segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Você prefere estar certo ou ser feliz?

A frase é tão utilizada em livros, que você já deve ter lido( ou ouvido de alguém): ''Você prefere estar certo ou ser feliz ?''.
Mais do que uma simples recomendação de vida, esta frase tem um sentido muito mais profundo do que parece ser à primeira vista.
Vivemos não em um, mas em diversos mundos diferentes. Na verdade, cada cabeça é uma sentença. E cada pensamento é responsável por tantas diferenças entre o que vivemos/sentimos.
Alguém pode estar muito feliz a poucos passos de onde praguejamos/esbravejamos contra o mundo ''cruel'' e ''injusto''...
Ao contrário do que se pensa, nossos pensamentos e afirmações tem também um papel ativo- muito além de meros ''comentários'' sobre a existência.
Aquilo que pensamos( e falamos) sobre a vida- mais do que simples reflexo- acaba colaborando para a vida que levamos agora e levaremos no futuro.
Você já deve ter deparado diversas vezes com esta cena: uma mulher que reclama dos namorados/companheiros que a exploram ou espancam, um indivíduo que descreve os inúmeros ''acidentes'' que o acometem a todo instante em uma existência tormentosa, inúmeras dores que são despejadas em nossos ouvidos a cada instante.
Um detalhe comum: todas estas pessoas estão ''certas''. Elas não estão inventando: estão descrevendo, detalhe por detalhe, fatos de suas próprias existências. Nélson Rodrigues cunhou uma expressão: os ''idiotas da objetividade''. Você, por mais que queira, não conseguirá convencê-los/demovê-los de suas mazelas. Pelo contrário: muitas vezes a nossa bondade/compreensão leva, no máximo, a um alívio passageiro do ''reclamão'', enquanto saímos exauridos deste tipo de conversa...
Nossas certezas, assim como os alimentos pouco saudáveis que nos cercam por todos os lados, podem estar nos matando...
A escolha é clara, então: construa um discurso completo, sem falhas ou hesitações, que descreva cada detalhe de sua problemática existência. E tente mostrar isto aos outros. Chore, faça promessas, implore, reze. Veja se tudo isto funciona...
Ou experimente abandonar todas as suas ''certezas'' para criar algo novo...
Ser feliz e estar certo são coisas que não andam juntas. É preciso optar por uma ou outra.
Gosto muito de um filme chamado ''Sim senhor'', com Jim Carrey. Por mais louco que seja, há um fundo de verdade na estória de alguém que, como quase todos nós, deixa de ser um indivíduo acostumado a dizer ''não'' para tudo, e torna-se um ser mais aberto à existência.
Claro que não precisamos nos tornar manipuláveis, apoiar coisas/ideias/pessoas que não prestam.
No entanto, lutar contra o que não gostamos é um poço sem fundo. Uma tarefa de várias existências( e muitos acreditam que só tem uma...).
Experimente chegar a um restaurante e falar ao garçom sobre o que você NÃO gosta e nem quer...
O mais simples aqui, e em nossas vidas, é nos apegar ao que queremos e gostamos...
Ser feliz passa bem longe de carregar nossas certezas vida afora...
Alcnol.

Feira em homenagem à comunidade japonesa, em Curitiba-PR...

A Feira em homenagem à comunidade nipônica paranaense foi realizada no último mês de setembro( 2011). O local: arredores do Museu Oscar Niemeyer( mostramos sua parte externa no último post).
Shows musicais, comidas típicas, desfiles de moda, jovens circulando com trajes típicos de personagens dos quadrinhos japoneses( mangás), a Feira teve de tudo um pouco.
E com sucesso total.
O lugar foi frequentado por uma multidão de jovens e famílias, que transcendeu- e muito- os limites da comunidade nipônica...
Alcnol.

''Museu do Olho''? Por que será que o Museu Oscar Niemeyer( Curitiba- PR)recebeu este apelido?

Precisa explicar?
Acho que as imagens são auto-explicativas, não é?
Este será o cenário de nosso próximo post...