
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Camelô de Livros no centro- estante com rodinhas...

''Efeito Conjunto Nacional''


O simples centro comercial Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, que costumamos mostrar vez ou outra, é um bom exemplo de recuperação ''aos pouquinhos''. Primeiro a Livraria Cultura inaugurou ali a maior de suas lojas, e a maior Livraria do Brasil( e já a mostramos aqui neste blog). Depois, uma antiga loja de CD's saiu para dar lugar a uma famosa cadeia de roupas masculinas. Agora, é o restaurante ''Súbito'', de massas italianas- antigo, desde os anos 80 com a mesma aparência ''envelhecida''- que, de repente, faz uma reforma e instala estes vitrais bem legais e joviais, dando outra cara ao estabelecimento e ao próprio conjunto de lojas que o abriga...Estas reformas todas já estão sendo chamadas de ''efeito Conjunto Nacional''...É assim que as reformas são feitas: aos poucos, beneficiando-se do ''contágio'' do melhor sobre aquelas coisas que ainda não tem um padrão satisfatório...Pode-se mudar uma cidade inteira deste modo: uma pintura nova( como feito por Ruy Ohtake, arquiteto, na Favela de Paraisópolis), um parque novo ali ou acolá, moradores que se unem para plantar flores na Avenida 9 de Julho; basta que, como em tudo na vida, alguém tome a iniciativa. Felizmente, os ''contágios'' não funcionam apenas na Medicina...Alcnol.
Propaganda legal em Pet Shop.

Andando pelo centro, entre a Praça da Sé e a Liberdade, deparei com esta inusitada propaganda em uma Pet Shop. Fiquei espantado...De início nossos olhos vêem, mas o cérebro demora um pouco mais para processar esta- digamos assim- ''informação''...Os dois ''totós'' parecem mais apresentadores de noticiários de TV...He, he, he...De um ''telejornau-au-au''( esta foi infame...)
Maluquices de São Paulo - pizzas em cone...
Semana de Moda na Livraria Cultura do Conjunto Nacional(SP)




