Quantas vezes as pessoas utilizam nesta ''Paulicéia Desvairada'' a expressão ''complicado''...Na verdade, no mundo, não existe nada ''complicado'', de fato. Certos problemas são complexos. Há que se considerar mais de um ângulo da estória para resolvê-la. No entanto, mesmo nestes casos a solução invariavelmente reside no mais simples...Como estamos preocupados mais com resultados do que com problemas, fico animado com a notícia que vi no ''Estadão'' do último dia 16/8: ''Ao menos 40 cidades dos EUA retomam a aposta nos bondes: Cincinnati planeja linha circular de 12 km, que vai custar US$132 milhões''. Enquanto isto, para fazer 1 QUILÔMETRO de metrô, em São Paulo, gasta-se muito mais...Segundo a matéria, na verdade a tradução de um texto do ''New York Times'', Portland(Oregon)construiu o primeiro sistema de bondes modernos dos Estados Unidos, em 2001. As vantagens deste meio de transporte ficam evidentes quando se constata que ''desde que Portland anunciou o novo sistema, mais de 10 mil unidades residenciais foram construídas e US$3,5 bilhões foram investidos em propriedades num raio de dois quarteirões de distância da malha''. Detalhe: estamos falando em reocupação de áreas centrais das grandes cidades, abandonadas pela classe média que- lá como aqui no Brasil- debandou em massa para condomínios localizados nos arredores dos grandes centros...A finalidade da implementação dos bondes, informa-nos a matéria, ''é estimular a economia, aliviar os congestionamentos e atrair jovens profissionais e casais cujos filhos já saíram de casa de volta para a cidade, tirando-os do subúrbio. Uma dúzia de cidades dispõe atualmente de linhas de bonde, incluindo New Orleans, que está recuperando um sistema devastado pelo furacão Katrina, Denver, Houston, Salt Lake City e Charlotte inauguraram sistema de bonde na última década''. Sem contar o sistema mais famoso, o de São Francisco- que costumamos admirar nos filmes...Para adotar a nova ''moda'', o Brasil terá de iniciar praticamente do zero: salvo o sistema do Rio de Janeiro, que serve o bairro de Santa Teresa, as principais capitais brasileiras desativaram os seus bondes há muito tempo...Motivados por aquele que parecia ser a principal solução ''do momento'': o automóvel...Hoje, a principal saída apontada para os crescentes engarrafamentos que ameaçam paralisar as principais metrópoles do Brasil- o metrô- é uma proposta caríssima e, por isto mesmo, de longo prazo. O metrô da capital da República, Brasília, custou mais do que um BILHÃO de reais...O metrô paulistano cresce lentamente, com obras também na faixa dos BILHÕES. Agora é esperar que algum ''gênio'' nacional repare na nova ''moda'' que vem do Norte, e que é bem mais em conta...
Nenhum comentário:
Postar um comentário