Domingo foi publicado no jornal ''O Estado de São Paulo''( caderno ''Aliás'')interessante artigo do professor José de Souza Martins sob o título ''Uma sociedade sob as rodas''. Subtítulo: ''Os atropelamentos, na maioria de crianças e idosos, revelam o cidadão com mais direitos no País. Ele, o carro''. Eis alguns trechos que selecionamos deste revelador artigo: ''O único verdadeiro cidadão deste país é o automóvel, cheio de direitos. Aqui, o carro desempenha praticamente a mesma função que o revólver desempenhou no oeste-americano no século 19, quando cada um fazia valer a sua lei''( nosso grifo). ''A lei pune os alcoolizados, mas não pune os que estão bêbados de poder ( nosso grifo)na direção''(...)''Somos um país anômalo'', conclui o professor. ''Chegamos à modernidade do veículo automotor sem termos chegado à civilidade da competência profissional para ter o direito de usá-lo''. Eu ousaria acrescentar que há um forte componente social nesta questão do automóvel: no nosso país, este é um verdadeiro símbolo de ''status''. Assim, quando se discute a importância de se fortalecer o transporte público( por meio da criação de mais linhas de metrô, ônibus, trens, etc.), os que já possuem os seus carros frisam que não abririam mão dos mesmos por nada, assim como os que ainda não os possuem sonham em comprar o seu( em ''suaves'' financiamentos de 72 prestações...). O cidadão não-motorizado, neste país, é um ''nada'': quando ele atravessa a faixa de pedestre, condutores de automóveis e motos fazem questão de acelerar os seus motores- deixando bem claro que, quando a luz verde for mostrada, partirão a toda velocidade, custe o que custar...O perfil dos atropelados mostra bem este lado social envolvido: crianças, idosos, trabalhadores. Como não são membros da camada social mais influente, acabam morrendo de forma ''silenciosa''. São apenas números que se acumulam no noticiário de todos os dias, nesta ''guerra invisível'' que, ao menos até agora, vem sendo vencida pelos automóveis( por ampla vantagem...). O poder desta vasta camada de seres motorizados acaba de se manifestar uma vez mais na cidade de São Paulo: a próxima medida do Governo do Estado para contentá-los será derrubar várias árvores para implementar a ''ampliação das pistas da Marginal Tietê''. Medida cara e inútil: com uma média de emplacamento de 700 carros por dia, em quanto tempo você acha que as novas pistas estarão igualmente saturadas e congestionadas? Alcnol.
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