quarta-feira, 20 de maio de 2009

Pequeno templo judaico na Rua Melo Alves...

A pequena Rua Melo Alves, nos Jardins, é outro ponto charmoso da cidade de São Paulo. Em função dos aluguéis mais baratos do que os da vizinhança- Alameda Lorena e Rua Oscar Freire- é possível encontrar por ali várias lojinhas de estilistas iniciantes, com produtos originais e mais criativos. A Melo Alves também abriga vários restaurantes, entre eles o ''Chakras'' e o ''Obá''( já mostrados aqui). Embora já tenha passado inúmeras vezes por ali, só agora voltei as minhas atenções para uma pequena construção em meio aos elevados edifícios nas proximidades da Rua Estados Unidos. Parece ser- ao menos as frases na lateral indicam- um templo judaico. Todo construído em tijolos, marca um pouco do tradicional ao lado dos vários ''espigões'' que são a marca da chamada ''modernidade'' paulistana...Alcnol.

Artista de rua faz malabarismos na Alameda Lorena atrás de uns trocados...

A frase feita fala em ''correr atrás do pão de cada dia''. Às vezes, é necessário até mesmo fazer um pouco mais: como prova este artista de rua no sinal da Alameda Lorena com a Avenida 9 de Julho...E o cara ainda tem tempo de, após sua pequena apresentação, descer das pernas de pau e recolher alguns trocados dos atônitos motoristas...

Outro almoço na Rua Joaquim Antunes- Jardim Paulistano

Com cerca de 6 restaurantes de boa qualidade, a Rua Joaquim Antunes- Jardim Paulistano- acabou se tornando um pólo gastronômico interessante da cidade de São Paulo. A citada rua também continua no bairro de Pinheiros, mas é no pequeno trecho entre a Avenida Rebouças e a Alameda Gabriel de Barros que se concentram as suas maiores atrações. O lugar, como disse em um post anterior, tem a aparência de uma pequena cidade do interior. Ontem fomos à Joaquim Antunes conhecer mais um restaurante: o ''Filippa''( dos mesmos proprietários do ''Mestiço'', já mostrado aqui neste blog...). De entrada o ''souza''( bolinhos de peixe com folhas). Prato principal: robalo com tempero de leite de coco, coentro, entre outras especiarias. Muito bom. O ''Filippa'' segue o mesmo estilo do ''Mestiço''( culinária ''mix'' entre pratos típicos da culinária brasileira e oriental, com ''curries'' e especialidades tailandesas, além dos quadros na parede que, vejam só, estão também à venda...). Conhecendo bem um, não dá para deixar de gostar do outro...Isto é bom, no final, pois evita ''surpresas'' desagradáveis...Ao sair do ''Filippa'' registrei algumas imagens da pequena loja ao lado de outro estabelecimento- o ''Mercearia do Conde'', pequeno restaurante que ainda não conhecemos por ali. De quebra imagens de um pequeno edifício que também mostra um pouco da aparência tão singular daquele trecho da Rua Joaquim Antunes...Alcnol.