Esta exposição de moda, que marca a Semana de Moda da Livraria Cultura do Conjunto Nacional( Avenida Paulista)- com inúmeros debates e palestras sobre o tema- é apenas uma das 3 exposições que estão sendo mostradas neste conjunto comercial. As outras, que também mostraremos aqui neste blog, são sobre o México e sobre Design( ''Design Vivo''). Claro que a própria Livraria Cultura é ''case'' nesta última Mostra sobre Design- com seus 3 andares e uma aparência única entre todas as Livrarias da rede e do país...Alcnol.
''Esquisitologia''...
Você sabia que há um ramo da ciência especializado em investigar fatos estranhos? Esta psicologia da vida cotidiana é descrita no livro recém-publicado no Brasil ''Esquisitologia'', de Richard Wisemam. Vejamos um dos inusitados estudos descritos nesta obra. Em quem você confiaria mais como investidor financeiro: em uma ''astróloga financeira'', em um investidor profissional das Bolsas de Valores( agora, depois do ''crash'' de setembro, ninguém confia mais nestes caras, né?)ou em uma menininha de 4 anos? A menina de 4 anos, do sudeste de Londres, sem experiência em investimentos, aceitou participar da experiência em troca...de uma barra de chocolate...Vejamos como acabou este experimento: ''Deixamos que os três voluntários investissem em qualquer uma das cem maiores empresas do Reino Unido. Nossa astróloga financeira examinou cuidadosamente a data de criação das empresas e prontamente investiu numa variedade de setores, incluindo ações das áreas de comunicação e tecnologia(...)O investidor fez valerem os sete anos de experiência e decidiu investir principalmente na indústria de comunicações(...)Queríamos que as escolhas de Tia( a menina de 4 anos)fossem completamente aleatórias, e ela aprovou alegremente um engenhoso processo de seleção que envolvia uma escada e um bloco de papel. Às 11h55 da manhã do dia 15 de março de 2001, vi-me precariamente equilibrado no alto de uma escada de seis degraus no hall de entrada da Barclays Stockbrokers. Tia e uma pequena platéia formada por alguns dos maiores investidores da Grã-Bretanha esperavam pacientemente embaixo. Uma de minhas mãos agarrava a escada com força, enquanto a outra segurava cem pequenos pedaços de papel, contendo cada um deles o nome de uma empresa. Quando o relógio bateu meio-dia, joguei os papéis para o alto e Tia agarrou ao acaso quatro deles, enquanto estavam caindo. Cuidadosamente ela entregou os quatro pedaços de papel à mãe e esta anunciou que a filha investiria em um banco comercial( Bank of Scotland), um conhecido consórcio de bebidas( Diageo), um grupo de serviços financeiros( Old Mutual)e uma cadeia líder de super-mercados( Sainsbury). Os observadores aplaudiram e Tia fez uma reverência para sua pequena mas entusiástica platéia...''. Como terminará esta louca estória? Você quer mudar o seu favorito? Ainda dá tempo...''Para ser justos, deixamos que os participantes mudassem seus investimentos alguns dias depois do início de nossa experiência de uma semana(...)Uma segunda rodada de lançamento de papéis deixou Tia com as empresas Amvescap, Bass, Bank of Scotland e the Halifax. No final da semana, reunimo-nos na Barclays Stockbrokers e examinamos os resultados. A semana fora excepcionalmente turbulenta para o mercado de ações, com bilhões de libras drenadas do valor das principais empresas do mundo. Por estranho que pareça, nenhum de nossos especialistas previu o desastre financeiro. Por conta desta expressiva tendência de baixa, os três participantes perderam dinheiro. A lanterninha foi a astróloga financeira, cujas decisões ''celestiais'' resultaram numa perda de 10,1%. O especialista em investimentos emplacou um segundo lugar não muito distante, com uma perda de 7,1%. A primeira da turma foi Tia, com uma perda de apenas 4,6%( nosso grifo). Nosso investidor não mostrou muito do otimismo comumente associado ao mercado de títulos. Ele declarou aos jornalistas ter seguramente esperado ficar em último lugar e ter sempre achado que Tia ganharia. A astróloga pediu a ajuda dos céus para explicar o fracasso, observando que, se soubesse antecipadamente que Tia era canceriana, não teria competido com ela. Tia foi notavelmente modesta pela vitória, dizendo que não era capaz de explicar sua condição de vitoriosa e que nem sequer estudava ciências no jardim-de-infância...(nosso grifo). O jornal The Sun ficou fascinado com o sucesso de Tia e publicou na seção financeira uma matéria de página inteira sobre ela, incluindo suas três dicas mais importantes para os interessados em jogar na bolsa: ''Dinheiro não é tudo, os doces é que são'', ''Durma cedo'' e ''Fique atento ao crescimento do mercado de brinquedos''(...)Uma semana não é um tempo longo no mundo das finanças, portanto decidimos continuar o experimento por um ano inteiro. Esses 12 meses foram difíceis, com o mercado mundial apresentando uma queda global de 16%. Contudo, passado quase um ano de nosso experimento original, pedimos à Barclays Stockbrokers para reavaliar as três carteiras de títulos. Dessa vez, a diferença foi ainda mais expressiva. O analista financeiro teve uma perda de 46,2% do investimento original. A astróloga financeira se saiu um pouco melhor, mas ainda assim perdeu 6,2%. Mais uma vez, Tia liderou o grupo. Dentro de um mercado em queda, ela conseguiu um LUCRO de 5,8%...(nosso grifo). Fonte: ''Esquisitologia'', de Richard Wiseman, Editora Best Seller, páginas 23 a 25.
Padaria- a ''segunda casa'' dos paulistanos...


