Em entrevista concedida ao jornal ''O Globo'' de hoje, 28/2, o endocrinologista norte-americano James Levine ''botou o dedo na ferida'' da crescente obesidade- este flagelo mundial:
''Atualmente, a maioria da população passa grande parte do tempo sentada. São, em média, de 10 a 15 horas por dia no carro ou ônibus, no trabalho, em frente à TV. Sem falar nas horas de sono(nosso grifo). As pessoas praticamente não andam mais e se movimentam muito pouco'', constata o endocrinologista James Levine, da Clínica Mayo, em Rochester, nos EUA em entrevista concedida ao jornal ''O Globo''.
O periódico fluminense continua:
''O especialista, autor de ''Mexa-se um pouco, emagreça muito''( Ed. Rocco), fez uma fascinante descoberta: as pessoas que se movimentam mais queimam até 350 calorias extras por dia- oequivalente a mais de 15 quilos por ano. Por isso, acredita, a epidemia de obesidade estaria diretamente ligada à imobilidade do homem moderno( nosso grifo)''.
Em resumo, acrescenta a matéria de ''O Globo'', passar muito tempo sentado é ruim para a silhueta e a saúde.
Levine frisa ainda que:
''Nossos ancestrais queimavam tudo o que ingeriam se deslocando, buscando alimento, procurando abrigo, se reproduzindo. Alteramos a nossa maneira natural de viver e nos aprisionamos em cadeiras, atrás de computadores. A solução deve ser nos tornarmos naturalmente mais ativos'', ele conclui.
E finaliza( lembrando que este é apenas um resumo da entrevista)ressaltando que:
''Estimamos que nossos ancestrais queimavamde mil a duas mil calorias amais. Ou seja, eles andavam de 6 a 8 quilômetros a mais do que andamos hoje. A ideia é andarmos mais, andarmos o tempo todo''.
Quem há de discordar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário