Muito se discutiu durante a última campanha eleitoral sobre a falta de protagonismo da cidade de Curitiba em questões de mobilidade urbana.
A cidade que criou da noite para o dia um calçadão exclusivo para pedestres( Rua XV de Novembro)e que há muito conta com um dos melhores sistemas de transporte público do país( com vias exclusivas para ônibus)teria ''esquecido'' estas iniciativas para discutir ''asfalto em ruas/bairros'' ?
Justiça seja feita: Curitiba é vanguarda mais uma vez nos transportes. E graças a estes ônibus verdes como o da foto: os ''Hibribus''...
Funcionando parcialmente a energia elétrica( até 20 km por hora)e parcialmente a biocombustíveis, a iniciativa é pioneira no país. Foi apresentada durante a última Conferência ''Rio Mais 20''.
Esta semana nós pegamos um destes veículos, em funcionamento na Linha ''Interbairros I''.
De cara, o que chama mais a atenção- além do belo visual externo- é o fato de que ele arranca de modo silencioso. O motor parece ''desligar'' quando ele para, momento em que a parte elétrica ''assume o comando''. Em geral, é bem mais silencioso que os ônibus comuns...
Além disto, outra curiosidade é que ele conta com um câmbio hidramático. Ou seja, o motorista não precisa ficar mudando manualmente as marchas...
Por dentro, não difere muito dos demais ônibus- salvo pelo fato de que este era novinho...
Criador desta pioneira iniciativa, ironicamente o atual Prefeito Luciano Ducci não pôde ''faturá-la'' no Primeiro Turno das eleições na capital paranaense: o cronograma de entrega dos ônibus ''atrasou'', e eles só entraram em funcionamento na véspera do último pleito...
Pouco tempo para que a população pudesse ver estas ''maravilhas'' em ação, ligando-a ao atual ''Alcaide''- que se viu ''bombardeado'' pelos adversários em campanha, todos muito mais ''audaciosos'' em matéria de promessas...
Dirão os críticos que o atual Prefeito errou até no ''timing'' das boas obras que entregou...
Veremos alguns dos pontos do trajeto deste ônibus híbrido no próximo post.
Alcnol.