terça-feira, 29 de março de 2011

Olha aí um microônibus típico de Bogotá...

Sujos do lado de fora, com vários soltando uma espécie de fumaça negra altamente poluente, estes são os microônibus da cidade de Bogotá.
Eles circulam pelas vias comuns, que não servidas pelo sistema Transmilenio.
Além de tudo, por circularem até mesmo em duas ou três faixas simultaneamente, eles contribuem para agravar os congestionamentos- um dos principais problemas daquela importante metròpole latino-americana...
Alcnol.
PS: Pelos fatores acima elencados, não me ''atrevi'' a embarcar em um destes ''ligeirinhos''...

Edificações totalmente distintas uma da outra, no centro de Bogotá...


Cinema ''Multiplex'' de rua, no Centro de Bogotá...

Aqui no Brasil cinemas ''Multiplex'' são tipicos de Shopping  Centers. Salvo, em São Paulo, o recém-reformado Cine Marabá( Avenida Ipiranga, Centro).
Daí todo o meu espanto ao  ver este ''Multiplex'' de rua em Bogotá, nas proximidades da Biblioteca Nacional da Colômbia e de algumas de suas principais Faculdades( registradas em um post anterior)...

Bogotá: canteiro de obras, e laboratório de novas experiências revolucionárias no setor de transportes...

A população reclama. E muito. As queixas chegaram até as páginas dos jornais, que dedicam até editoriais para falar do número ''excessivo'' de obras( que oscilariam entre 100 e 200 ao todo, neste momento).
A principal preocupação dos moradores refere-se à iminente obra na Carrera 7- um dos principais corredores viários de Bogotá.
Claro que obras significam transtornos. Prejuízos para comerciantes. Perturbação para pedestres e motoristas, com ruas interditadas e poeira para todos os lados.
Mas, vendo de longe, cheguei a ter ''inveja'' da ousadia dos administradores da capital colombiana. Isto porque o sistema de transportes Transmilenio- hoje já uma referência mundial no setor de transportes públicos- continua a crescer, com as novas ruas e avenidas que estão sendo adaptadas para recebê-lo.
Com a aproximação da Copa de 2014, os sistemas ''BRT''( bus rapid transportation, em uma tradução aproximada, com vias exclusivas para a circulação de gigantescos ônibus articulados)começam a ser adotados por outras capitais brasileiras, depois do sucesso em Curitiba: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, e até mesmo Brasília contam com projetos semelhantes em estado de construção. Nenhuma outra cidade latino-americana, porém, tem feito modificações tão rápidas e ousadas quanto Bogotá. Os transtornos? Assim como os usuários de transporte coletivos, transtornos são todos ''passageiros''...
Importa mesmo é o resultado final...E este será muito bom para a população mais carente- principal usuária dos ônibus...
Alcnol.
PS: Se bem que vi executivos bem vestidos usando o Transmilenio a caminho do trabalho...
PS2: Muito atrás neste quesito, os ''corredores'' de ônibus da cidade de São Paulo não passam de faixas separadas das demais por uma simples camada de TINTA pintada no chão...E não permitem ultrapassagens em geral, especialmente nos horários de pico- deixando os usuários de ônibus ''mofando'' por horas em desconfortáveis( e quentes)coletivos. Exatamente o CONTRÁRIO do que vi em Bogotá...
Sem falar que até a ''construção'' destes ''corredores'' paulistanos está atrasada, muito aquém das grandiloquentes promessas feitas pelo atual Prefeito na época da campanha eleitoral...

Centro de Bogotá: setor de Universidades( e Bibliotecas)...


Café da manhã na segunda, em Bogotá...

Segunda-feira de Carnaval. No Brasil. Na cidade de Bogotá era só mais um dia comum, de trabalho, após o final-de-semana. E nós buscamos um local típico, no centro, daqueles que são frequentados por pessoas que chegam a caminho de seus locais de labuta diária.
Nossa viagem para a capital colombiana foi feita meio ''às cegas'', pela falta de guias escritos que pudessem orientar-nos durante o nosso passeio. Mesmo as maiores e mais modernas livrarias da capital paulista possuem apenas Guias de Viagem para destinos muito mais longínquos e distantes da nossa realidade latino-americana, como Tailândia, Nova Iorque, Londres, Paris, e outros destinos ''badalados'' e populares entre turistas brasileiros.
Lá em Bogotá é que vi os primeiros guias de viagem para a Colômbia( um escrito em espanhol e outro em inglês). Comprei o guia em espanhol, e vi várias referências gastronômicas.
A tradicional ''Pasteleria Florida''( Calle 21, Carrera 7), que mostramos neste post, foi fruto desta leitura do guia de viagem colombiano...
Com 75 anos de existência no centro de Bogotá, não poderia haver algo mais ''típico'' do que ela...
Pedi um sanduíche de queijo, suco de laranja e um ''chocolate Florida''. E aí veio o meu ''susto'': este último é acompanhado por outro sanduíche...
Após comer esta ''montanha'' como café-da-manhã, decidimos encerrar por ali- sem provar um dos vários docinhos apetitosos que ficam dispostos em uma vitrine logo na entrada. Cafés-da-manhã( desayunos)substanciosos, como aprendi no dia anterior, podem interferir na nossa vontade e apetite durante horas- prejudicando as demais refeições...
E nesta segunda, na capital colombiana, eu estava esperando ter um almoço MUITO especial- que vocês verão posteriormente neste blog...
Alcnol.