terça-feira, 7 de outubro de 2008

''O outro lado da rua Oscar Freire-1''

Vocês já viram a Rua Oscar Freire por aqui. Por razões éticas, mostrei apenas os cafés e um restaurante de sua parte mais ''chique'' e conhecida. Nada de fazer ''propaganda'' desta ou daquela marca...Chamei-a de ''25 de Março dos Ricos'', pois é exatamente isto que ela é: um grande e belo ''shopping a céu aberto'', com algumas das marcas mais ''quentes'' do planeta: Lacoste, Diesel, Tommy Hilfiger, etc, etc., etc...São Paulo tem algumas- aliás, melhor dizer muitas...-''incongruências''. Já vi uma rua em formato de ''S'' em pleno ''Jardins'' ( a única, pois todas as demais são retas...), e uma rua que começa em um sentido e depois muda para outro( Alameda Jaú). Agora a famosa Rua Oscar Freire tem uma particularidade: ela ''começa no fim'' e ''vai até o começo''(???!)...Como assim??? Para os automóveis, no sentido dos automóveis, ela começa lá pelo número 25oo, e vai terminar no cruzamento com a Alameda Casa Branca...Hoje fui conhecer o ''outro lado da Oscar Freire'', o lado de lá da Avenida Rebouças- a parte menos ''chique'' e ''glamorosa''. Um ''boteco'' em plena Oscar Freire? Existe. Ônibus circulando? Sim, também achei. Assim como prédios bem antigos, muitas placas de ''vende-se'' ou ''aluga-se''. Até mesmo uma Estação de Metrô em construção, mas isto não é nenhuma novidade para quem vive aqui( faz parte da futura ''Linha Amarela'', que irá do Centro até as proximidades do estádio do Morumbi...). A ''outra'' Oscar Freire tem também prédios antigos, de 3 ou mesmo de 2 andares. E ''começa''- sempre me esqueço: ''termina''- em um cruzamento com a movimentada Avenida Doutor Arnaldo. No local, há até um Posto de Gasolina...Enfim, com vocês, o ''outro lado'' da Oscar Freire...Alcnol. PS: Imagens. Posto de Gasolina no número 2 mil quinhentos e pouco da Oscar Freire- o seu ''final'' oficial mas o ''início'' de fato para os carros que vem da Doutor Arnaldo...Botequim em plena Oscar Freire. Ônibus circulando neste lado da rua- na parte mais ''chique'' e ''badalada'' não tem isto...E, ''voilá'', o toque final: um ''sebo''( livraria de livros usados)na Rua Oscar Freire...! Um dos endereços mais ''caros'' da capital paulista...Isto é ou não é a ''cara de São Paulo'': postos de gasolina, botecos, prédios antigos( fotos no próximo post), ''sebos'', padarias, ônibus circulando, obras de estações de metrô, na mesma rua em que estão localizadas algumas das marcas mais ''cult'' de todo o planeta??? Divirtam-se com o ''outro lado'' da Oscar Freire-1 ( tem mais fotos para ver, nos próximos posts...).

''Vitrine de loja combinando com a cor das roupas: mais uma extravagância da Cavalera...''

Eu nem sou cliente habitual da Cavalera. Mas, todas as vezes que passo pela esquina da Lorena com a Haddock Lobo, não resisto a dar uma ''espiadinha'' na loja. Hoje, quando estava voltando de um ''tour'' pela Oscar Freire- breve um post sobre o ''outro lado'' da Oscar Freire...- vejam só o que eu captei com o celular: uma vitrine ''maluca'' com bonecos ''flutuantes'' e bordas verdes que ''combinam com o tom das roupas que estão sendo expostas'' ( acho que tem uma TV assim, só não sei qual é...). Pela originalidade e beleza da vitrine, eis uma ''propaganda'' gratuita da famosa marca paulistana...Parabéns à Cavalera: São Paulo precisa de mais verde- em todos os sentidos...Alcnol.

Paulista: Avenida ''Infinita'' ???

Aprecio bastante aquela frase segundo a qual é ''possível entender o Universo a partir de um único grão de areia'' , ou um oceano a partir de uma única gota...Neste sentido, embora a Avenida Paulista não seja, obviamente, ''o mundo'', ela seguramente é ''um mundo'' completo e inteiro em si mesmo. A maior prova é a imensa quantidade de restaurantes, cafés, livrarias, cinemas, prédios comerciais e residenciais que ela abriga. A Paulista é uma ''mini-cidade'' dentro da cidade maior que é São Paulo...Bom, o intrigante mesmo é que a Avenida Paulista- este ''centro do mundo'', por representar bem o Universo como um todo e por estar dentro desta megalópole que é a Capital do Estado de São Paulo, a maior cidade da América Latina- tem um ''começo'' convencional, no meio de prédios, mas não tem um ''fim''. Vejam as duas fotos: no começo a Paulista está cercada por inúmeros edifícios. No seu ''fim''- fisicamente o final seria o cruzamento com a Rua da Consolação, ou o túnel que leva à Avenida Rebouças ou à região do Hospital das Clínicas...- não há nada, nem um prédio, o que nos dá uma inconfundível sensação de ''infinito''...Como vocês podem ver, em um único artigo eu ousei afirmar que a Paulista é ''o todo''- ou uma substancial representação do conjunto que é o Universo- e também que a inconfundível Avenida ''não tem fim''...Antes que isto soe como mais uma declaração inegável e deprimente de ''bairrismo'' paulistano, é preciso ressaltar que, mesmo antes de morar aqui, sempre fazia questão de- ao chegar à cidade ou antes de ir embora- dar uma ''passadinha'' pela Paulista, como ''quem bate ponto'' na empresa em que trabalha( mas de modo muito mais prazeroso neste caso, claro...). Aqui vai uma pequena homenagem de alguém não-nascido em São Paulo- mas a esta altura um paulistano ''de carteirinha''- à Avenida que sempre povoou e continuará a povoar os nossos sonhos...Alcnol. PS: Fotos do ''início'' e do ''fim''(?)da Avenida Paulista...