segunda-feira, 16 de julho de 2012

Passeio pelo Juvevê, Alto da Glória e Alto da XV- ponto inicial...

Todos temos nossas preferências no que se refere a regiões da nossa própria cidade.
A Avenida João Gualberto, nas proximidades da Estação Passeio Público, é uma de minhas preferências na cidade de Curitiba.
Gosto muito quando- a pé, de ônibus ou, raríssimas vezes, de táxi- passo por aqueles casarões antigos de um lado e pelo Colégio Estadual do Paraná do outro, que dão um inconfundível aspecto atemporal a toda aquela região...
No entanto, não são fotos disto que mostramos neste post.
Estamos na Avenida João Gualberto sim, um pouco acima da ''ladeira'' anteriormente descrita. Note-se que a cidade de Curitiba é relativamente plana. Lugares um pouco abaixo da média transformaram-se aqui em grandiloquentes ''Baixadas''( como a que abriga o Estádio do Atlético-PR).
Outros, um pouco mais altos que a média, foram nomeados como ''Alto''( Alto da Glória, Alto da XV são alguns dos exemplos de bairros ''altos'', sem contar que há um bairro com este nome: ''Bairro Alto'').
Quem já utilizou os serviços do ônibus ''Linha Turismo''- que percorre os principais pontos da capital do Paraná- já deve ter deparado aqui e ali com algumas ''ladeirinhas''. Nada de assustar. Aqui não é o Rio de Janeiro. Ponto.
O que mais me agrada em Curitiba é a existência de alguns contrastes dificilmente encontráveis ainda em outros centros urbanos de mesmo porte. O contraste entre áreas urbanizadas( com ruas asfaltadas, edifícios, serviços, etc.)com grandes áreas verdes semi-habitadas é um deles.
O contraste entre ruas repletas de movimento, de gente, e ruas semi-desertas é outro.
Em Curitiba a noção de ''vazio'' não é uma mera abstração...
O ''vazio'' está ligado ao silêncio, que faz com que muitas vezes a ''trilha sonora'' destes passeios seja o canto dos pássaros. Nada mau, não?
O ''silêncio'' está diretamente ligado à reflexão. Mesmo sem um celular ou tablet à mão, ''elaboro'' nestas caminhadas as possíveis palavras que comporão posts como este. Claro que não sou uma máquina, para lembrar palavra por palavra- o que vale, no fundo, é o que sentimos enquanto percorremos cada metro quadrado desta cidade...
Elaboramos nas ruas- nosso ''laboratório''- as ideias gerais que darão margem aos textos ''finais'' deste blog.
Neste processo de ''erro e acerto'', muitas vezes começamos a jornada sem um plano bem definido. Se na vida do dia-a-dia agir sem um plano é bastante arriscado, nas caminhadas pode dar margem a deliciosas descobertas que sequer imaginávamos antes...
No fundo, estes passeios não passam de inúmeras peças de um ''quebra-cabeças'' maior, que abrange toda a cidade onde moramos. A cada ''peça'' encontrada, nosso ''quebra-cabeças'' gigante vai ficando mais completo...
Chegaremos algum dia a um ''fim'' ?
Alcnol.

Árvore nos arredores da Avenida João Gualberto, Curitiba