quinta-feira, 6 de maio de 2010

Entrevista com Jaime Lerner, na Gazeta do Povo( PR) de domingo( 02 de maio)

Outro destaque das leituras atrasadas do último fim-de-semana( quando estive na cidade de Ubatuba, litoral paulista)foi uma entrevista publicada no jornal paranaense ''Gazeta do Povo''. Destaque para o ex- Prefeito de Curitiba e ex-Governador do Paraná Jaime Lerner. Para terem uma pequena noção da importância deste homem, Lerner foi escolhido pela revista norte-americana Time como um dos 25 pensadores mais influentes do mundo... Na matéria do jornal paranaense, o ex-Prefeito afirma que ''é muito importante que Curitiba preste atenção em Curitiba''. Segundo Jaime Lerner, a capital do Estado do Paraná ''precisa estar atenta ao que representa para o mundo inteiro. Curitiba é diferente de qualquer outra cidade do mundo''( OBS: e referência mundial em novos projetos de transporte e arborização). O ex-prefeito ainda destacou o seu interessante lema, adotado a partir do aniversário de 60 anos: ''Quem cria nasce todo dia''... Criar é o mais importante ''antídoto'' contra o envelhecimento...Só é ''velho'' quem fica remoendo ''velhos problemas'', concluo... Alcnol.

São Paulo, vista pelos cariocas...

Não podemos deixar de registrar a longa matéria de capa do suplemento ''Boa Viagem'' do jornal O Globo, do Rio de Janeiro. Do último dia 29 de abril( quinta-feira). O tema? ''Seu garçom faça o favor'', uma seleção dos 34 melhores bares de São Paulo... Paulistanos, os reis da réplica, conseguiram fazer alguns ''bares cariocas'' melhores até que os originais...Sem algumas das tradicionais ''falhas'' dos ''botecos'' tradicionais, como os banheiros sujos... Em função disto, estabeleceu-se uma verdadeira divisão no meio etílico, bem destacada pela matéria: entre os botequins ''pé-sujo'' e ''pé-limpo''... Ao contrário de nossos co-irmãos cariocas, alguns dos quais ainda alimentando uma defasada e insensata ''rivalidade'' com seus confrades paulistanos, os profissionais da capital paulista acabam de marcar um tento: no lugar do tradicional botequim ''Barril 1800, em plena Avenida Vieira Souto( Ipanema, de frente para o mar)está se instalando uma filial do bar ''Astor'', de São Paulo...
Melhor para os cariocas e aqueles que, como eu, não dão bola para ''divisões'' bairristas e artificiais: nós só queremos aproveitar o melhor dos dois grandes centros...Separados por meros 45 minutos de avião( fora os atrasos de sempre...). Mal posso esperar pela próxima ida ao Rio e, claro, ao ''Astor''- este estabelecimento ''paulistano-carioca'' à beira-mar... PS: Além dos bares, a longa reportagem de O Globo mostra também os restaurantes do Mercado Municipal de São Paulo. E as estrelas da nova culinária da capital paulista, com destaque para o célebre ''Mocotó''( que já apareceu algumas vezes neste blog...). PS2: A matéria acima apontada conta com, salvo engano, 11 páginas... Alcnol.