quinta-feira, 24 de junho de 2010

''Marolinhas'' na Internet brasileira...

Para que servem as ''mobs'' que se reúnem de vez em quando em algum lugar público? Não se sabe. Talvez nem seus organizadores... As ''mobs'' são o retrato de uma época: sem causas concretas a defender, apanham do passado apenas o ''lado estético''( a aparência de um protesto, sem o conteúdo deste). Lojas de Departamento já fizeram roupas com imagens de líderes revolucionários do passado( Che Guevara em especial). As ''mobs'' se apropriam da aparência de uma manifestação. Afinal, a concepção dominante hoje em dia é a de que ''tudo é vendável'', não é mesmo? O objetivo maior é a própria ação. Criar alguma repercussão, aparecer na mídia, reunir pessoas. Tudo com o impacto de uma ''ondinha'', ou melhor, ''marolinha''( termo caro ao Presidente Lula...).
A Internet brasileira, pode-se dizer, gira em torno da TV - e vice-versa. Famosos dão seus palpites no ''Twitter''. O que antes tinha status de ''fofoca'' agora ganha ares de ''notícia''- e em questão de apenas alguns segundos. ''Apêndice'' da TV, o que mais restaria à Internet, ao menos no Brasil? Criar algumas ações ''engraçadinhas'' de impacto, para começar. A campanha ''Cala a boca Galvão'' é uma delas...
Longe de defender aqui o famoso narrador da Globo. Mas, ao invés de campanhas on-line, eu já o ''deletei'' de minha TV há muito tempo. Sem fazer barulho, mudei para o Sportv e a Espn- Brasil- nesta Copa e em outros eventos esportivos. Porém, tirar Galvão Bueno do ar não é propriamente a ideia da campanha ''Cala a Boca Galvão''. Em nenhum momento seus criadores pediram concretamente que as pessoas trocassem de canal. Ao contrário: comportam-se como se ainda vivêssemos em um mundo ''sem opções''( de ''canal único''). Embora a própria Globo sentisse inicialmente a campanha como um ''ataque'', e tentasse ''defender-se'' através de ações como o recolhimento compulsório de faixas nos estádios, há uma outra questão em jogo- como tudo o que envolve a Internet.
Paradoxo: a crítica, além de incomodar suas vítimas, também as promove... Sem nenhuma proposta concreta a apresentar, além da própria ''gracinha'' em si mesma- que ocupa durante semanas a liderança dos temas mais discutidos no Twitter- fica evidente que o propósito de seus organizadores é simplesmente este: criar mais uma ''marolinha'' na Internet...
''Continuamos''( eu não, como mostrei linhas atrás)''todos'' sintonizados na ''telinha'' da Globo. E, como ''a vida não pode parar'', novas ''gracinhas'' do gênero devem aparecer nos próximos dias. A Internet, afinal, vive de ''novidades''- mesmo material, vejam só, de uma ''revista de fofocas''. No Brasil, lamentavelmente, a Internet não é lá muito diferente de uma ''revista de fofocas''...
Alcnol.