quinta-feira, 28 de maio de 2009

''Mercearia do Conde''- restaurante...

A rua- Joaquim Antunes, Jardim Paulistano- se torna cada vez mais familiar. Já mostramos aqui o Fillipa, o Ravióli, o Braverie, faltando, para completar o circuito gastronômico do pequeno trecho entre a Avenida Rebouças e a Rua Gabriel Monteiro, apenas passar por dois estabelecimentos: o Mani, onde já estive sem o celular, e este intrigante ''Mercearia do Conde''. Hoje não foi, aliás, a primeira visita a este último restaurante. Segunda-feira eu me dirigi ao Braverie, que está em reforma. Como segunda opção, decidi finalmente descobrir o que está por trás de uma casa com o nome de ''mercearia''. Para começar, pedi o prato executivo. Muito bom. Alho poró, com uma torta feita de siri. Uma vez que não sou muito fã dos pratos executivos, e este satisfez plenamente o meu paladar, decidi retornar ao simpático local para conhecer um pouco mais do cardápio. Hoje fiquei com um filé-mignon preparado à moda tailandesa, com arroz de jasmim e molho picante. Excelente. De quebra ainda tirei várias fotografias de um local descontraído e autêntico, que é bastante frequentado por executivos( hoje, por volta de uma e trinta da tarde, estava lotado...). Por que, então, o nome ''Mercearia do Conde''? Sabem aquela lojinha que mostrei na última passagem pela Rua Joaquim Antunes, saindo do Fillipa? A loja e o restaurante pertencem à mesma pessoa...O resultado é este: com uma decoração super-interessante, tal como aquela que usualmente encontramos em pequenas cidades do interior, o ''Mercearia do Conde''( aberto desde 1991, ou seja, há 18 anos...)alia a boa culinária à descontração e á beleza. O ''Conde'' não está ali, na pequena rua, como complemento, e sim como atração principal, com direito a aplausos e louvor...Encerro minhas entusiásticas palavras por aqui, convidando-os a observar com atenção um pouco mais deste surpreendente local, nas fotos que registramos do restaurante ''Mercearia do Conde''. Próxima parada: Pinheiros, rua Mourato Coelho. Garanto que também tive outra bela surpresa por lá...Alcnol.

Viagem a Santos- I

Volta e meia costumo apresentar coisas antigas que ainda restam na capital paulista. De tão raras, valem até mesmo a exclamação espantada- ''Uau!''. Difícil esbarrar com coisas tão distintas em um mundo marcado por valores como a ''rapidez'' e a ''utilidade''. Como bom apreciador de coisas ''retrô''( na verdade, contemporâneas da época em que nasci ou um pouco mais antigas...), em uma cidade como Santos me sinto em casa. Santos, de fato, é a ''cidade retrô'' por excelência( e isto não é uma crítica...). Creio que em poucos lugares poderíamos achar tantos casarões e tantas edificações históricas em tão curto espaço...Iniciamos nosso passeio pela cidade de Santos pela região da Catedral( fotos de baixo para cima)e da Alfândega. Nossa intenção é conhecer o tão falado bondinho elétrico, que está completando 100 anos de existência em 2009...Alcnol.

Pensamentos...

''Acho que só para ouvir passar o vento vale a pena ter nascido'' ; ( Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa)

A caminho de Santos...

Tal a proximidade que possui da capital paulista- apenas 60 km- é de se estranhar que não tenhamos ido mais vezes à cidade de Santos. Desta vez, pretendo suprir esta carência...Começamos embarcando de ônibus no Terminal Rodoviário do Jabaquara, após pegarmos o metrô na Paulista. Felizmente o ônibus pegou, na descida, a Rodovia Anchieta- a ''velha'' Estrada de Santos, cujas curvas foram imortalizadas na música de Roberto Carlos...Muito mais emoção e beleza do que na burocrática Imigrantes( uma estrada quase em linha reta, cheia de túneis e sem as famosas curvas...). Deslumbrante a visão da Baixada Santista. A nossa Mata Atlântica( tanto aqui em São Paulo como no Rio de Janeiro , e na inesquecível viagem de Curitiba a Paranaguá de trem)é uma das atrações mais belas de todo o mundo( e isto apesar de restarem apenas 7% da floresta original). O mais gostoso de toda a viagem é que, em meros 60 minutos, estamos em um lugar totalmente diferente da agitada cidade de São Paulo. Mas isto vocês verão nos próximos capítulos- digo, posts- desta viagem...Alcnol. PS: Lá em baixo, como vocês viram, o ''retão'' da Imigrantes, e seus viadutos...PS2: Na foto imediatamente próxima, a segunda, a visão dos canais e do mar ao fundo. PS3: Como companhia, na nossa descida, apenas algumas centenas de caminhões com destino ao Porto de Santos. As fotos acima foram tiradas quando o ônibus conseguia se esquivar um pouco dos inúmeros caminhões...