quarta-feira, 15 de junho de 2011

Mais grafitagens nos tapumes do metrô na Avenida Ibirapuera( Moema)...

Parece simples.
Mas, vistos os tapumes de perto, percebe-se que os grafiteiros que deixaram estas mensagens na Avenida Ibirapuera tiveram bastante trabalho.
Isto porque sua mensagem na verdade forma uma frase, que só percebemos ao final...
E é também no final deste post que revelaremos o teor integral destas palavras que estamos mostrando isoladamente...
Para não estragar a ''surpresa'' dos que ainda não viram estas grafitagens...
O resultado final deste pequeno ''quebra-cabeça'' é: 
''Todos em um só ritmo, Brasil!''.
Tradução: traga para nós mais este título da Copa América agora em julho , Seleção Brasileira...
Alcnol.

Interessante: grafitagens nos tapumes das futuras estações do metrô, na Avenida Ibirapuera( Moema)...

Para ser sincero, o bairro de Moema é uma espécie de ''cemitério''. Suas ruas fazem homenagens a aves e índios, ambos em processo de extinção...Ao menos por ali, não há o menor sinal deles...
Rua ''Graúna'', Avenida ''Rouxinol'', Avenida ''Pavão'',Rua ''Canário'', Rua ''Gaivota'', Avenida ''Macuco''. Quem ouve estes nomes, deve até pensar que se trata de uma floresta- e não de um perímetro urbano...
Nada mais comum em uma cidade cujo processo de crescimento mais se aproxima de um ''desastre ambiental'', enquanto seus governantes posam de ''ecológicos'' em um evento que reuniu recentemente os Prefeitos das maiores cidades do planeta...
 Mas não estou aqui para  falar dos nossos políticos. Na verdade, ao menos por uns instantes, gostaria de ''esquecer'' que eles existem...
O que nos interessa neste post são pequenos sinais de beleza e arte que detectamos nas ruas da capital paulista. Neste caso, nos tapumes de obras das futuras estações de uma nova linha de metrô- que provavelmete ficarão prontas em 2014/2015.
Emociona-nos as imagens de aves que, outrora frequentes por ali antes da construção de tantos arranha-céus, certamente já migraram em busca de lugares mais apropriados( e arborizados)- neste que é um verdadeiro ''grito ecológico'' por uma metrópole menos motorizada e mais humana...
A ideia de homenagear as aves nas placas de rua certamente é coisa de políticos ou de caçadores- daqueles que gostam de ''empalhar'' os animais que assassinam...
Alcnol.
PS: Moema possui ainda algumas ruas mais arborizadas, que já mostramos aqui. Inclusive um belíssimo Ipê Amarelo florado. Que não se leia este post como um ataque ao bairro, e sim à mentalidade utilitarista e gananciosa de alguns seres humanos que vivem( ou governam)nesta cidade...
Para estes, é ''frescura'' brigar pela sobrevivência de alguma árvore- ou dos pássaros que vivem nela...

São Paulo líder isolado do Brasileirão, ou ''Crise a gente resolve é dentro de casa''...

Depois de ser eliminado no Paulistão pelo rival Santos, e na Copa do Brasil pelo time do Avaí, a situação do técnico Paulo César Carpegiani parecia insustentável.
Ainda mais depois do desentendimento com uma das principais estrelas do elenco- o pentacampeão Rivaldo...
Nomes de outros técnicos eram especulados em público, e a Diretoria do clube marcou uma ''reunião'' com Carpegiani para a segunda-feira- logo após a final do Campeonato Mineiro...Ficou no ar a ideia de que o treinador de uma das equipes finalistas- Cruzeiro( Cuca)ou Atlético( Dorival Júnior)- seria o escolhido para comandar o tricolor paulista...
Incrivelmente, PC Carpegiani foi confirmado como treinador. Pesou para isto, certamente, uma multa rescisória de 1 milhão de reais prevista em seu contrato...
Lembro de ter lido em algum lugar que, com esta polêmica decisão, o São Paulo teria ''comprometido o seu futuro no Campeonato Brasileiro deste ano''...
Cheguei a pensar o seguinte: que J.J.( Juvenal Juvêncio, o reeleito Presidente do clube do Morumbi)decidiu pela permanência do treinador gaúcho para não agir ''pressionado'' pela imprensa. Mostraria, assim, que é ele quem manda...
Demitir treinadores após insucessos é uma prática corriqueira mundo afora, em especial no Brasil. É uma forma barata de ocultar os verdadeiros problemas das equipes, pelo uso de um ''bode expiatório''. 
Há exceções, como o caso do técnico do Manchester United- ''Sir'' Alex Ferguson- que está há muitos anos, e com bastante sucesso, à frente daquele clube...
Mas a verdadeira mudança no São Paulo, decisiva para que este time esteja há quatro rodadas invicto na liderança da competição, ocorreu nos bastidores: discretamente, ''medalhões'' como Alex Silva e Rodrigo Souto começaram a ser afastados. Para dar lugar a jovens jogadores, formados em Cotia...
Assim, o São Paulo não tem medo de copiar- ao menos de alguma forma- o modelo bem-sucedido da equipe da Baixada Santista- atualmente o mais forte clube do Estado de São Paulo( disputou a final de 4 dos últimos 5 Paulistões, além de ganhar o título da Copa do Brasil de 2010 e estar disputando o título da Copa Libertadores de 2011).
Esta significativa mudança nos bastidores do clube do Morumbi( note-se, porém, que jogadores mais experientes como o lateral Juán também foram mantidos no time titular)é a principal explicativa para os bons resultados obtidos pelo São Paulo até aqui.
O Campeonato Brasileiro é longo, mudanças na liderança podem ocorrer até mesmo dentro de uma ou duas semanas. O São Paulo será um dos principais afetados pela convocação para o Mundial sub-20 que será disputado brevemente na Colômbia...
Mesmo assim, a atual liderança invicta do Brasileirão revela que uma vez mais o São Paulo- um dos favoritos ao título- dá mostras de ousadia e pionerismo por parte de sua Administração. 
Que este bom exemplo possa ser seguido brevemente por outros clubes, pondo fim à cansativa ''dança dos técnicos'' que ocorre durante os campeonatos.
O treinador, assim como o mordomo nos livros policiais, é sempre o ''culpado'' por assuntos que, vistos mais de perto, estão relacionados profundamente com a má administração...
Alcnol.
PS: Outro bom exemplo é o do Coritiba que, mesmo sendo rebaixado para a Série B, manteve o técnico Ney Franco e seus principais jogadores...Resultado: subiu no ano seguinte, e este ano foi vice-campeão da Copa do Brasil...

