sábado, 20 de novembro de 2010

Segundo dia em Santiago: bairro de ''Las Condes'' e um ''paseo'' de esculturas...


Nada melhor para escapar de um ''veranico''( com temperaturas de até 30 graus Celsius)como o que estava fazendo naqueles dias em que estivemos na capital do Chile do que ''fugir'' para bairros mais arborizados. ''Las Condes'', que mostramos neste post, é um deles.
Abriga o centro financeiro de Santiago também, que mostraremos mais à frente...
Tal como em Montevidéu, que visitamos em agosto deste ano, os edifícios de classe média não estão cercados. Não há guaritas, seguranças, muros. Ao contrário: os apartamentos de primeiro andar de alguns destes edifícios chilenos meio que se ''projetam'' sobre a calçada, como se não quisessem exatamente esconder-se...As portas são fechadas, com porteiros no interior de suas dependências. Mas  é só. 
''Las Condes'', pelo noticiário local, é um dos bairros mais visados por bandidos. Algumas casas sofreram assaltos durante o período em que estivemos visitando a cidade, e estes fatos receberam grande destaque nos jornais chilenos. No entanto, a criminalidade é praticamente uma novidade por ali. O país é um dos mais seguros da América Latina, e os ''Carabineros''( Polícia Militar do Chile)podem sempre ser vistos percorrendo várias das ruas.
Mostraremos, nos posts seguintes, mais alguns edifícios que ilustram a qualidade de vida de que gozam os moradores daquela cidade. Com áreas comuns entre edifícios, abertas...
As primeiras fotos deste post mostram a Municipalidad( espécie de sub-prefeitura)de ''Las  Condes''. Que, naquele momento, estava promovendo uma espécie de mostra artística( vide corações)com o intuito de incentivar a doação de órgãos.
Atravessando o prédio da Municipalidad de ''Las Condes'', deparamos com um ''paseo de esculturas'' na vizinha Calle( Rua)''La Pastora''. São ao menos 10 esculturas a céu aberto, espalhadas por toda aquela via. Um espetáculo.
Não serão, aliás, as únicas esculturas que mostraremos no transcorrer desta viagem. Santiago é um verdadeiro ''Museu a céu aberto'', com inúmeras manifestações artísticas que refletem o profundo gosto estético do povo chileno...
Deixamos agora ''Sanhattan''- o centro financeiro de Santiago, Chile- com destino a...ao segundo almoço em solo chileno...
Alcnol.

Nenhum comentário: