segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Mais ''Fura-Fila'', digo, ''Expresso Tiradentes''...

Fotos da chegada, no belo Terminal Sacomã( Zona Leste)- com suas amplas escadarias e lojinhas em formato futurista- e da churrascaria...Finalizando, painel interno da churrascaria com imagens antigas de São Paulo...

A Primeira Volta no ''Expresso Tiradentes''...

O ''Expresso Tiradentes'' é uma obra faraônica do ex-Prefeito Celso Pitta. Ele consiste em uma via elevada para transporte de passageiros entre um terminal de ônibus e outro da cidade. Gastou-se milhões de reais ali, a tal ponto que os sucessores não tinham outra escolha: era preciso terminar o que foi iniciado, sob pena de deixar um esqueleto caríssimo sem qualquer uso...Na rua, olhamos para aquele imenso caminho pintado de amarelo- bem acima do nível do chão...Ontem, um grupo de amigos decidiu pegar o ''Expresso Tiradentes''- entre as estações de ônibus Dom Pedro II, no centro, e Sacomã- para comermos um churrasco no final da linha...Não sei quem teve a original idéia, mas ela merece os nossos mais calorosos aplausos...Domingão de eleição e carne de cordeiro na churrascaria( 4 espécies diferentes...), mediados por um diferente passeio pelo alto de São Paulo...Enquanto tirava as fotos fiquei pensando que mais parecíamos um grupo de turistas estrangeiros: todos animados com a ''novidade'' ( já moro em São Paulo há quase dois anos e, mesmo cogitando implementar esta idéia de passear no ''Fura-Fila'', nunca a havia colocado em prática...), e, salvo por mim e mais duas pessoas, as demais eram todas ''nisseis''( descendentes de japoneses, bem comuns em São Paulo e no Paraná). Todos nós ali, andando de ''busão'' no domingo, fazendo ''turismo'' dentro de nossa própria cidade...Reparem que o amarelo das fotos mostra o caminho dos ônibus...As tomadas aéreas dos programas de TV do final da tarde- Datena, etc.- mostram a exótica via ''aérea'' praticamente vazia, quase que o tempo todo, mas isto já é uma outra estória...Nós, brasileiros, no fundo apreciamos estas obras ''faraônicas'' e inúteis...Mas a coisa ''vicia'': entre ditos espirituosos e gargalhadas na hora do almoço, ouvi alguém dizer que queria ''repetir a experiência''...Eu também! Alcnol.

''Triângulo das Bermudas Literário'': shoppings Market Place e Morumbi em uma tarde ensolarada de sábado...

Ir para esta região é sempre ''tentador'' para mim. Uma vez que os dois shoppings- Market Place e Morumbi- estão situados um em frente ao outro, e ligados por uma funcional passarela sobre a pista de automóveis, e, além disto, contam com 3 AMPLAS LIVRARIAS próximas umas às outras: Cultura, no Market Place, e Fnac e Saraiva no Shopping Morumbi...É um programa para ir e passar a tarde toda de sábado ou domingo...Neste verdadeiro ''triângulo das bermudas literário'' somos capazes de perder a noção do tempo...Além disto, vários bons cafés estão instalados naquela região- dentro ou fora das Livrarias: Café Suplicy, do Market Place- um dos melhores da cidade- e os 2 Starbucks: do shopping Morumbi e outro instalado no interior da Mega Livraria Saraiva. Shoppings e cultura, ao menos em São Paulo, não são programas antagônicos...Muito pelo contrário...Alcnol.

Passeio pelo ''Jardins'', rumo ao Parque do Ibirapuera...