Marginal Pinheiros no final da tarde...

Chega a dar um ''arrepio'' ver todos estes carros juntos na Marginal Pinheiros no final da tarde...
É tudo tão ''moderno'': todos estes faróis acesos, todos estes veículos com motores possantes...
Junte-se a ''nós'' nesta demonstração do que há de ''melhor'' na indústria automobilística brasileira...
Futuramente levaremos esta amostra do que há de mais ''possante'' nas ruas de São Paulo para todos os demais grandes centros do Brasil, estas cidades tão ''atrasadas'' em relação à nossa...
-''Coff'', ''Coff'', ''Coff''( tosse, graças ao ''fumacê'' emitido por todas estas máquinas em ação)...
Alcnol.
 

Terminal Santo Amaro de ônibus,no final da tarde...

Há um pouco de tudo por ali: Estação da CPTM, Shopping Center nas proximidades, e este gigantesco Terminal de Ônibus...

Integração CPTM-Metrô de São Paulo: um exemplo concreto...

- As duas fotos que encabeçam este post mostram a Estação Santo Amaro( linha entre o Capão Redondo e o Largo 13 de Maio, que já mostramos anteriormente aqui neste blog)e fotos antigas da região de Santo Amaro nas paredes da Estação Largo 13...
- As demais mostram a Estação Pinheiros da CPTM( Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ainda com seu aspecto tradicional. Obras estão sendo feitas para dar-lhe uma cara nova, compatível com a moderna Estação Pinheiros do Metrô...
- Dias após ter feito este pequeno passeio, descobri um pequeno problema no funcionamento da tão alardeada ''integração'': as catracas das Estações da CPTM não aceitam os nossos bilhetes de metrô...
Ou seja, até agora só é possível desfrutar das maravilhas desta propalada ''integração'' se utilizarmos nossos cartões do Bilhete Único...
Problema para as pessoas que estiverem apenas de passagem, visitando a cidade de São Paulo...
Alcnol.

Já está em funcionamento a integração com a CPTM na nova Estação Pinheiros do Metrô( SP)...

Quando mostramos a nova Estação Pinheiros- Linha Amarela do metrô de São Paulo- a integração com os trens da CPTM ainda não estava pronta.
Dias depois, passamos por lá. 
E, como a área de integração- a grande finalidade desta Estação Pinheiros- já estava pronta, decidimos fazer um pequeno ''passeio''- com o intuito de descobrir parte do seu alcance, de seu potencial...
Por que é tão importante esta integração entre Metrô e CPTM( Companhia Paulista de Trens Metropolitanos)?
Porque atualmente o metrô da capital paulista conta com meros 75 km de extensão.
Por outro lado, a CPTM possui uma vasta malha de mais de 200 km...
O projeto do Governo do Estado de São Paulo é dar ''qualidade de metrô'' a esta malha da CPTM. E isto já está em ação: mostramos vagões novos da linha Grajaú-Osasco- que possui estações( Jaguaré- Villa Lobos, Hebraica, Pinheiros, Berrini, Morumbi)ao longo do Rio Pinheiros...
Além de beneficiar os usuários comuns deste sistema, esta linha possui enorme potencial turístico- já pensando na Copa do Mundo de 2014...
Os atuais usuários tanto da CPTM quanto do metrô serão beneficiados da seguinte forma: assim como eu fiz no dia destas fotos, poderão- com o débito de uma única passagem em seus cartões do Bilhete Único- ir da Paulista ao Largo 13 de Maio( Santo Amaro). Para citar apenas um exemplo...
Também será possível ir do centro de São Paulo ao Grajaú ou a Osasco- para citar outro exemplo...
Reparem na beleza desta passarela que liga o metrô Pinheiros à Estação CPTM de mesmo nome...
Embora possua uma aparência ''futurística'', assim como a própria Estação Pinheiros do metrô quando vista do alto, este futuro já chegou para os que passam por ali...
Após darmos uma breve ''espiadinha'' na Estação Pinheiros do metrô rumo à Estação CPTM de mesmo nome, mostraremos esta última- ainda em obras para adequá-la a esta nova realidade- com maiores detalhes no próximo post...
Alcnol.