sexta-feira, 12 de março de 2010

Revista ''Época Negócios'' e o futuro da leitura...

Está imperdível o último número da revista ''Época Negócios''. O tema de capa é ''A Reinvenção da Leitura''. Um amplo dossiê,  de cerca de 25 páginas, repleto de informações. Recomendamos a  todos a sua leitura. 
Evidentemente, o periódico dá ênfase a empresários do meio cultural- quase todos louvando as ''maravilhas'' e as ''oportunidades'' que podem advir com o novo ''livro eletrônico''.
''Escaldado'' com tantas promessas de mesmo tipo- feitas por ocasião do surgimento da TV a Cabo, do DVD, do Blue Ray, entre outras maravilhas da tecnologia- decidi me pronunciar sobre este assunto.
Não me parece que o livro seja uma ''tecnologia'' qualquer, prestes a ser ultrapassada. E nem nos parece que os defensores do Kindle, do Ipad e de outras ''maravilhas técnicas''- certamente esperando ''ampliar o número de leitores'' através da criação de um novo meio ''mais completo'', que possa ''unir as palavras às imagens'' em uma nova forma de narrativa ''mais perfeita'' que um ''simples'' livro- estejam tão certos assim...
Os inventores do tal ''livro eletrônico'' certamente esperam ''facilitar'' o acesso à leitura a toda uma multidão que, hoje, prefere assistir programas de TV, ouvir  som a toda altura, navegar por horas na Internet à busca das novidades do dia, assistir filmes no cinema.
Porém, não nos parece que a multidão de adeptos de outras formas de entretenimento não leia simplesmente porque isto é ''chato''. E que, munidos de novos instrumentos que tornem a leitura- uma atividade individual, que requer reflexão, silêncio e dedicação exclusiva( embora, no meio caso, eu costume alterná-la com jogos de futebol na TV ou com séries de TV a Cabo- e estou falando, evidentemente, da leitura de jornais ou revistas...)- possamos ganhar uma nova massa de leitores como nunca antes em toda a História da Humanidade...
O pior é que isto é muito pouco provável. Certamente o que ocorrerá é que estes tão difundidos ''novos meios de leitura'' irão disputar a atenção dos leitores já existentes. Alunos universitários, executivos, há uma multidão de pessoas ansiosas pelo fim da ''xerox'' nos meios acadêmicos, ou por obter ,simultaneamente ao lançamento dos ''livros da moda'' no Primeiro Mundo, uma edição o mais rapidamente possível...Quem não gostaria de poder ler sua revista favorita antes que ela chegasse às bancas, em qualquer lugar deste país?
Porém, as novas ''geringonças'' que pomposamente pretendem ''substituir os livros''- com a adição de sons, obras de arte, trechos de filmes, etc.- ainda terão de se desenvolver muito antes de poder concretizar este dantesco sonho...
O ''livro'' que eles pensam estar criando se parece muito com as telas às quais temos amplo acesso atualmente( a TV, a Internet). O ''livro aperfeiçoado''- este ''Frankstein tecnológico'' que ora é concebido, e que busca adaptar todos aos onipresentes meios eletrônicos da atualidade- caso triunfe, poderá significar muito mais do que a grandiloquente ''passagem a um patamar tecnológico mais avançado''. 
Cansados de passar os olhos por páginas de papel, nada garante que a multidão, entediada, não continue a preferir os jogos eletrônicos( ''cheios de ação'', ''divertidos'')aos objetos que buscaram substituir os livros mas que, mesmo assim, são ''trabalhosos'', ''incompletos'' e ''cansativos''...
Espero não estar aqui quando este dia chegar...Se chegar...
Alcnol.