quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Retorno a Montevidéu, e um pequeno problema...

Primeiro dia na capital do Uruguai, novamente, e um pequeno problema: desta vez consegui lugar no concorrido restaurante ''El Palenque'', no Mercado del Puerto. 
Ali comi um dos melhores churrascos dos últimos tempos- uma excelente picanha de cordeiro, crocante nas bordas...
De lá, saí para uma pequena caminhada pela ''Ciudad Vieja''.
Nas proximidades do Teatro Solis, deparei com uma fantástica livraria de dois andares. Não fosse o tamanho menor, diria que é uma versão uruguaia da belíssima livraria que visitei em Buenos Aires no ano anterior( ''El Ateneo Literario'', localizada nas instalações de um antigo teatro).
Parada para um pequeno lanche, enquanto ''namorava'' alguns livros.
Tirei várias fotos.
Não é que, ao chegar ao Brasil, descobri que todo este primeiro dia em Montevidéu fora tragicamente apagado?
Vocês vão ter de confiar única e exclusivamente em meu depoimento...
Nos próximos posts, após este pequeno desastre, trataremos de mostrar um pouco mais deste passeio por um dos lugares mais simpáticos da América do Sul( se bem que, juro, ainda não achei algum lugar que não valha a pena...claro que, até aqui, conhecemos apenas capitais de países...).
Alcnol.

Novo Madero, na Praça da Espanha.

As cenas já são conhecidas de quem decide permanecer em Curitiba no período de festas( Natal e Ano Novo): inúmeros estabelecimentos fechados sob o pretexto de ''férias coletivas'' ou ''reformas na cozinha'', praças de alimentação fechadas( neste dia primeiro de janeiro/2012 só estavam abertas na Praça de Alimentação do Park Shopping Barigüi duas cadeias internacionais de lanchonetes: McDonald's e Burger King)e até mesmo falta de táxis( fui assistir um filme no mesmo centro comercial e, ao sair- 20h30m-, descobri que o Shopping não contou com táxis durante todo o dia primeiro de janeiro...!).
Para ''salvar o dia'' só mesmo a Pizza Hut- depois das 16 horas- e, agora, a Rede de Lanchonetes e Restaurantes Madero( Chef Júnior Durski).
Durski agiu de modo inteligente: por que fechar todas as 6/7 casas da rede na capital paranaense? Por que não fazer um revezamento?
Assim, neste último dia primeiro foi possível ALMOÇAR e JANTAR em algumas unidades do Madeiro( Cabral, Relógio das Flores e Comendador Araújo). E as casas estavam cheias( a do Cabral eu garanto que sim, pois estava lá- e tinha até fila de espera...).
Mas as fotos acima mostram outra unidade recém-inaugurada do Madero: a da Praça da Espanha.
Para tirá-las, compareci duas vezes ao local. Primeiro, em um dia chuvoso. Fiquei dentro do restaurante, sem ter um contato mais profundo com a pracinha...
Depois, decidi voltar em um dia de sol.
Para sentir toda a proximidade entre esta varanda e a praça...
Claro que, se você quer garantir um lugar ali, tem de chegar bem cedo( 12 horas, de preferência). Pois a varanda é bastante concorrida...
Alcnol.
PS: Como disse uma conhecida, o Madero já virou ''sinônimo de carnes'' em Curitiba: difícil não compará-lo às demais redes desta cidade...
PS2: O tema ''carnes'' tem tudo a ver com o lugar onde estive neste final de 2011...