terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Inaugurações...

Graças a duas pequenas notas publicadas no ''Estadão'' de hoje, tomei conhecimento de duas inaugurações: a nova Livraria Cultura do Shopping Bourbon Pompéia( finalmente, após 6 meses de inauguração do centro comercial...!)e mais uma ''São'', a loja do São Paulo Futebol Clube em parceria com a Reebok, no Shopping Paulista. Dá-lhe correria, mas deu tempo de cobrir as duas coisas...Detalhe: esta ''São'' já é a terceira, já que mostramos aqui uma no Shopping Ibirapuera, e mostraremos em breve a do Center Norte( já devidamente registrada por nossa câmera- celular). E, claro, como era a inauguração, convidados especiais- entre eles vários jogadores do tricolor paulista- ficaram lá dentro em um coquetel. E fora, como mostram as fotos, uma pequena multidão se aglomerava em busca de um contato mais estreito com seus ídolos. Aviso: a ''São'' vende exclusivamente produtos ligados ao São Paulo...E a nova Livraria Cultura- a quarta na cidade de São Paulo- tem dois andares, como mostram as fotos, e um V Café maior do que o do Conjunto Nacional( eles já devem ter agido em função da grande procura por lugares neste V Café da Loja Matriz...). Com mais esta âncora, agora sim vale a pena sair daqui para passear no shopping Bourbon Pompéia...Ou melhor, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon...

Maluquices de São Paulo: torcedor do Náutico com a camisa do Santa Cruz...

Este é um post totalmente não planejado. Preferiríamos seguir a ''ordem'' dos fatos: domingo, após a ida à distante estação de metrô Corínthians/Itaquera. No entanto, em um dia de muito calor, por volta de 32 graus, com poucas pessoas nas ruas e várias refugiando-se em suas casas, escritórios, ou sob a sombra das poucas árvores que restaram nesta cidade, deparo com uma camisa parecida com a do São Paulo em plena Rua Augusta. ''É do Santa Cruz'', pergunto, já sabendo a resposta. ''É, mas eu torço mesmo é pelo Corínthians aqui e pelo Náutico lá em Pernambuco'' foi a surpreendente resposta. E acrescentou: ''o Santa Cruz caiu para a série D do Brasileirão''...Para os não familiarizados com estas picuinhas futebolísticas, é como se eu de repente decidisse botar uma camisa do Corínthians( inimigo mortal do meu São Paulo)para sentir qual seria a ''recepção''...Pois este camarada, o seu Severo, veio lá da Paraíba há cerca de 35 anos. E o que ele mais gosta- possuidor que é das camisas dos 3 grandes clubes pernambucanos- é de ''sentir a recepção das pessoas na rua''. Até prometeu que ''amanhã vou vestir a do meu Náutico, pode vir conferir''. Gozador este seu Severo, não fazendo- graças a Deus- jus ao nome...Assim é o brasileiro típico, unido pelas piadinhas e gozações do futebol. Só não me peçam para fazer como ele e botar a camisa do Corínthians( Deus me livre!). Alcnol.

O rebaixamento do Vasco da Gama...

Ouvido em um ponto de táxi perto aqui de casa: ''- minha única alegria este final-de-semana foi o rebaixamento do Vasco da Gama''. Certamente o autor desta frase deve ser torcedor ou do Flamengo ou de algum dos rivais do Vasco lá no Rio de Janeiro...Confesso que também fiquei contente com o rebaixamento do Vasco. E que, por incrível que pareça, o rebaixamento marca pontos para a equipe da Cruz de Malta do ponto de vista ético. Explico. O Vasco merece ser rebaixado pelo ''conjunto da obra''. Ou seja, nos últimos anos a equipe de São Januário( tetracampeã do Brasileirão)andou sempre ameaçada de cair para a Segundona. E sempre- ''miraculosamente'', com a ajuda de adversários ou de árbitros que, providencialmente, marcavam ''aquele pênalti milagroso'' na última hora- escapava nas últimas rodadas. Ao invés de disputar títulos, como de costume, ou mesmo vagas na Libertadores ou Sul-Americana, a numerosa torcida cruz-maltina tinha de se contentar com o simples ''escapar'' da Segunda Divisão. E isto ano após ano...Além de suas medíocres performances dentro de campo, a diretoria do Vasco ainda era comandada por indivíduos de moral duvidosa. Que, supostamente em nome dos interesses da equipe, ainda articulavam inúmeras manobras nos bastidores. Aliando-se ao que há de pior no comando do futebol brasileiro. Pois este ano, vejam só, o próprio treinador Renato Gaúcho sugeriu que os dirigentes vascaínos utilizassem o surrado instrumento da ''mala'' ( ''branca'' ou ''preta'', não importa a cor e sim o conteúdo ético disto...). E pasmem: o novo Presidente do Vasco, Roberto Dinamite, disse um sonoro ''Não!'' a todas estas tentativas...O Vasco jogou sucessivamente em São Januário contra São Paulo e Vitória. E, reconheça-se, em nenhum destes dois jogos houve a menor suspeita contra a arbitragem. E mais: contrariando velhas práticas, em nenhuma destas duas partidas o árbitro marcou pênaltis duvidosos a favor do time da casa...Mas então, se o Vasco está se recuperando moral e eticamente, por que cair? A queda, concluímos, é a maior prova da recuperação ética do Vasco da Gama. Caiu porque não corrompeu, não pressionou, não falou em ''viradas de mesa''...O Vasco que caiu é um novo time. E certamente saberá, dentro e não fora de campo, por suas próprias forças, e com o apoio de sua numerosa torcida, dar a volta por cima...PS: Aquele Vasco da Gama que me dava raiva, aquele contra o qual torci, aquele pelo qual fiquei feliz pelo rebaixamento, este Vasco está morto. Agora, salvo para futuras gozações em cima de meus amigos vascaínos, não há mais motivos para torcer contra o Vasco...E nem precisa pois, neste momento, ele está literalmente ''no fundo do poço''( lamento, mas a vontade de fazer graça é maior do que tudo nesta hora...). Alcnol.

Enfim, Estação Corínthians/Itaquera...

Na hora em que cheguei à estação Corínthians/Itaquera- repito, o passeio todo feito com a finalidade de ''esquecer'' o jogo final do São Paulo contra o Goiás- já passava das 5 horas da tarde de domingo. Em função disto, e como ainda tínhamos outros lugares a conhecer, não pudemos estender este passeio aos arredores da estação e à sede do Arqui-rival e inimigo Sport Clube Corínthians Paulista...Fica para uma próxima oportunidade...Voltando para a estação Tatuapé, ouvi fogos do lado de fora do vagão do metrô. Dois senhores de mais idade conversavam do meu lado, e um deles disse que ''devia ser gol do São Paulo''. ''Graças a Deus'', eu me traí. Sorte que os dois também eram são-paulinos...Detalhe: se o gol fosse do Goiás os fogos de corintianos, palmeirenses e santistas também seriam numerosos. O que não me tranqüilizou até o momento em que ouvi de um motorista de táxi que o São Paulo estava mesmo ganhando por 1 a 0...PS: Taí a estação Corínthians/Itaquera, felizmente pintada com o vermelho do nosso São Paulo( ponto para nós...). Ao lado, terminal de ônibus.