Implantadas há muitos anos, as ''canaletas''- vias exclusivas para ônibus- fazem parte da paisagem cotidiana de Curitiba.
Garantem que, por exemplo, possamos ir da Praça Carlos Gomes ao Terminal Boqueirão em menos de meia hora( nos ônibus ''Ligeirões'', que param apenas nos Terminais de Ônibus)- uma marca invejável se comparada a outras capitais brasileiras...
Por ficarem vazias, em especial nos domingos e feriados, quase que o tempo todo- salvo quando, claro, passe algum ônibus- as ''canaletas'' são objeto de ''cobiça'' natural por parte da população.
Skatistas e ciclistas são alguns dos ''transgressores'' cotidianos que, de modo um tanto perigoso, insistem em ''dividir'' estas pistas com os gigantescos biarticulados.
O que só mostra o quanto usuários de meios de transporte alternativos sentem a falta de vias exclusivas e seguras para si- em uma cidade pautada e construída segundo os interesses dos condutores de veículos motorizados...
Aproveitando o tempo à disposição em um final-de-semana, decidi descer do ônibus e percorrer a canaleta a pé.
Pude, assim, matar minha curiosidade: como seria percorrer esta mesma paisagem de quase todos os dias- vista de maneira superficial e apressada- de um modo mais lento e gradual?
No próximo post mostraremos o final desta ''canaleta tour''...
Alcnol.
PS: Atendendo a esta necessidade natural por mais parques e passeios para pedestres e ciclistas, prevê-se que, após a conclusão da primeira linha do metrô curitibano( prevista para 2016), a canaleta entre as Avenidas 7 de Setembro e República Argentina será transformada em um grande parque linear de 14 km de extensão...
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