vila Sônia desta Linha Amarela do metrô paulistano, ir ao Estádio do Morumbi- para quem não dispõe de condução própria- continuará a ser uma árdua missão.
Conheço um dos caminhos: pegar um ônibus que vá pela Avenida Francisco Morato até os arredores do Shopping Butantã, e depois caminhar uns 10 minutos- geralmente em meio à multidão de outros torcedores do tricolor paulista- pela Avenida Jorge João Saad até o maior( e mais completo)estádio da cidade de São Paulo...
Com a linha nova de metrô- e quando estiver funcionando inclusive nos fins-de-semana e feriados, em horário completo- espera-se que a ''missão'' torne-se um pouco mais fácil.
Por enquanto, a Estação Butantã é a primeira ''além'' do Rio Pinheiros( ou não, se considerarmos a linha Lilás, que vai até Capão Redondo, mas esta vai ''por cima'' do Rio, e não ''abaixo''- como na Linha Amarela...).
E ela ''deságua'' na Avenida Vital Brasil, cerca de 1000 metros além das margens do rio...Bem DISTANTE, portanto, do Shopping Butantã e da Avenida Francisco Morato...
Do lado interno, o Metrô de São Paulo caprichou: tetos de vidro, permitindo a entrada de luz natural, escadas rolantes mais velozes, catracas eletrônicas, etc. No entanto, comparando esta Estação Butantã com a futura Estação Pinheiros- mostrada esta semana pelo suplemento ''Veja/SP''- consideramos esta última muito mais arrojada do ponto vista estético, com uma imagem externa de ''arrepiar''...
A Estação Butantã é convencional quando vista do lado de fora: apenas um ''caixote'' de cimento, com algumas aberturas para permitir a entrada de ar.
Dificilmente algum turista se deslocaria até ali para fotografá-la especialmente, e esta é a maior desvantagem de algumas obras públicas brasileiras quando comparadas a construções similares em outros países: as nossas perdem, de ''goleada'', em ousadia, arrojo e aparência...
Na sequência de posts mostraremos, porém, uma exceção. E em plena Capital da República( Brasília- DF), onde estivemos de passagem na semana passada...
Alcnol.