domingo, 9 de agosto de 2009

Enfim o almoço de domingo, em Curitiba-PR, no restaurante ''Durski''...

Um aviso para aqueles que acompanharam neste blog a nossa visita ao restaurante francês ''Olympe''( de Claude Troisgros)no Rio de Janeiro: ele tem estes mesmos panos brancos no teto, que dão a este simpático ''Durski'' um certo ar de ''tenda oriental''...O ''Durski'' tem recebido destaque há tempos. ''Melhor restaurante ucraniano do Brasil'', ''Melhor restaurante de Curitiba''( pelo Guia 4 Rodas), entre outros. Porém, a ideia de que se trataria de mais um daqueles restaurantes ''típicos'', talvez uma cantina nos moldes das casas de Santa Felicidade, nos impediu de conhecê-lo antes. Pior para nós, pois não é nada disto...O ''Durski'' se remodelou totalmente há pouco mais de dois anos, assumindo ares de restaurante ''classudo'', com o melhor da culinária internacional. Hoje, com certeza absoluta, não perde para o nível das melhores casas do Rio ou de São Paulo...Para os tradicionalistas, continua a oferecer um menú polonês-ucraniano a preço fixo( entradas, prato principal e sobremesa), que teremos oportunidade de conhecer em uma próxima vez...Os deliciosos pães, para começar, são artesanais- feitos por eles mesmos...Como entrada, pedi uma saborosa ''brandada de bacalhau''. Destaque também nas fotos para os caldinhos que acompanham o ''couvert''( ervilha, beterraba, e outro que não lembro direito). Prato principal: ''carré de cordeiro uruguaio''( o terceiro prato com cordeiro do final-de-semana em Curitiba, aliás...). Surpreendeu-me , além do sabor inigualável, pelas generosas porções- um bom diferencial em relação aos diminutos pratos dos restaurantes ''classe A''...Para completar esta tarde inesquecível( quem se lembrava, a esta altura, das dores nos pés causadas pela pequena confusão para achar o restaurante?), a ''torta da Vovó'' de sobremesa...Gigantesca, ao melhor estilo dos lugares ''típicos''...Após devorá-la, abandonei completamente meus planos de visitar ainda naquela tarde alguma confeitaria interessante de Curitiba. Quem aguentaria mais algum doce neste dia???! Embora lamentasse as ideias pré-concebidas( ''pré-conceitos'')que me impediram de conhecer este belíssimo estabelecimento anteriormente, nunca é tarde para ''rever os nossos conceitos''( como diz a propaganda): definitivamente, o restaurante ''Durski''- Avenida Jaime Reis, 254, São Francisco- está incorporado ao nosso ''roteiro de lugares obrigatórios e imperdíveis'' a visitar na capital paranaense...Alcnol.

Rua Portugal, bairro de São Francisco( Curitiba- PR)...

Este é o último post antes do tão aguardado almoço...Destaque para esta tranquila Rua Portugal, no bairro de São Francisco...Casas antigas, com luminárias, e até uma que faz parte do Patrimônio Histórico Cultural da cidade. Só não me peçam para repetir aqui o seu nome, que é meio complicado...Próximo post: restaurante ''Durski''...

Enfim no bairro de São Francisco, em direção ao restaurante...

Ao lado da Prefeitura de Curitiba tentei pegar um táxi. Disse o nome da rua, ao que o motorista proferiu as temíveis palavras: ''o senhor pode indicar o caminho?''. Desisti na hora. Estas são as piores palavras que se pode ouvir em um táxi...O cara simplesmente ''livra a própria barra'', dando-nos responsabilidade total por eventuais erros...Melhor esquecer que meus pés já estão cansados, dando sinais de esgotamento, e prosseguir a nossa jornada. Alguns metros atrás do Shopping Müller e a boa notícia: já estamos no bairro de São Francisco...Agora é só uma questão de tempo...Alcnol.

Mais chuva no domingo pela manhã...

O normal seria sair do hotel com o Guia ''Ruas de Curitiba''( publicado pela 4 Rodas)debaixo do braço. No entanto, caía mais uma tempestade do lado de fora. Tão forte que quebrou as varetas de meu guarda-chuva, praticamente inutilizando-o...Continuei com ele, protegendo esta hora apenas a minha cabeça, até achar uma loja na região central que, providencialmente, vendia guarda-chuvas por módicos dez reais( provavelmente chineses, que não resistiriam a outra ventania como a anterior...mas eu não tinha escolha...). Bom, e o restaurante onde planejávamos almoçar aquele dia? Qual é mesmo o seu endereço? Àquela altura os lugares já se confundiam um pouco na minha cabeça. Segui pelo centro da cidade até o Memorial Árabe( ponto de parada do ônibus da Linha Turismo), e dali até a região do Alto da Glória. Vejam só que confusão: o restaurante fica no bairro de São Francisco, um pouco distante dali...Imagens( pela ordem, de baixo para cima): 1- Catedral de Curitiba, na Praça Tiradentes; 2/3/4- Rua São Francisco, no centro; 5- outro prédio no centro da cidade; 6/7/8- Memorial Árabe( Praça Gibran Khalil Gibran); 9/10- edifícios com jardim externo e sem muros no Centro Cívico; 11/12- Palacete Leão Júnior, prédio histórico; 13- A bucólica região do Alto da Glória começa a ganhar novos edifícios...14/15/16/17- Praça Nossa Senhora da Glória( depois de perguntar qual a direção certa em uma banca de jornais, começamos a caminhar rumo ao bairro de São Francisco...).

Uma passadinha no recém-reformado Shopping Curitiba...

Seria possível transformar este ''caixote'' formado de concreto que é o Shopping Curitiba? Sexta à noite nós passamos por lá, e vimos alguns sinais de mudança na chamativa decoração externa- toda iluminada. Neste sábado, aproveitamos para dar uma breve passada no centro comercial que abriga, entre outras coisas, uma filial da rede Livrarias Curitiba. Neste dia, a Livraria estava com uma promoção especial, oferecendo vários livros pelo preço módico de R$9,99. Pelo visto, minha bagagem voltaria bem mais pesada...Na nova decoração do shopping, destaque para a entrada- que ganhou ares de praça pública. Os shoppings, quem diria, agora querem se parecer com as ruas...Neste dia em que passamos por lá, flagramos um novo café no meio do shopping, além de confortáveis sofás onde os fregueses podiam descansar e degustar doces enquanto bebiam...Sinais de mudança, além de uma DJ que tocava- infelizmente em CD's, e não em LP's como os DJ's comuns- músicas em um dos andares, para animar aquela tarde de sábado...No próximo post mostraremos as ruas de Curitiba no domingo pela manhã, último dia de nossa viagem. Marcado por um almoço MUITO especial...Alcnol.