O termo- acho que foi este mesmo que li- foi cunhado pelo jornal ''O Globo''. Este periódico, segundo a sua edição do dia 23 de novembro, em reportagem sobre os ''Mitos Cariocas'', mostrou uma pesquisa segundo a qual ''Cariocas dizem que só 9% respeitam sinal de trânsito''( esta é a percepção que os cariocas tem deles mesmos...). A manchete interna alardeia que ''Cariocas não gostam de sinal fechado: Teste confirma nas ruas que quem nasce no Rio, sempre que pode, ignora o sinal vermelho e segue em frente''...Segundo a pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Social(IBPS), 89% dos entrevistados dizem que os cariocas não respeitam sinais( 9% discordam e 2% não responderam); 90% afirmam que os que vivem na cidade desrespeitam os limites de velocidade; e 92% garantem que seus concidadãos ignoram a proibição de estacionar em via pública. Para 91% das pessoas ouvidas o mito de que ''carioca não gosta de sinal fechado'' é total ou parcialmente verdadeiro''. Agora pasmem: segundo ''O Globo'', ''se cariocas não gostam de sinal fechado, quem mora em Florianópolis e Recife desgosta muito mais. Ao se comparar o número de multas por avanço de sinal do ano passado com o total da frota registrada em dez cidades brasileiras, o Rio sobe no pódio, só que fica com a medalha de bronze( nosso grifo).Na capital de Santa Catarina( OBS: onde, diga-se de passagem, o número de acidentes de trânsito é bastante elevado...), 20,13 de cada 100 veículos foram flagrados. Quase o dobro do número de infrações punidas nas capitais de Pernambuco(11,89/100)e do Estado do Rio(11,60/100). ''Existe uma desobediência civil( nosso grifo)que não é só do carioca''- avalia o professor José de Oliveira Guerra, do Departamento de Transportes da Uerj''. Nesta verdadeira ''guerra de horrores'' os cariocas tem até uma atenuante a seu favor: não dá para exigir, em uma cidade ultra-violenta, que as pessoas parem nos sinais tarde da noite...Outro ponto a favor do Rio são estes cartazes educativos instalados pela Prefeitura nas ruas, algo ausente em São Paulo...Esta percepção de que ''ninguém respeita sinais de trânsito'' acaba servindo, como sempre, de desculpa para os infratores- já que ninguém quer ser ''bobo'' de seguir leis que todos desrespeitam...No Brasil poucos pensam na iniciativa pessoal, no que deveriam e podem fazer . Muitos querem se escudar/espelhar no coletivo, que supostamente ''não funciona''. Eis um exemplo da chamada ''esperteza'' do brasileiro que acaba, como um bumerangue, voltando -se contra ele mesmo- na forma de acidentes de trânsito, corrupção, e outras mazelas mais que precisamos, urgentemente, combater e modificar...Alcnol.
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