sábado, 28 de agosto de 2010

Dica de lugar muito bom( e barato)em Montevidéu: estava faltando? Não mais...

Nós também estávamos procurando um lugar como este ''La Perdiz'' em Montevidéu: que fosse muito bom e relativamente barato ao  mesmo tempo. Que pudesse unir a qualidade ao preço. Sempre buscamos algo assim, inclusive em nossas incursões pela capital paulista, mas sejamos sinceros: é muito difícil achar...Quando conseguimos encontrar um estabelecimento que una as duas coisas, precisamos juntar as duas mãos, apontá-las para o céu em sinal de agradecimento e celebrar...
Isto porque, infelizmente, no mundo moderno a qualidade está cada vez mais ligada ao preço. Pensem no melhor tênis, e eu responderei que quase que certamente será o mais caro. Do mesmo modo, quando procuramos um terno, ou um modelo de automóvel. Claro que existem ''genéricos'' muito bons, ou não daríamos conta de adquirir todos estes ''top de linha'' ao mesmo tempo...
Quando se trata de alimentação, não é diferente. Moro em uma cidade que, com toda a certeza, está entre as mais caras das Américas( se não for a mais cara entre todas...), que é São Paulo. Onde a barreira razoável de preços por uma boa refeição já foi superada há muito. 
Montevidéu, segundo uma amiga que também esteve lá este ano, não é uma cidade ''barata'' no que se refere à alimentação. Não tão cara quanto São Paulo, mas também não fica muito distante no quesito ''preços''.
No entanto, na véspera de nossa viagem de volta para o Brasil, descobrimos um lugarzinho perfeito, que une as duas coisas( qualidade e preço). Exatamente por isto, esta não foi a última vez em que estivemos ali durante a viagem...Voltaríamos ali no último dia, antes de ir para o Aeroporto. 
O estabelecimento responsável por este ''milagre'' chama-se ''La Perdiz''( em Punta Carretas, próximo ao Hotel Sheraton e ao Shopping Punta Carretas).
Com uma cara de ''pub''- dois andares, decoração de madeira- ele alia a qualidade e os bons preços a um atendimento excepcional. Vimos inúmeros clientes- de todas as idades- sendo recebidos calorosamente com ''beijinhos'' no rosto pelas jovens atendentes. Um senhor de idade ensaiou uma reclamação, sendo tratado com um incrível ''mimo'' pela garçonete- que perguntou o que poderia fazer para agradá-lo...Ou seja, ''La Perdiz'' está muito longe do tratamento massificado que recebemos geralmente nos grandes centros...E isto não é sinal de ''amadorismo'', muito pelo contrário. 
Vários ''gurus'' dos negócios pregam o tempo inteiro que as empresas devem tentar ''fazer tudo'' para satisfazer seus clientes. As empresas defendem, em seus discursos e propagandas, que buscam fazer exatamente isto. Mas há uma imensa lacuna entre ''teoria'' e ''prática''. Raras vezes, como neste pequeno restaurante, podemos encontrar as duas coisas juntas. Exatamente por isto devemos louvar esta junção...
Mas, você pode estar querendo saber, e quanto ao que interessa- a alimentação, a refeição?
De entrada, pedimos rodelas de linguiça. Feitas ao forno.
Como prato principal, costeletas de cordeiro( uruguaio, claro...). Carne excelente, pouco salgada/temperada como normalmente é preparada por ali. Bastou um pouquinho de sal para deixá-la ''no ponto''...Acompanhada pela salada mista de uma das fotos de baixo( dizem que carne com vegetais é a combinação ideal, muito mais leve do que as habituais: com pães, etc.).
Fechando esta MAGNÍFICA refeição, as deliciosas panquecas de doce de leite. Uma especialidade de nossos ''hermanos'', que disputam com os argentinos a invenção do ''dulce de leche'' e do tango( alegam os uruguaios que Carlos Gardel seria um compatriota, nascido ali...).
Encerramos este post- e não as visitas ao agradável ''La Perdiz''- com a informação do preço desta ótima refeição: 615 pesos( em uma cotação simples 1 real a 10 pesos uruguaios seria R$61,50...). Sempre observando que o almoço não foi ''regado'' a vinho, e sim a água mineral uruguaia...
Em suma: um excelente ''custo-benefício''...
Alcnol.

Ruas que se bifurcam...

Tenho uma IMENSA atração por caminhos como este. Por ruas que se abrem, possibilitando-nos dois( ou mais)rumos diversos. 
Afinal, a vida é assim. E, feita uma escolha, jamais devemos olhar para trás...Ou não?
O mais bacana aqui é que este edifício da foto está situado exatamente em uma destas  encruzilhadas- tão comuns na capital uruguaia. Se indagarmos qual é o seu endereço, os moradores bem podiam responder: ruas ''x'' e ''y''...
PS: Os mais ''ortodoxos''- para quem sempre ''só há um caminho''- vão odiar isto...
Alcnol.

Homenagem ao escritor russo Leon Tolstoi em Montevidéu...

''Plazuela Leon Tolstoi''...