Quem não é daqui, ou nunca esteve em São Paulo, pode estranhar esta prosaica revelação: as padarias são, de fato, a ''segunda casa'' dos paulistanos. O lugar onde eles podem ser encontrados na hora do café da manhã, no almoço, no meio da tarde, tarde da noite, sempre ''beliscando'' alguma coisinha. Dois alimentos podem ser considerados verdadeiros dogmas- ou seja, seriam ''inatacáveis'' para os seus consumidores- pão e leite. Pois os paulistanos consomem pão e seus derivados aos montes, como quem consome um alimento ''mágico'' e ''super-saudável''- um verdadeiro ''maná dos deuses''...E, como estamos falando em ''deuses'', o templo está aqui: na padaria...Foto de uma padaria dos Jardins, que mais parece um restaurante com os seus dois andares...Alcnol.
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Eleições ''terceiro-mundistas'' nos Estados Unidos???
Esta eleição de Obama teve a cara daquelas antigas corridas para a Presidência do Brasil, em tempos de crise econômica: posições opostas e apaixonadas, reviravoltas surpreendentes, pesquisas desencontradas, e muita paixão dos eleitores na hora de votar. Há poucos dias tive oportunidade de comentar as eleições municipais daqui, que assumiram um caráter muito mais ''Primeiro Mundista'': racionalidade do eleitor, previsibilidade, posições meio parecidas dos principais candidatos- a ''chatice'' havia chegado a este país antes eternamente em crise e, agora, em meio a um dos crescimentos econômicos mais consistentes de toda a sua História. Mas a América fez um movimento oposto: há muito miscigenado e repleto de imigrantes das mais diversas etnias, o país agora- em plena crise econõmica e perspectiva de grave recessão para os próximos anos- tratava de fazer as pazes com a sua própria história. Os eleitores, como nunca desde o distante ano de 1908, trataram de mostrar massivamente o seu anseio por mudanças. Sessões eleitorais lotadas por todo o país, campanhas apaixonadas, ampla participação dos jovens eleitores, tudo muito distante do tradicional perfil das eleições norte-americanas. Confesso que, na época em que tínhamos eleições com estas características, a eleição de um Fernando Collor me fez temer cada vez mais estes pleitos, digamos assim, ''messiânicos''. Por isto, saudei com alegria a nossa mudança para eleições mais racionais e menos apaixonadas...No entanto, desta vez a emoção toda não desembocou em medo e ira. Americanos saíram às ruas em inéditos ''buzinaços'' noite afora, abraçavam-se nas ruas por todos os EUA, portavam ''bottons'', bandeiras, camisetas, tudo isto que já caracterizou uma eleição por aqui- antes da decepção com determinadas práticas políticas...A América foi ontem um pouco mais ''brasileira''- como nos velhos tempos daqui- e elegeu alguém que, por aqui, já havia balançado muitos corações e mentes...Só me lembro de ter visto cenas semelhantes ás de ontem, nos Estados Unidos, naquelas imagens todas dos anos 60 por lá- com os ''hippies'' e os protestos contra a Guerra do Vietnâ. Ainda bem que este dia, e principalmente, esta noite de júbilo ''à lá 1968'' não terminou com a Polícia distribuindo bordoadas e cassetadas pela multidão...E, tal como as torcidas organizadas no Maracanã- que cantam ''aha, uhu, o Maraca é nosso''- hoje o povo norte-americano pode entoar um ''aha, uhu, a Casa Branca é um pouco mais nossa''...Grandes e inesquecíveis dias estes que estamos vivendo...Alcnol.
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Mais fotos do restaurante Obá, para quem gostou...
Almoço no ''Obá''...





O restaurante ''Obá'', na Rua Melo Alves próximo à Alameda Tietê, é meio ''fusion''- tal como o nosso candidato à Casa Branca: meio mexicano, meio oriental, com ambiente descontraído e muito agradável. Vejam só como o lugar homenageou a ''Semana dos Mortos'' do México: dizem que os mexicanos realizam festejos no Dia de Finados, com muita música, bebida e imagens ''alegrinhas'' como as que vocês podem ver nas fotos a seguir...Os pratos- menos a deliciosa moqueca de camarão que provei, que já faz parte do cardápio tradicional- também seguem a linha mexicana, com muito feijão, pimenta e demais acompanhamentos típicos. De sobremesa, uma sensacional tapioca de banana, com uma bola de sorvete de creme( ''de levantar qualquer um à beira do túmulo'', poderíamos dizer...). O ''Obá'', definitivamente, não faz parte da São Paulo ''estressada'', ''competitiva'', e sempre ''de cara amarrada'' do cotidiano nosso de cada dia. Entramos de um jeito, e saímos meio que contaminados por toda a alegria do local...Alcnol.
''O Paraná? O Paraná é aqui...''



Duas referências ao Paraná, colhidas em nossas muitas andanças pela capital paulista: a água paranaense Ouro Fino- com suas versões azul e cor de rosa( para mulheres...etc...), encontrada em um mercado local, e o ''Edifício Curitiba''- na Alameda Santos, próximo à Paulista...Afinal, o Paraná também é aqui...
O ''Buraco da Paulista''


