segunda-feira, 6 de junho de 2011

''Onde Pinheiros é mais Pinheiros'', ou ''os Tesouros do Bairro de Pinheiros''...

O bairro que hoje leva o nome de Pinheiros outrora abrigou uma região arborizada. No processo de ''modernização'', foi dividido em chácaras para facilitar a sua urbanização e crescimento.
Hoje ainda é possível encontrar resquícios de seu passado glorioso na cobertura vegetal de algumas de suas ruas, bem como em outras que abrigam belas e coloridas casinhas.
É tudo muito repentino: ora estamos caminhando em uma rua ''normal'', ''convencional'', ora deparamos com uma estreita passagem que dá lugar a uma destas ruazinhas...
Se há algum motivo para visitar Pinheiros hoje em dia, ele reside na possibilidade de deparar com cenas como estas e as que mostraremos nos posts seguintes. 
Por sinal, já está na hora do ''almoço''- no dia que fizemos estas imagens, claro, não neste momento em que as publicamos...A seguir, um almoço em Pinheiros. Facilitado, e muito, pela nova Estação de Metrô daquele bairro...
Alcnol.

Arredores da nova Estação Pinheiros do metrô, e os dilemas que sua construção coloca para os administradores públicos...

No geral, a região que abriga a nova Estação Pinheiros do metrô é feia e mal-conservada.
Há exceções, como o moderno prédio do Sesc Pinheiros. Ou o da Cultura Inglesa. Achamos também ruas antigas, com belas casinhas bem conservadas. O prédio da Editora Abril localiza-se também naqueles arredores. Novos e altos edifícios também estão sendo erguidos pela iniciativa privada.
Quando observamos o todo, porém, a constatação óbvia é a de que as obras do metrô estão sendo acompanhadas em um ritmo muito lento pela Prefeitura de São Paulo. As obras do Largo da Batata        ( cercanias da Estação Faria  Lima do metrô)estão atrasadas, e aquilo lá continua com aspecto de ''canteiro de obras''. As mudas plantadas há pouco ainda estão longe de ter o aspecto de frondosas árvores. O comércio nos arredores continua decadente, enquanto passamos por ruas esburacadas e calçadas idem. Há que se ter uma enorme dose de ''boa-vontade'' para fazer uma empreitada como esta que fizemos no dia em que visitamos a nova  Estação Pinheiros do metrô. 
Espera-se que, no futuro, ela contribua para a reurbanização de uma região que, antiga, encontra-se hoje semi-abandonada.
Feitas estas considerações, mostraremos nos posts seguintes o melhor que pudemos encontrar por ali. E até que não foi pouca coisa...
Alcnol.

Pinheiros: bicicletário da nova estação, e a Rua Capri ainda cercada por cancelas...

A estrutura que abrigará o futuro Bicicletário da Estação Pinheiros já está pronta. É esta aí.
A Rua Capri, hoje cercada e com barreiras de metal que isolam a parte própria para a passagem de pedestres, notabilizou-se pelo trágico acidente de 2008, em que diversas pessoas morreram enquanto passavam pelos arredores das obras de construção desta Estação de Metrô que mostramos em detalhes nos posts anteriores...
Alcnol.

A nova Estação Pinheiros, do metrô de São Paulo( continuação)...

Esta Estação Pinheiros é estratégica para o metrô de São Paulo. Quando a integração com os trens da CPTM estiver pronta, em meados deste mês de junho, será possível ir da Avenida Paulista ao Shopping Morumbi pagando apenas uma tarifa- para citar um exemplo...
Ou vir de Osasco rumo à Paulista...
Além de impressionante, porque moderna segundo os novos padrões do metrô- portas e cancelas automáticas, escadas rolantes com maior velocidade- a Estação Pinheiros é bela também do lado de fora. Não pelo que é possível ver na foto de cima, e sim pela foto aérea publicada em uma edição da revista ''Veja-SP'' do mês passado...
Assim que a integração estiver pronta, também será possível fotografar esta Estação Pinheiros por inteiro. Prometo disponibilizar aqui esta imagem no futuro...
Enquanto isto, aproveitamos o fato de que a Avenida Paulista e a região de Pinheiros próxima à Marginal do rio de mesmo nome estão a apenas 5 minutos de distância pelo metrô para dar um pequeno passeio por aquela região.
Nos posts seguintes, o relato de nossas ''descobertas''...
Alcnol.