De repente, a Prefeitura de São Paulo decidiu criar do nada um ''Programa de Proteção aos Pedestres''.
Assim, fiscais da CET( Companhia de Engenharia de Tráfego)agora posicionam-se em algumas das esquinas mais problemáticas da cidade com bandeiras e ''mãozinhas'' que buscam orientar pedestres e motoristas.
Por um lado, isto é bom. Pela primeira vez, busca-se orientar motoristas para que respeitem os pedestres. Estes, até agora, eram praticamente ''invisíveis'' aos olhos da ''multidão motorizada''. Morriam como animais, anonimamente, todos os dias.
Por outro lado, de nada adianta fazer uma campanha destas se a iniciativa não for permanente. Ideias isoladas não modificarão o atual quadro nas ruas.
Depois, certos motoristas não respeitam sequer estes ''marronzinhos''- e continuam a praticar infrações impunemente( parar sobre a faixa de pedestres quando o sinal está fechado é a mais comum delas).
Não simpatizo com a crescente robotização e mecanização de diversas atividades em todo o planeta. Colocar máquinas para fazer tarefas que seres humanos podem fazer com a mesma eficiência.
Porém, para resolver de fato os problemas referentes à difícil convivência entre pedestres e motoristas( em especial os motociclistas, que permanecem ''à margem da lei'' nas ruas desta cidade- ''furando'' sinais e ziguezagueando entre os demais veículos)algo mais é preciso.
Claro que estamos falando de semáforos ''inteligentes'', que possam registrar todas as infrações às quais nos referimos anteriormente. Incrível que, após tantos anos, a ''moderna'' cidade de São Paulo ainda não tenha generalizado os chamados ''pardais''( sinais com câmeras), tão comuns em cidades menores( como Brasília e Curitiba, para citar dois exemplos).
Combater infrações de trânsito exclusivamente com ''marronzinhos''- em número reduzido, muito aquém das necessidades de uma metrópole como São Paulo, é ''enxugar gelo''...
Alcnol.
PS: O sinal da foto, em frente do Conjunto Nacional( Avenida Paulista), é um dos mais tranquilos da cidade. Pedestres tem mais de um minuto para atravessar pelas faixas. O que os ''protetores de pedestres'' estão fazendo ali?
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