Não sou um planejador. Segundo uma amiga nissei, no exterior as pessoas adquirem ingressos para espetáculos musicais com mais de um ano de antecedência. Certamente alguns meses no caso da Sala São Paulo de música clássica. Eu prefiro ler um dos suplementos culturais que são publicados nos jornais locais às sextas-feiras, que levo para cima e para baixo, e escolher na base da ''intuição''. Se é bom para mim? Até agora tem sido, mas de vez em quando tem seus inconvenientes...Uma semana atrás fui assistir uma mostra de cinema uruguaio no Memorial da América Latina. Enquanto fazia hora, decidi passar no Sesc mais próximo para garantir, com algumas HORAS de antecedência, um ingresso para uma peça que está em cartaz na unidade provisória do Sesc na Avenida Paulista. ''Cordélia Brasil'', com Maria Padilha. A moça do Sesc olhou a telinha do computador, olhou, ligou para um superior, e informou que ''não havia mais ingressos para a peça''. E amanhã, eu perguntei? Ela olhou novamente, e estava tudo reservado! Olhou uma semana após, justamente este final de semana, o último da peça em cartaz, e também nada de ingressos...Voltei contrariado para o Memorial da América Latina e, após cerca de meia hora de espera, alguém informou que ''o rapaz encarregado da exibição do filme ainda não havia chegado''. Fui embora consolar-me na Livraria Cultura do (Shopping)Villa Lobos...Hoje aconteceu algo parecido. Me programei desde sexta-feira para uma mostra de todos os filmes de Alain Resnais no CCBB/SP. Definitivamente Resnais não é um cineasta ''popular'' em terras brasileiras, apesar do imenso sucesso da película ''Medos Privados em Lugares Públicos''- já comentada neste blog. Porém o cineasta ''cult'' francês, em uma cidade do porte de São Paulo, e foi o que duramente descobri, é bem capaz de atrair cerca de 100 fãs de sua obra. Ainda mais em um domingão à tarde...Mesmo chegando com uma hora de antecedência ao CCBB, situado nas imediações da Praça da Sé, em uma verdadeira ''operação de guerra'' em que saí apressado do restaurante e peguei um táxi para deslocar-me, os ingressos já estavam esgotados...''Quem manda não planejar'', já ouço sua voz recriminando-me. A mostra está só começando: terei uma nova oportunidade na próxima sexta-feira de ver os mesmos filmes que perdi hoje. Mas tudo isto só ilustra a dificuldade que é viver em um lugar cheio de gente...A Mostra de Cinema de São Paulo também está chegando e, desta vez, talvez seja hora de um pouco mais de ...planejamento...Quem vive por aqui sabe o quanto faz diferença uma escolha mais apropriada de horário( chegar aos restaurantes uma da tarde ao invés de três; assistir a primeira sessão de cinema dos domingos, ao invés da super-lotada segunda sessão; deixar para ir ao cinema durante a semana, de noite, ao invés de nos finais-de-semana). Todos estes são pequenos detalhes que, somados, podem fazer a diferença entre um programa bem-sucedido e outro não...PS: Para ''chorar as mágoas'' dirigi-me a uma ótima doceria francesa nas imediações da Avenida Paulista- chamada ''Patisserie Douce France''- com telhado de vidro e mesas com uma bela visão da rua. Detalhe: o sorvete deles, sensacional, é de FABRICAÇÃO PRÓPRIA...Tem sabores ''café'', ''avelãs'', entre outros. Eles também fazem chocolates, doces e tortas incomparáveis. Porém mesmo aqui, em um domingo à tarde, só havia uma mesa. Dentro da doceria, sem visão de fora nem teto de vidro...Quem manda não planejar as coisas???!!!
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