Qual é o verdadeiro valor de um objeto? Ou de uma experiência?
E o que é ''barato''? Ou ''caro''?
A priori, jamais digo que algo é ''caro''. Sempre estabeleço uma relação entre o custo e o benefício de algo. Ingressos para shows de artistas internacionais, na capital paulista, chegam a ultrapassar a barreira dos R$500,00. Para mim é ''caro'', uma vez que não valorizo tanto alguns destes nomes famosos a ponto de dispender tal quantia para assistir seus espetáculos...No entanto, ao mesmo tempo, vários destes shows tem seus ingressos esgotados em poucas...HORAS...
O chamado ''time do povo''( o Corínthians)chega a cobrar, por ingressos para áreas VIP em suas partidas, até R$1.000,00...E não faltam interessados, pelo contrário...
Claro que JAMAIS dispenderia tal quantia, uma vez que torço para outra equipe( o São Paulo). Mas o que interessa é não apenas o custo em si, mas o valor que atribuímos a um evento...
Por sinal, jogos de futebol- na Europa- tem ingressos custando, em média, mais de 100 Euros- e, mesmo assim, os estádios estão quase sempre cheios de torcedores...
Toda esta introdução para falar desta ''extravagância'' cometida no ano passado, quando fomos ao Kinoshita( Rua Jacques Félix, Vila Nova Conceição). Eis um lugar que realmente faz jus a sua fama de ''caro'', e não busca esconder isto...
Claro que não é sempre, nem todos os dias: eles possuem até um Menu Executivo durante os dias da semana. Evidentemente mais ''barato'', comparando-se com os padrões do próprio restaurante...
Percebemos, no decorrer de nosso almoço( um menú- degustação intermediário, entre o de menor número de pratos e o maior), dois importantes diferenciais que talvez expliquem porque a casa é tão renomada: o arejado ambiente, ao contrário do que se vê em alguns estabelecimentos de culinária japonesa( vários fechados e meio escuros), é um destes fatores...O Kinoshita é belo, e isto pode ser constatado até mesmo do lado de fora...
O segundo diferencial é o serviço- e este, muito mais do que a matéria-prima que se vai degustar, é realmente a ''mercadoria'' mais importante quando se trata de estabelecimentos na área gastronômica...Diria mesmo que em nenhum outro lugar, até hoje, fui tão ''mimado'' pelos atendentes. Sempre atentos, eles nos atendem de imediato ao menor sinal. Ao contrário de outros restaurantes, a pergunta ''está satisfeito'' não é apenas uma mera formalidade...
Assim, voltamos à questão do valor: se cirurgiões plásticos faturam milhares de reais/dólares/euros até mesmo em procedimentos simples, nada mais natural que chefs também sejam bem remunerados por seus serviços. Ainda mais quando são os ''tops'' de suas categorias( como é o caso do chef Murakami, deste Kinoshita). Até mesmo porque dificilmente algum ''chef amador'', no recinto de seu lar, conseguirá ''replicar'' estas maravilhas de que falaremos a seguir...
Fotos( de baixo para cima): 1- tiras de atum com molho picante de soja;
2- cogumelos japoneses servidos dentro de um limão;
3- carpaccio e sequência de sushis( com shoyo orgânico feito na casa: mais leve, pode-se até mesmo bebê-lo...).
4- camarão empanado.
Claro que, e por isto chamei este almoço de ''extravagância'', esta não é uma experiência que- pelos meus padrões econômicos atuais- possa ser repetida todos os dias...
Felizmente, de vez em quando até dá para fazer uma ou outra destas ''extravagâncias''( que, no seu caso, pode ser uma roupa ''carésima'' dividida em várias prestações, uma viagem especial, uma aplicação de botox, uma lipoaspiração, etc...).
O melhor de tudo é concluir que, comparado o custo-benefício, valeu a pena. E muito...
Alcnol.
PS: Infelizmente as fotos das duas sobremesas- bolinho de arroz com chocolate e sorvete de café branco e ravióli de manga- não ficaram boas. Motivo pelo qual decidi excluí-las deste post...
PS2: No fundo, quando as pessoas dizem que algo é ''caro'', estão dizendo que, na verdade, não pagariam o preço pedido por um objeto ou experiência. Quando se quer algo, de verdade, nenhum preço é obstáculo...
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