sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Chef de cozinha na televisão, em horário nobre: no Peru tem...

Já falamos diversas vezes neste blog sobre o trabalho do célebre chef peruano Gastón Acurio.
Nossa viagem a Lima decorreu, principalmente, de nossa curiosidade sobre seu trabalho em seu país. Assim como muitos outros turistas, fizemos parte de uma verdadeira ''peregrinação gastronômica'' com destino a dois de seus restaurantes: ''Astrid y Gastón'' e ''Cebicheria La Mar''.
Normalmente, diz-se que ''santo de casa não faz milagre''. Ou seja, pintores como o colombiano Botero são mais reconhecidos mundialmente do que em seu próprio país. Aqui no Brasil, Alex Atala não tem tanta influência quanto fora de nossas fronteiras. Você já viu Atala na TV, em horário nobre? Entrevistado no Jornal Nacional, ou no Jornal da Record?
Pois Gastón Acurio- ''embaixador'' informal da culinária peruana mundo afora- conseguiu esta proeza...
Uma das perguntas do entrevistador revela, nas entrelinhas, toda a influência do chef peruano. Ele perguntou se Gastón um dia concorreria à Presidência do país...Há até um escritor que elaborou uma obra sobre esta virtual ''Presidência Gastón Acurio''...
E por que não?
Chefs do porte de um Gastón Acurio são atentos para a qualidade, os detalhes.
Sem contar seus trabalhos sociais, a ligação estreita com criadores/ produtores de alimentos típicos de seu país.
''Só'' isto faria de Gastón Acurio um candidato natural, no mínimo muito melhor do que os políticos daqui e do resto da América Latina...
Infelizmente o chef negou que pretenda entrar nesta ''roubada'' que é a política algum dia...
Contentemo-nos, portanto, com a ''qualidade'' dos nossos atuais líderes...
Alcnol.

Interessante anúncio publicitário em Lima...

Aparentemente, é só um anúncio da marca japonesa Fuji.
No entanto, este outdoor ainda podia ser visto dias após o final da campanha presidencial em que a filha do ex-governante Alberto FUJImori( Keiko FUJImori)era candidata...
Seria mera coincidência o slogan do outdoor( ''elige Fuji''- tradução: escolha Fuji)?
Seja qual for a nossa conclusão, a presença nipônica no Peru é forte- havia uma fila gigantesca de turistas japoneses no Aeroporto no dia de nossa volta, sem contar lojas e restaurantes mantidos por nipo-peruanos- o que não deixa de ser positivo.
Por sua própria localização geográfica, banhado pelo Oceano Pacífico, o Peru tem amplos motivos para aliar-se a países asiáticos bem sucedidos, como Coreia do Sul e Japão.
Mas que a mensagem do outdoor tem duplo sentido, ah, isto tem...
Alcnol.

Lima: terra de contrastes...

No alto, a propaganda de um cassino. Sim, os jogos de azar são livres no Peru( assim como no Uruguai)...
Detalhe no ônibus que passava em frente à casa de apostas: a mensagem publicitária diz ''que el dolor no te detenga''( que a dor não te detenha)...
É praticamente um ''convite'' para apostar, não?
Alcnol.

Praça iluninada em Miraflores, Lima...


Outdoor anuncia suplemento cultural do jornal peruano ''Correo''...