terça-feira, 11 de agosto de 2009

Restaurante com ''ar litorâneo'' ,em plena Alameda Itu...

Não é apenas o ''ambiente moderninho'' - com dois ambientes, um no térreo e outro no segundo andar( fotos)- que dá ao recém-inaugurado restaurante ''Marakuthai''( Alameda Itu, 1618- Jardins)a cara de um daqueles estabelecimentos à beira-mar. A casa é filial de um restaurante em Ubatuba-SP, aliás...Talvez a nítida sensação ''marinha'' que a nova casa deixe em seus frequentadores venha da criativa cozinha comandada pela chef Renata Vanzetto- vencedora do prêmio de ''Chef Revelação'' do Guia 4 Rodas em 2009: nos pratos que experimentamos com prazer na quinta-feira da semana passada, havia vários elementos da culinária tailandesa. Como por exemplo na apetitosa entrada ''Khiri Khiri'': bolinhos de camarão com crosta de caju, e molho picante de pimenta...A ''sedução'' acaba de começar...Só temos, porém, consciência de que estamos inevitavelmente ''conquistados'' pela nova casa ao experimentarmos a carne de avestruz. Aliás, este foi o primeiro avestruz que comi em toda a minha vida...Felizmente, ignorei pequenos detalhes iniciais que mostravam a minha ''resistência'' ao prato: cheiro forte, sabor diferente de tudo o que já comi até hoje. A carne de avestruz, graças à pouca gordura, é apontada por especialistas do ramo da saúde como uma das mais saudáveis existentes...De fato, além de a pequena ''resistência'' inicial ter se transformado aos pouquinhos em verdadeiro ''entusiasmo'' diante da nova descoberta, a reação posterior- durante a tarde- foi das melhores possíveis. Nada de indigestão. Nada de dores estomacais e ''indisposições'' - tão comuns entre os consumidores da carne de gado...Sim, porque infelizmente- a esta altura do século XXI- muitos seres humanos ainda fazem uma escolha duvidosa: trocam a sua saúde, o mais importante de todos os nossos ''bens'', pelo imediatismo de uma satisfação imediata e passageira...Com o avestruz, que marcou a primeira de, certamente, várias incursões pelo criativo universo desta simpática casa que acaba de abrir na cidade de São Paulo, não há falsos dilemas: é satisfação imediata, e bem-estar posterior...Alcnol . PS: Destaque nas fotos para o charmoso ambiente criado no segundo andar, aberto apenas para os jantares.PS2: O avestruz é acompanhado de arroz de jasmim e farofa de castanha de caju...PS3: O belo ambiente é criação da mãe da jovem chef...PS4: Quem foi que disse que ''saudável não rima com delicioso''???

Passeio em Perdizes- 5( ''Pequena Vila'')...

O que eu mais gosto em todos estes passeios é quando se apresenta algum beco ou travessa. Nada melhor para ''quebrar o ritmo'' de nossas ''investigações'', e possibilitar-nos novas descobertas...A área que vamos mostrar neste post não é, aparentemente, uma ''vila''. Não está cercada, nem suas casas obedecem a qualquer ''padrão'' estabelecido. Porém, o que seus moradores tem em comum é o fato de estarem localizados na vizinhança de uma pequena praça- escondida em meio a todos os ''espigões'' daquela região. Como é que se chega ali? Quem sabe, só se perdendo outra vez para alcançar este que é, sem dúvida, o ''coração'' do Bairro de Perdizes...Alcnol.

Passeio em Perdizes-4

Continuamos o nosso passeio pelo bairro de Perdizes, na cidade de São Paulo. Região que representa, como tantas outras áreas da capital paulista, um misto de ''modernidade'' e ''tradição''. Prédios gigantescos ao lado de humildes casinhas. E é neste ''caldeirão'' de culturas que se entrelaçam para fazer da região de Perdizes uma das mais interessantes áreas de toda a cidade, que colhemos aqui e ali- arbitrariamente, conforme o nosso gosto- pequenas informações que contribuirão para uma melhor compreensão do ''todo''. ''Combustível'' é o que não vai faltar para a conclusão deste passeio: neste post, temos ao menos 3 interessantes opções de veículo...No próximo post, uma espécie de ''vila'' de pequenas casas, encravada no meio do bairro de Perdizes...Alcnol.