Vitrine da Loja do ET
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
O ''Império Visual'' e suas contra-indicações...
Conheço muita gente que acha que é capaz de ''sacar'' as intenções e os pensamentos de outrem em uma única olhada...Outros, vivem sob as aparências e, até mesmo, casam-se com elas...Até hoje esta é uma área meio desconhecida do conhecimento humano: até que ponto podemos saber sobre os demais e suas intenções à primeira vista? Até aqui os resultados que colhemos, com uma metodologia baseada na ''aparência'', não são dos melhores...Vejam o número de divórcios, e terão uma idéia disto...Bom, juntemos esta tendência do ser humano a uma eleição, e as conseqüências podem ser ainda mais perigosas...Racionalmente, o que está em jogo nas eleições dos Estados Unidos é o programa de cada Partido. São as propostas dos dois candidatos. No entanto, em pleno início do século XXI, as maiorias ainda são movidas pelo ''carisma'', a ''simpatia'', a ''aparência'' de seus candidatos. E é este fator a principal explicação para as incríveis oscilações das pesquisas eleitorais...O chamado ''fator racial'' até favorece a candidatura de Obama, em certo ponto: combatemos aqui, inicialmente, aqueles que o apóiam exclusivamente por fatores como ''carisma'' e origem racial. Um negro não é melhor por ser negro, um índio não é melhor por ser índio, uma mulher não é melhor por ser mulher...Não são melhores, nem piores que os demais...Obama não é ''melhor por ser negro''. Ele é melhor por ser do Partido Democrata, tradicionalmente mais ligado aos setores menos favorecidos da população americana. Ele é melhor por ser mais dinâmico e aberto ao mundo do que os seus adversários. Ele é melhor por ter melhores propostas pra enfrentar a atual crise econômica nos Estados Unidos. Ele é melhor por oferecer-nos um pouco de esperança, enquanto seus oponentes só nos oferecem o medo...Claro que, para o imaginário mundial, a idéia de um ''Presidente Negro'' dos Estados Unidos é excitante. Vários sonham, inclusive, em vê-lo de turbante em alguma reunião de Chefes de Estado. Obama, eleito Presidente, será tema de inúmeros artigos, livros, filmes. Marcará o início de uma Nova Era na vida de todo o mundo. No entanto, a idéia de que milhões de pessoas insistem em vê-lo, ou tentar vê-lo, como aquilo que ele ''é'' ao invés de refletir sobre as suas propostas é mais uma prova do quanto estamos distantes de eliminar o chamado ''fator racial'' - seja para apoiar ou para combater os membros de uma minoria étnica- e mesmo o ''fator visual'' ,no que se refere à escolha de nossos companheiros/as, funcionários/as e líderes políticos. Os resultados estão aí: os divórcios crescentes, e a escolha de ''Presidentes'' 'como...George Bush( aliás, um bom exemplo de pessoa vista outrora como ''carismática'' e mais próxima do chamado ''homem comum''...). Alcnol.
Até o Setor Amarelo do Morumbi lotou...



No estádio do Morumbi o Setor Amarelo- situado atrás de um dos gols- é o último a encher, em qualquer jogo. Ontem parecia que ficaria meio vazio mais uma vez, mas, como mostram as imagens, até mesmo este Setor Amarelo encheu em dia de mais uma vitória do líder do Campeonato...PS: Imagens do Setor Amarelo antes e durante a partida São Paulo X Internacional, e os fogos da torcida a cada gol do tricolor paulista...
''- Favorito? Favoritos são o Palmeiras, o Grêmio...''





Ontem foi um dia inusitado para o São Paulo Futebol Clube: estádio cheio, e jogo ''fácil'' contra um time ''misto''( de titulares e reservas)do Internacional de Porto Alegre. O time só não pode pegar a ''marra'' dos adversários, e achar que ''já ganhou''. Lembramos aqui do Campeonato de 2004, em que o Atlético-PR era franco favorito. Perdeu para o Vasco em São Januário- uma verdadeira ''batalha campal'' promovida por Eurico Miranda- e empatou por 3 a 3 com o já rebaixado Grêmio, em uma partida em que iniciou vencendo por 3 a 0...Vamos jogar o ''favoritismo'' para os adversários, para os comandados por Luxemburgo ou Celso Roth...O São Paulo de Muricy não dá ''espetáculos'', e joga o tempo inteiro ''de olho no Regulamento''( 1 a 0 já basta, vitória com uma ''ajudinha do Juiz'' como aquela contra o Botafogo no Engenhão também basta...). Palmeiras X Grêmio será o verdadeiro ''mata-mata'' da próxima rodada. Ao tricolor paulista resta apenas fazer a sua parte. Ah, mas e ontem? Ontem teve até ''gol de placa'' de Dagoberto, driblando meia defesa adversária...Ontem foi um dia de ''Cisne Negro'' para o São Paulo: apoio maciço da torcida, golaço de Dagoberto, jogo ''bonito'' que, de agora em diante, deve ser ''banido'' lá pelas bandas do Morumbi se quisermos ganhar mais este Campeonato...Favoritos? Favoritos são os outros...Alcnol. Imagem 1: galera da Geral...Imagem 4: Bandeira Gigante da torcida Independente, do São Paulo...
Enfim, futebol...





