quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Metrô Sumaré e avenida do mesmo nome...

A Estação Sumaré do metrô destaca-se por ser aquela ''das caras''. Para homenagear as diversas etnias que constituíram o povo paulistano, os construtores da estação decidiram perpetuá-las através de fotos que retratassem orientais, negros, nordestinos, paulistanos tradicionais, imigrantes de outros países. O efeito destas fotos é emocionante...Foto 1: as ''caras'' de São Paulo e da estação Sumaré. Fotos 2 e 3: Avenida Sumaré vista do alto da Estação. Fotos 4 e 5: a Estação Sumaré vista do alto, e um ''encontro'' de dois trens do metrô em sentido contrário, parando ao mesmo tempo na Estação...

Imagens da Avenida Sumaré, de dentro de um ônibus...

Na última segunda almocei na Lapa. Nada muito memorável, a não ser por esta ser a primeira visita àquele simpático bairro paulistano. As ruas de comércio popular lembram as do Bom Retiro...Na volta, em uma viagem de ônibus até a Avenida Paulista que levou meros 40 minutos, passando por baixo da estação Sumaré de metrô, tirei as seguintes fotos da Avenida Sumaré. Ao contrário do que possa parecer, as construções elevadas retratadas não são favelas...Fotos 1 e 2 do Terminal Lapa de ônibus, e 3, 4 e 5 da Avenida Sumaré...Alcnol.

Livraria da Vila- a primeira de todas...

Já mostrei aqui fotos das duas filiais da ''Livraria da Vila''( na Alameda Lorena e no shopping Cidade Jardim). No entanto, quando se fala da região de Pinheiros/Vila Madalena, é difícil não mencioná-la. A matriz, da rua Fradique Coutinho, merece uma visita prolongada, tal a quantidade de atrações. O mini-mercado e restaurante natural situado logo em frente é um convite a ''programas casados'' com a Livraria vizinha( do tipo ''almoço mais livros'' ou ''almoço com café na Livraria da Vila...''). No dia em que passei por lá, como mostram as fotos, o Café Santo Grão da loja- situado à sombra das árvores- estava lotado, como vocês podem ver...Alcnol.

Obama eleito. E agora?

Que o senador Barack Obama já é, virtualmente, o novo Presidente dos Estados Unidos é um fato. No entanto, diversas pessoas me perguntam: ''- e aí: vai mudar alguma coisa, de fato?''. ''Como seria um futuro governo Barack Obama?''. O maior problema do senador, em seus primeiros dias como Presidente eleito, será administrar as expectativas de seus apoiadores, bem como mostrar para alguns daqueles que vem ''torcendo'' por sua candidatura mundo afora- inclusive vários dos inimigos da América- que ele não vai ''afrouxar'' na defesa de seu país...''Obama não defendia a mudança?'', eles dirão. ''Então, como é que continua a usar meios armados para defender o seu povo?''. Muitos imaginam que a vitória do senador e defensor da paz no Oriente Médio significará um imediato ''cessar fogo'' em todas as fronteiras...Porém, o mundo em que Obama governará continua um lugar bastante complexo: com Chávez, Morales e Correa ''aprontando'' na América Latina e continuamente fazendo provocações aos interesses americanos e mesmo de seus ''aliados'' como o Brasil, com o Irã no Oriente Médio, com a China e a Rússia na Ásia, é muita ingenuidade pensar que uma simples ''retirada unilateral'' dos exércitos norte-americanos poderia significar muita coisa...No plano interno, o pacote do governo Bush- com um custo estimado de até 2 TRILHÕES de dólares- não deixará muito espaço para programas sociais significativos( o maior diferencial do Partido Democrata em relação aos republicanos...). Bom, você diria, deste jeito a ''mudança'' postulada por Obama não tem muito futuro, certo? Obama, em si, é a ''mudança'', nós replicaríamos. Não esperamos por ''milagres'', mas também não achamos que não exista nenhuma diferença entre os senadores John McCain e Barack Obama, em especial quanto â sua trajetória de vida...A personalidade do senador Obama, o seu dinamismo e juventude, a sua ligação com grupos sociais menos favorecidos da sociedade, tudo isto nos dá a esperança de que o seu governo seja o mais apropriado para lidar com tempos ''revoltos'' e instáveis...Só não esperemos ''milagres'' em um primeiro momento: para poder liderar, primeiro o comandante terá de estabilizar o próprio navio...Alcnol.

Mais Avenida 9 de Julho...

Para quem mora na cidade, as imagens de uma Avenida 9 de Julho arborizada na região do Itaim Bibi já estão incorporadas. Mas não para nós. É sempre uma festa passar por este verdadeiro ''corredor de árvores'' ,quando vamos no sentido dos shoppings Cidade Jardim, Morumbi ou Market Place...A maior dificuldade em São Paulo é outra: poder tirar fotos sem registrar algum carro na frente...