sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ponto para Brasília: as fontes de água próximas à Torre de TV estão funcionando...

Existem alguns sinais- que poderia batizar de ''sinais mínimos de civilidade''- que costumo observar em qualquer lugar a que vá: a limpeza das ruas é um destes sinais. O estado de conservação das praças- se elas tem fontes de água em funcionamento- é outro.
Nem toda a cidade de Brasília passa nestes quesitos. A Avenida  W3- Sul e a Rodoviária estão longe disto.
Porém, é louvável a iniciativa de colocarem estes fontes de água nas proximidades da  Torre de TV- um dos ''cartões postais'' da cidade- novamente em funcionamento.
Não nos esqueçamos, porém, que muito resta ao Brasil fazer do ponto de vista turístico. A meta deveria ser, muito mais do que ''enganar'' os turistas internos e externos com ''pacotes'' e ''promoções''- ou a criação de ''áreas isoladas'' para que eles não vejam o péssimo estado de conservação de nossas principais cidades- a concepção de um projeto de recuperação destas  metrópoles.
Uma cidade limpa e aconchegante para seus moradores ''conta pontos'' no aspecto turístico em qualquer lugar do mundo...
Alcnol.
PS: Digamos que, se antes Brasília chegou próxima ao ''fundo do poço''- abandonada que foi por sucessivas administrações- hoje ela está no ''meio do caminho''. Ver estas fontes de água da  Torre  de TV novamente em funcionamento foi animador...
E um detalhe: assim como o céu da  Capital da República, elas  parecem ''dançar''- fazendo inúmeros movimentos diferentes...

Passeio de ''busão''- ou melhor, ''zebrinha'', na Capital da República...

Estes ''zebrinhas''- famosa linha de micro-õnibus do Distrito Federal- foram concebidos para proporcionar maior conforto a seus usuários. Que, ao menos no início, viajavam comodamente sentados. Ao preço módico de R$ 2, 00.
Foi assim que pegar um, na L2- Sul do Plano Piloto, com destino à W3- Norte, me pareceu algo lógico.
Não me lembrava porém de dois detalhes: a frota não se renovou, o número de passageiros cresceu, e a rota mais parece um daqueles intermináveis ''pinga-pinga'' rodoviários- parando em todos os lugares...
Quando nos aproximamos do Setor de Autarquias Sul, já havia super-lotação- com gente por todos os lugares. Era impossível a muitos destes novos usuários sequer passar pela catraca- e tenho sérias dúvidas se todos eles pagaram devidamente a tarifa...
Fora do ônibus, o normal naquela hora da tarde: carros, muitos carros. Nenhuma novidade aí: este é o novo cenário do Distrito Federal. Já mostramos aqui engarrafamentos gigantescos às 9 da manhã, nos arredores da Rodoviária.
 Vibrei com este passeio pela possibilidade de fazer algumas fotos inéditas- como as da  Rodoviária e do Conjunto Nacional à noite.
Mas quando o ''zebrinha'' finalmente aportou no Shopping acima mencionado, com perspectiva de percorrer ainda todo o Setor Comercial Sul antes de chegar ao seu destino, decidimos ''cair fora'' para pegar um ônibus comum e direto- muito mais rápido...
Alcnol.
PS: Em uma das  fotos, a ''Via- Crucis'' da população que é obrigada a  utilizar diariamente a Rodoviária de Brasília: como as escadas  rolantes não funcionam, o jeito é descer pelas escadas comuns mesmo...

Tantos anos após sua inauguração, e estes prédios das Quadras 400 do Plano Piloto de Brasília continuam com um aspecto ''vanguardista'', diferente de tudo o que se vê por aí...

Não se enganem pela claridade de algumas  das fotos. Já é fim-de-tarde em Brasília, enquanto nos preparamos para registrar o final de um longo passeio pela Asa Sul da Capital Federal.
Começamos na Avenida W3-Sul, com direito a parada no ''Mercado Municipal''. Dali, fomos para a 708 Sul- uma quadra arborizada e repleta de árvores. Puro ''Brasília's Style of Living''...
Descemos pela lateral da SQS 307, com direito a algumas fotos do lado de fora da ''Escola Parque'' e da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima.
O tópico seguinte foi a SQS 108, uma das quadras mais antigas e tradicionais do Plano Piloto da Capital Federal. Há até edifícios sem garagem coberta, vejam só. Muito verde, espaços para caminhar e brincar, edifícios sem muros e guaritas- eis algumas de suas  características mais marcantes.
Prosseguimos com uma visão pouco comum do céu de Brasília, visto na altura do Eixinho( SQS 209). Isto após atravessarmos o Eixão por uma das passarelas subterrâneas do Metrô...
Finalizando este pequeno passeio- mas não as atividades do dia- mostramos agora as Quadras 400 do Plano Piloto. Para ser mais preciso, a SQS 409.
Estes são alguns dos edifícios mais antigos da Capital da República. Meus pais moraram em um prédio deste tipo- sem pilotis- logo após o meu nascimento, há ''muito tempo atrás''...
Interessante como, anos após ter vindo morar em São Paulo, rever estes edifícios das Quadras 400 me deu uma forte impressão: não sei quem os concebeu( será que eles faziam parte do ''pacote inicial'' de Brasília?), mas ainda hoje eles tem um aspecto fortemente inovador e ''vanguardista''...
Claro que edifícios sem pilotis, e com apenas 3 andares, vão na ''contramão'' das ''tendências atuais''- que visam a maximizar os lucros das construtoras.
Até nisto, neste pequeno detalhe, me mostro uma vez mais um sujeito ''retrô''. Que saudade dos prédios baixos, e dos apartamentos amplos...
Alcnol.
PS: A seguir, um passeio de ''buzão''. Em um ''zebrinha''- assim são chamados os veículos de uma linha de micro-ônibus de Brasília...