O melhor, em qualquer partida de futebol, é ver o jogo bem no meio da ''galera''. É muito mais divertido e animado. No entanto, este foi um domingo de muita chuva. E, como meu propósito era documentar esta passagem pelo Estádio do Morumbi para mostrar neste blog, não dava para ficar no meio do temporal: meu celular não é ''à prova d'água''...Diante disto, optamos por adquirir o ingresso para o ''elistista'' e ''confortável'' setor chamado ''Morumbi Premium''. Banheiros limpos e impecáveis, sala de estar com confortáveis poltronas e fotografias das conquistas do tricolor paulista bem na entrada, nem parecia que estávamos em um estádio brasileiro. Só lembramos disto ao sentarmos nas cadeiras( molhadas) e ao registrarmos este bizarro painel que separa o setor ''Morumbi Premium'' das cadeiras especiais azuis ( e também atrapalha bastante a visão daqueles que sentarem por aquela região...é inconcebível que um Estádio que pode abrigar jogos de Copa do Mundo mantenha regiões como esta...). Imagem 1: Pôr-do-sol no Estádio do Morumbi. Imagem 2: Painel incômodo que separa o setor ''Morumbi Premium'' das cadeiras azuis( até quando manterão esta barbaridade?). Imagens 3 a 5: ''Lounge'' de entrada do setor ''Morumbi Premium''
Shopping Morumbi- avulsas...





O que poderia haver de novidade em um shopping já conhecido? Sempre há algum detalhe, alguma coisa nova que captamos- como vocês podem ver nas imagens...Ah, e paulistano ''não brinca'' quando se trata de organizar as coisas: aqui, com um mês e meio de antecedência, ''já é Natal''...Imagem 1: Camiseta Pró- Barack Obama da Cavalera( o Brasil, país de mestiços, ''já escolheu'' Obama como ''seu'' candidato...). Imagem 2: camiseta meio ''bizarra'' desta marca inovadora...A antítese da simpatia do candidato democrata...Imagem 3: Propaganda de uma empresa que BLINDA automóveis( bem criativa, aliás, pois não fazemos a ligação direta desta imagem com o produto, à primeira vista...). Imagens 4 e 5: já é Natal nos shoppings Morumbi e Ibirapuera( imagens na seqüência).
E a torcida do Felipe Massa? Ei-la...


Eu disse no post anterior que havia captado uma pequena multidão torcendo para a Ferrari e, em especial, para o piloto brasileiro Felipe Massa. É esta multidão aí que esvaziou os corredores do shopping Morumbi, e da Fnac...Veja como todos estão na expectativa, de olho na telinha de TV, vibrando com a perspectiva de vitória e campeonato para o Massa. ''Bateu na trave'', mas não deu...
Domingão de Fórmula 1: cadê todo mundo? ( where is everybody?)





Como já havia comprado ingresso com antecedência para este jogo do São Paulo contra o Internacional, marcado para o inconveniente horário de 19h10m, resolvi passear pelos shoppings da cidade mais próximos ao estádio do Morumbi( Market Place, Morumbi e Ibirapuera). Não pensei que as pessoas por aqui fossem tão adeptas da Fórmula 1- eu mesmo não sou, declaradamente...Algumas lojas fechadas, e as outras com pouquíssimos clientes- algo bem diverso dos domingos ''normais''. Depois de várias imagens do ''vazio'' paulistano neste dia de corrida em Interlagos, eis que vejo uma pequena multidão à porta de um restaurante no Morumbi Shopping. Claro que, dentro do estabelecimento, um telão mostrava as imagens do GP Brasil. A ''galera'' vibrou com a perspectiva de vitória do Massa, como vocês podem ver, mas não deu. Lewis Hamilton é o novo campeão, definido na última volta...Imagem 1: loja fechada no Shopping Morumbi neste domingo de Fórmula 1. Imagem 2: Corredor semi-deserto na Ala Nova do Shopping Morumbi. Imagem 3: Praça de Alimentação do shopping Market Place em torno de 15 horas, bem diferente dos domingos normais...Imagem 4: A vazia Fnac do Morumbi Shopping na hora da prova...Imagem 5: Suplicy Café do Shopping Market Place, como se fosse um dia de semana à tarde...
Assinar:
Postagens (Atom)