Mas o melhor trecho da entrevista, na minha opinião, foi este:
''O que deu o clique e mudou as coisas na minha cabeça foi minha primeira viagem aos Estados Unidos, paga em 24 meses, no fim do ano passado.
Foi um choque. Vi de perto quanto o Brasil está atrasado em tudo- estradas, transporte, saneamento(...)Voltei pensando sobre quanto o Brasil já podia estar melhor e em como ajudar. Foi aí que criei a UCC( União contra a Corrupção).
Me revolta trabalhar 5 meses por ano só para pagar imposto, e não ver esta quantidade absurda de dinheiro revertida em algo que proporcione uma vida melhor. Precisamos adotar o ''Padrão Fifa'' também no transporte, na saúde e na educação''.
O que chama a atenção aqui ?
A viagem como algo que desperta, traz novas perspectivas, um novo olhar...
Eu mesmo tive verdadeiros ''choques'' com coisas que vi aqui mesmo pela América Latina. Cidades como Santiago( Chile), onde as calçadas são impecáveis e as ruas também( nem um buraco!).
Sem contar os Aeroportos de Lima e de Montevidéu, ambos impecáveis e geridos pela iniciativa privada...
Quem nunca foi além do lugar onde mora não tem parâmetros para julgar muita coisa. Este é o Brasil dos últimos anos: um país fechado, auto-centrado, satisfeito com o próprio ''umbigo''...
Mas os brasileiros como este jovem, que viajaram para o exterior graças ao ''dólar barato'', agora querem- e merecem- mais do que o que receberam até aqui( péssimos transportes públicos, escolas, hospitais, insegurança, corrupção e impunidade, etc.).
O Brasil despertou quando, assim como este jovem, voltou a olhar para o mundo. Nem que seja para ''copiar'' os protestos que vê em todas as partes deste mesmo mundo...
Alcnol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário