sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Despedida da cidade de Curitiba...

Estamos finalizando, na cidade de Curitiba- PR, a pequena série de posts sobre a viagem que fizemos no final do ano à Região Sul do nosso país. Iniciamos a mesma em Porto Alegre, às vésperas do Natal. Depois, seguimos para Florianópolis, onde passamos o Natal e desfrutamos de algumas das melhores praias daquela memorável ilha. Em seguida, rumamos em direção à capital paranaense- para finalizar toda esta viagem e passar um tranquilo Ano Novo. Nesta época a cidade se esvazia, com vários de seus habitantes descendo para o Litoral ou para outros lugares Brasil afora. Gostoso usufruir uma localidade assim no ''contra-fluxo'', mais tranquila, semi-deserta. Programas para fazer não faltam( vide os posts anteriores...). O que é mais especial em Curitiba nestas épocas( feriados, Ano Novo, Carnaval, etc.)? Poder usufruir toda uma estrutura de cidade grande( bons hotéis, restaurantes, shoppings)com cara, nestes momentos, de uma cidadezinha do interior...Deixamos os shoppings e suas lojas para, nesta véspera de Ano Novo, vagar pelas ruas da cidade- e sentir todo o encanto e magia desta tranquilidade recém-descoberta. Parecia, nesta hora, que Curitiba era ''só minha''...Alcnol.

Universidade Livre do Meio Ambiente- particularidade que só Curitiba possui...

Uma Universidade Livre do Meio Ambiente, dedicada exclusivamente a tratar destas importantíssimas questões que afetam todo o nosso planeta. Eis uma particularidade que só Curitiba possui, entre as nossas metrópoles. Natural que a Universidade tenha se instalado ali, na ''Capital Ecológica''...O lugar, em si, já vale uma parada especial no roteiro da Linha Turismo. Tem toda a aparência de um pequeno Parque: um lago, bancos de pedra onde são dadas aulas ao ar livre aos estudantes da Universidade( que inveja, não?), escadaria de madeira até um ponto privilegiado daquela área, muito verde e bichos nadando no lago ou descansando nas areias da margem, além de lojinha com pequenas lembranças. Feliz a cidade que monta toda uma estrutura destas com o objetivo de estudar melhor os seríssimos problemas do Meio Ambiente. Parabéns, Curitiba!

Prédios públicos em Curitiba-PR

Durante nossas andanças conseguimos flagrar uma tranquila pracinha nas proximidades do Shopping Estação( vide fotos). Ao lado, a Câmara Municipal da cidade...No Centro Cívico, nas proximidades do Museu Niemeyer e do Palácio do Governo do Estado, a Prefeitura de Curitiba traz estampadas em sua fachada as figuras de belas araucárias...A primeira foto mostra a Biblioteca Municipal- no centro da cidade...

Ponto Estratégico para contemplar toda a cidade de Curitiba: a Torre Mercês...

Continuamos os relatos da viagem recente feita em dezembro, agora na cidade de Curitiba-PR. Iniciamos o ''tour'' curitibano com as praças da cidade. Após o que passamos para os ''bosques'' ( sabe-se lá o porque de nome tão despretensioso, já que estes lugares seriam tranquilamente considerados ''parques'' em outras localidades...)e Parques. Mostramos ainda as inovações da Linha Turismo, que percorre vários dos principais pontos da capital paranaense. Agora, chegamos enfim à Torre Mercês. Com altura equivalente à de um prédio de 60 andares, a Torre Mercês proporciona um incomum visual de 360 graus de todas as regiões de Curitiba...Ainda não descobri porque o elevador da Torre, após nitidamente já haver subido vários andares, continua a marcar um surpreendente ''T''. ''T'' de que? De ''térreo''? Ou de torre? Após alguns instantes de reflexão, e vários andares acima, o marcador passa para um ''M''( seria mezanino? sabe-se que mezanino normalmente é uma espécie de sobreloja, algo entre o térreo e o primeiro andar...). Chegando ao topo da Torre Mercês todas estas questões parecem menores diante do belíssimo cenário que encontramos. Vista para a Serra do Mar, para o Parque Barigüi( com ou sem trema?), para a estrada que vai para o Norte do Estado( Londrina, Maringá, etc.). Infelizmente os vidros de segurança da Torre causaram pequenos reflexos nas fotos, mas quem há de pensar nisto numa hora destas?