quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Feijoadas das quartas-feiras...








Já me perguntei uma vez por que só aqui em São Paulo são servidas feijoadas às quartas-feiras. Talvez porque, no que se refere a ganhar dinheiro, paulistanos não brinquem em serviço...Sob esta lógica, por que não acrescentar um dia de feijoada na semana? , deve ter pensado o inventor das feijoadas de quarta. Se você quer apenas comer uma boa feijoada, não importa qual o dia ''certo''. Aqui, com certeza, pode encontrar- nas casas não especializadas em feijoada- o prato nestes dois dias. Uma delas, e imperdível, é a feijoada ''decomposta''( servida em bufê, por porções: couve, torresmo, feijão com carne seca, feijão com lombo de porco, farofa, batata palha, etc.)do restaurante ''Capim Santo''( Alameda Ministro Rocha Azevedo, duas quadras da Avenida Paulista). Hoje eu fui- mais uma vez- conferir. Esta substanciosa feijoada é um desafio para os glutões. Por mais que queira, não consigo passar da primeira porção( diga-se, um prato CHEIO de feijão nas mais diversas versões...). Não sobra espaço para mais nada. O que pode parecer ''pouco'' aos olhos acaba revelando-se uma das mais substanciosas refeições... ''Mais nada'' talvez seja um pouco de exagero. Para matar saudade da cidade de Fortaleza-CE, visitada há poucas semanas, pedi também uma bela tapioca( feita com manteiga e queijo coalho)... Nas fotos do belo jardim um raro momento em que as mesas gigantes estão vazias- pouco depois do meio-dia. Não é raro deparar com grupos gigantescos de executivos e turistas dos mais diversos países. Precisa explicar ainda mais o porquê de tanto sucesso? Alcnol. PS: O meu ''pratinho'' é este aí da foto de baixo...

Sorveteria ''50 Sabores'': um post à parte...


O sorvete que pedi nesta última tarde em Fortaleza- CE valeria, por si só, um retorno bem próximo à capital cearense: uma bola de tapioca, e outra de castanha-do-pará( com pedaços de castanha-do-pará e tudo...). Esqueça a pressa( para assistir os jogos de futebol na TV- às 16 horas, no horário local), esqueça o calor. Esqueça todos os ''problemas''( palavra quase proibida no que se refere a uma viagem a Fortaleza...). Eis um momento que, quanto mais passa o tempo, mais se assemelha a uma ''iluminação''. O sorvete tem preço- muito inferior ao seu real valor. O ''resto''(a brisa que vem do mar, o belo final de tarde que se descortina à nossa frente)sai ''de graça''...Alcnol. PS: ''Despedindo-se'' da belíssima capital cearense, até um próximo retorno...PS2: Eis uma cidade capaz de agradar até os amantes do frio, como eu...

Despedida de Fortaleza: passeio à beira-mar...


''Tudo o que é bom tem de acabar'', diz o ditado popular.Assim também o nosso agradabilíssimo passeio na capital cearense...Nesta agitada tarde de domingo( quando teríamos os decisivos confrontos entre Botafogo x São Paulo- transmitido pela Globo para Fortaleza- e Flamengo x Goiás, pelo Campeonato Brasileiro), é natural que tenhamos acelerado o nosso ritmo para, ao mesmo tempo, nos despedir da belíssima cidade do Nordeste brasileiro e conseguir torcer para o nosso time( que perdeu por 3 x 2, mas manteve a liderança)e ''secar'' o adversário(que ficou em um simples empate por 0 x 0 com a equipe goiana, no Maracanã). Mas estou me antecipando: por enquanto o que há, de fato, concentrando todas as nossas atenções, é a inesquecível vista da Avenida Beira-Mar em uma tarde de domingo. Com a- vejam como estes cearenses são uns piadistas- sua ''Praça dos Stressados''( a grafia é esta mesma...)de frente para o mar( poderíamos dizer que lá é só uma: aqui TODAS as praças- e ruas- estão repletas de ''estressados''...), culminando com uma sensacional passada pela melhor sorveteria de Fortaleza: a ''50 sabores''( tema do próximo post...).

Almoço de domingo: ''Le Diner''


Definitivamente, o almoço do último dia na capital cearense foge de qualquer caracterização de ''tipicidade''. Isto porque o restaurante ''Le Diner'' está localizado( Avenida Santos Dumont, 3636- Aldeota)em um mini-shopping que reúne posto de gasolina e livraria( Siciliano, onde não consegui usar o meu cartão fidelidade da rede Saraiva, mas adquiri os raríssimos- e caros: R$9,00 cada, preços de Fortaleza- jornais ''O Globo'' e ''Folha de São Paulo, edições de domingo...). Na entrada da Livraria deparamos com uma escada. O ''Le Diner'' fica no topo. Bonito, ar refrigerado, frequentadores com jeito de quem passou longe das praias nesta quentíssima manhã de domingo, com telas de plasma que passavam mensagens inspiradoras e imagens idem...O forte, segundo o Guia 4 Rodas, são as receitas que ''mesclam a cozinha francesa com influências orientais''. Isto ficou claro no (bom)prato que pedi: ''camarão ao molho oriental''. Saímos do local para deparar com a ''realidade'' do lado de fora: calor acima de 30 graus, sem vento para amenizar, e ausência de táxis( o que nos forçou a uma caminhada, sob o sol, de cerca de 2 quilômetros até um Shopping ''vizinho''...). Ao menos eu não teria mais de procurar pelos jornais de fora- que, em Fortaleza, não ficam expostos como os locais no balcão, e sim devem ser pedidos ao jornaleiro, que os tira de alguma gaveta do fundo, como se fossem mercadorias proibidas...Detalhe: o ''Estado de São Paulo'' de domingo foi impossível encontrar( o que daria, no total, uma conta de quase 30 reais pelos 3 periódicos do ''centro-sul''...).

Manhã de domingo na Praia do Futuro( Fortaleza-CE)...


Já na manhã de sábado, eu havia sido conquistado pela região da Praia do Futuro. A tal ponto que, no dia seguinte, decidi voltar para a mesma área. Com um detalhe: em uma ''barraca'' diferente. O que vimos- e vamos mostrar agora neste blog- superou quaisquer expectativas: piscinas, redes para descansar, bandejas de frutas servidas na areia, ''pufes'' para deitar na praia...O profissionalismo destas ''barracas'' de praia de Fortaleza supera quaisquer noções pré-concebidas que nós possamos ter. Depois disto, nunca mais irei a uma praia- onde quer que seja- daqui para a frente sem esperar o melhor...Alcnol.