quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Juro que não se trata de uma ilusão: Avenida Sete de Setembro, no bairro Alto da XV...

É comum deparar com cenas como esta no Exterior: bairro arborizado, com amplas calçadas e ciclovias, ruas limpas e tranquilas.
Mas não estamos mostrando neste momento nenhuma ''viagem'', a não ser para o interior de uma Curitiba que se transforma rapidamente.
Talvez rapidamente demais, no entender de alguns de seus moradores...
As fotos também não foram feitas no interior de algum destes ''Condomínios'' que tanto se multiplicam em algumas regiões distantes do centro da cidade, nos quais só se ingressa com a autorização de algum de seus moradores...
Duvido que até simples fotos sejam ''permitidas'' nestes lugares...
Se a ''tendência de mercado'' indica fechar ruas, instalar guaritas com seguranças armados, construir altos muros com cercas de arame farpado, sinto muito. Mas ''fujo'' destes ''modismos'' que, pouco a pouco, vão ''privatizando'' amplas áreas que outrora eram públicas...
Nosso lugar, aqui, é a rua. E nela, felizmente, podemos encontrar aqui e ali belos exemplos de uma convivência harmônica entre homem e natureza.
Lugares onde, francamente, ''dá gosto passar''...
A Avenida Sete de Setembro, ao menos neste trecho curto situado no bairro Alto da XV, é um destes lugares...
Reparem como até existem edifícios por lá, mas de um formato mais ''amigável''- integrado a uma área repleta de edificações mais baixas.
A ''Avenida'', ali, mais parece uma simples rua- com apenas uma faixa para a circulação de veículos...
Em um mundo pautado pela aceleração, pelo manuseio de números ''frios'' de estatística, soa meio ''utópico'' falar em conceitos como ''bem-estar'' e ''beleza''.
Mas é exatamente isto que estamos mostrando aqui...
Tão empolgados ficamos com a análise destes ''objetos'' de nossa pesquisa, que nem dava mais vontade de sair dali...
Se as nossas capitais, em seu crescimento frenético, não podem mais ser como eram, ao menos não poderiam ser ''um pouco mais assim'' como neste trecho da Avenida Sete de Setembro que estamos vendo?
A Curitiba que tanto amamos, a cidade que mesmo hoje continua a ser- em nosso país e no mundo- uma referência por seus projetos urbanistas ousados e inovadores( implantados, em sua maior parte, durante as Administrações do Ex-Prefeito Jaime Lerner), revela-se neste trecho da Avenida Sete de Setembro ''mais Curitiba do que nunca''...
O detalhe, meio alarmante, é que o que estamos mostrando decorreu não de algum projeto ''inovador'', e sim preponderantemente no aspecto ''defensivo'': isto é assim porque nenhum Admistrador ousou intervir ali para ''modernizar'' a área...
É assim porque ''remanesceu'' deste modo, não foi alterado... 
Que permaneça assim, para a alegria de seus moradores.
Por que damos tanto destaque a este trecho da Avenida Sete de Setembro ?
É uma modesta contribuição a que podemos dar: a de apontar belos exemplos que, quiçá, algum dia possam servir de inspiração para obras públicas em outros trechos da cidade. Um recado simples: ''Olhem, isto é muito bom. Que tal seguí-lo ?''.
A sorte está lançada...
Estamos em ano eleitoral. Cabe a nós examinar bem o currículo de nossos candidatos. Ao menos uma vez a quatro anos, são eles que tem agora de se esforçar para ''conquistar'' seus potenciais eleitores.
Façamos como os responsáveis pelo Departamento de Contratações de uma empresa: vamos ''investigá-los'', fazer inúmeras perguntas, expor aquilo que queremos para o bem da nossa cidade.
O ''Poder'', ao menos nestas raras ocasiões, está em nossas mãos...
Saibamos usá-lo com sabedoria...
Alcnol.
PS: Para não tornar este texto ainda mais longo, optamos por encerrar o post por aqui. Mas o passeio pelo Alto da XV continua, a seguir...