A melhor reportagem publicada nas revistas semanais desta semana saiu na ''Veja''( datada de 11/5).
O semanário acompanha o trabalho de um político conhecido que foi cassado, e hoje presta serviços de ''consultoria'' para empresas interessadas em negociar com o Governo Federal.
O mais impressionante desta matéria é a declaração do dono de uma empreiteira: ele diz que ''com alguns milhões eu posso comprar o político que eu quiser, até senadores''.
Impressiona-me, claro, não o fato de que parlamentares ou membros do Executivo ou do Judiciário serem ''vendáveis'', e sim a tranquilidade com que o indivíduo citado pela revista assumiu o crime de Corrupção Ativa.
Além disto, chama a atenção a relativa obscuridade com que o fato foi tratado- salvo protestos isolados de alguns líderes oposicionistas.
Preocupa-nos, e muito, um país em que supostos criminosos não tem medo de vir a público assumir seus delitos. E ainda mais a quase que completa falta de reação de uma ''opinião pública'' praticamente ''anestesiada'' com tanta sujeira.
No Brasil de hoje, só são presos- ou punidos, da forma mínima que seja- ''ladrões de galinha'' que, com sede de ''ir ao pote'', se deixam flagrar com grandes quantias de dinheiro no bolso.
Afinal, apesar de todo o avanço tecnológico, ainda não se inventou uma forma melhor de corromper alguém que com dinheiro vivo, que usualmente não deixa rastros...
Ou quem sabe, decorrência da cada vez maior AUSÊNCIA DE MEDO de quem pratica atos criminosos desta alçada, não se inventa um ''cartão de crédito pró-corrupção''.
A ''vantagem'' é que ele não tem data de vencimento, e quem paga é a ''Viúva''( a União, os cofres públicos)...
Alcnol.
PS: Enquanto os nossos políticos levam a culpa perante a sociedade, fica claro quem exerce verdadeiramente o Poder no Brasil...Os protagonistas de diversos escândalos no passado e no presente são MEROS INTERMEDIÁRIOS, que cobram ''taxas'' para ''facilitar'' os lucros de grandes empresas. Ao lado de todo corrupto( passivo)existe um corruptor( ativo)...Destes últimos mal se ouve falar, salvo quando decidem dar declarações públicas como a mencionada...
PS2: No mundo todo, é regra do ''bom'' criminoso agir em silêncio, nos bastidores, ''por baixo dos panos''...Salvo no Brasil de hoje...
Nenhum comentário:
Postar um comentário