sábado, 30 de abril de 2011

Bogotá: pequeno ''incidente'' no Shopping Santa Fé...

Ao passar pela Praça de Alimentação do Shopping Santa Fé, em Bogotá, vi que ela tinha uma ''vista'' interessante. Uma parte externa, que dava para os arredores daquele centro comercial.
Tal foi minha ''empolgação'', que nem vi que esta varanda externa estava separada da Praça de Alimentação por uma PAREDE DE VIDRO...
Resultado: ''rachei a cuca''  no vidro, e garanti uma ''companhia'' para minha viagem de volta ao Brasil. Um ''galo'' na testa...
Alcnol.
PS: Reparem que neste trecho da cidade as montanhas são bem menos ''limpas'' do que no resto de Bogotá. Ou seja, as construções sobre as mesmas são bem mais numerosas...
''Favelas''? A mim não me parece. Creio que, provavelmente, as leis que regulam as construções nesta parte norte da cidade são bem menos rigorosas...
PS2: A seguir- último almoço em Bogotá...Neste passeio, claro...

Próxima parada( em Bogotá): Shopping Santa Fé

A existência de um grande Shopping Center( ''mall'')nas proximidades do Portal Norte de Bogotá não era surpresa para mim. Estava no mapa da cidade que eu consultava o tempo inteiro.
Surpresa sim foi achar ali, em uma das extremidades da capital colombiana, um centro comercial tão amplo e moderno...
Minha expectativa era a de encontrar algo mais ''modesto'', com cara de ''periferia''...Antes que alguém se levante para ''protestar'' contra afirmação tão ''preconceituosa'', esclareço que a leitura que fazemos de outros lugares é baseada em nossa própria experiência. E sabemos que, no Brasil, os Shoppings são construídos à feição de sua própria clientela: natural, portanto, que um Shopping vizinho de uma área de alto padrão seja muito mais sofisticado, e ofereça um número muito maior de ofertas, que outro situado nas extremidades de uma cidade...
Em todos estes anos de ''peregrinação'' por estes centros comerciais, percebi até que há uma ''lógica'' na distribuição das mercadorias: primeiro, os lugares de maior padrão aquisitivo. O que ''sobra'', é enviado para shoppings mais distantes e para cidades do ''interior''( na lógica destas empresas, tudo o que não é Rio de Janeiro ou São Paulo...). Este esquema se repete na distribuição de revistas, só para citar outro exemplo...Sua principal vantagem é reduzir consideravelmente o número de ''encalhe''/ sobra de peças...''Tudo se aproveita'' nesta gigantesca ''máquina'' de comercialização...
Na capital da Colômbia, como veremos nas imagens que ilustram este post, a lógica é um pouco diferente e, por isto mesmo, desconcertante. A julgar pelo que vimos, este Shopping Santa Fé não é um Shopping típico de ''periferia''. Ao contrário: bonito, completo, sua filial da Libreria Nacional era uma das melhores desta rede( a ponto de ali ter feito uma de minhas maiores compras de livros durante esta estadia em Bogotá...).
Para achar realmente um lugar ''periférico'' na capital colombiana, talvez devesse ter tomado uma das linhas ''alimentadoras'' no Portal Norte do Transmilenio...