O bairro dos ''Jardins'' divide-se em duas áreas: a primeira, que já retratei diversas vezes neste blog, é a área mais ''urbana''- onde vivo. Nela concentram-se vários edifícios de apartamentos, cinemas, estações de metrô, bancos, etc. Porém, há uma outra região fascinante dos ''Jardins''- um verdadeiro ''pulmão'' da cidade de São Paulo- que concentra várias casas e mansões. Esta região foi urbanizada pela famosa empresa inglesa ''Light'', em 1911, que construiu as casas para abrigar os seus funcionários. Podemos passar ou não por ela quando nos dirigimos ao Parque do Ibirapuera, que se situa nas imediações dos ''Jardins''. Como vocês podem ver, conseguimos tirar fotos de uma incrível casa sem muros altos para proteger os seus moradores dos constantes assaltos, de ruas semi-desertas em uma chuvosa manhã de sábado e de algumas casas floridas que embelezam aquela região...Finalizando, imagem da Avenida Brasil paulistana- bem mais ''chique'' e bonita que a similar carioca...Alcnol.

Crianças e Livros- imagens...

Este não é um blog que funcione de modo ''ordenado''. De modo que é possível, aqui, ''atropelar'' constantemente a ''seqüência cronológica'' dos acontecimentos- para mostrar antes algumas coisas mais relevantes para o autor do site. Ou relembrar fatos ocorridos há dias, que não mereceram a devida menção naquele momento...A nossa mente não é ordenada, seqüencial: está mais para os constantes ''pulos'' - ''saltos'' de um assunto para outro, relacionado ou não- que damos quando navegamos pela Internet...As imagens aqui mostradas foram captadas em duas visitas a Livrarias feitas neste final-de-semana: Livraria Cultura do shopping Market Place, no sábado, e Livraria da Vila do shopping Cidade Jardim, no domingo( que visitamos depois de um incrível passeio pelo ''Expresso Tiradentes''- linha ''aérea'' de ônibus que conta com uma pista exclusiva- até o Terminal de Ônibus do Sacomã...Matéria de um próximo ''post''...). Como vocês podem ver, nem tudo está ''perdido'' para o mundo dos livros...No entanto, para que possamos desfrutar deste infinito e fascinante universo, há que se ''desligar'' um pouco de tudo o que está ao redor. Este é o único ''preço'' e ''condição''. Pressionados pelo ruído de inúmeros ''gadgets'' eletrônicos- como celulares, aparelhos mp3, laptops, entre outros- isto torna-se cada vez mais difícil, mas não impossível...Sequer para estes protagonistas mirins do mundo literário...Alcnol.

Ibirapuera Vazio-II

Fontes de água do Parque e os demais cisnes no lago, aí vai...

Incrível: Parque do Ibirapuera VAZIO no sábado...

Para mim este foi um fim-de-semana sem ida ao cinema. As fracas estréias mostram que parece ser verdadeiro o comentário que escutei no ''lounge'' do CCBB na mostra ''Oriente Desconhecido'': ''- Eles estão guardando os melhores filmes para a Mostra Internacional de Cinema do próximo dia 16/10...''. Mas este não é um post sobre cinema. Sábado pela manhã fiz algo que há muito não fazia: fui ao Parque do Ibirapuera. Embora o tempo estivesse chuvoso, não esperava que ele- de modo INÉDITO e sem comparações- estivesse praticamente VAZIO...Nunca vi o Ibirapuera daquele jeito...Para mim o tempo estava muito bom, mas nesta área sou minoria...Este foi um dia típico paulistano: chuvoso pela manhã, ensolarado à tarde com temperaturas de até 28 graus- bem quente!- e nova chuva à noite, derrubando as temperaturas para o domingão de eleições...A grande vantagem de ter o Parque ''só para mim'' é que pude concentrar-me no que ele tem de melhor: os cisnes, o canto dos pássaros, as paisagens belas e repousantes. Tudo bem diferente daqueles domingos ensolarados em que temos de desviar de milhares de outras pessoas, que lotam a pista principal- fazendo deste um dos Parques mais concorridos de toda a cidade de São Paulo...Claro que sempre há um lado ''perdedor'' nesta estória de tempo: alguns vendedores, desanimados, fizeram questão de ir embora bem cedo...As imagens mostram a entrada vazia do Parque, cisnes no lago, a pista semi-deserta, uma de suas trilhas internas, um cisne negro, as belas fontes de água do Ibirapuera...Alcnol. PS: De casa até o Parque, caminhando, são cerca de 40 minutos...