domingo, 7 de julho de 2013

''Os novos ativistas digitais''- reportagem da Revista Época desta semana- e seus limites...

''Pelo Facebook chamei 1.400 pessoas para participar de uma manifestação. No dia, apareceram 15 mil''( Jimmy Lima, 17 anos).
Se antes a maior dificuldade deste país parecia ser o eterno ''conformismo'' de seus habitantes, sempre comparado com a capacidade de mobilização dos argentinos, agora a principal pergunta que poderia ser feita é: ''o que fazer com tanta energia?''.
Do mesmo modo como a Internet pode atuar como uma espécie de ''agente aglutinador'' de toda a indignação dos brasileiros em relação ao seu sistema político, a rede também possui os seus limites. E estes foram expostos nestas últimas semanas de protestos.
Qual é a ''cara'' da Internet hoje ?
Sabe-se que, enquanto pessoas de todas as idades- principalmente os jovens- alimentam sites como o Facebook, paralelamente prosperam crimes cometidos por ''hackers'' e o discurso do ódio           ( racista ou puro ''bullying'' dirigido contra gordos,  gays, e todos aqueles que não enquadram ao ''padrão'' habitual).
Se a Classe Média alimenta o ''sonho'' de transformar as nossas ruas em uma versão renovada da ''Ágora''( espaço público)criada na Grécia Antiga, em que todos os cidadãos participavam das decisões políticas, outros saem às ruas imbuídos apenas de um forte sentimento ''anti-sistema''.
Uns querem debater. Outros, meramente destruir...
Os que saíram com suas ''bandeirinhas  brancas'' contra a ''violência policial'' ficaram chocados quando viram que o ''cara ao lado'' só queria atirar pedras em ''símbolos do Poder'' como a Prefeitura de São Paulo e algumas cabines de Polícia...
''Jimmy pediu paz, mas vândalos atacaram o Itamaraty. Com medo, o organizador da passeata foi embora para casa''( outro trecho da mesma reportagem da revista ''Época'').
Nestas horas, lembro da frase célebre do filósofo francês Voltaire: ''Discordo de tudo o que você disse, mas defendo até à morte o seu direito de afirmar isto''( citação não literal- a ideia é mais ou menos esta...).
JAMAIS irei hostilizar alguma pessoa por dizer algo diferente do que eu penso. Ou por ser diferente do que eu sou...
Lembremos, porém, que o livre debate político acaba sendo ''sacrificado'' em algumas situações por aqueles que preferem utilizar outras ''armas''.
Quando todos gritam ao mesmo tempo, ninguém consegue ouvir o que os outros estão dizendo...
Os protestos, que pareciam incontroláveis no início, enfraqueceram exatamente por sua heterogeneidade( muitas bandeiras e palavras de ordem diferentes).
Eu quero que os ''Jimmys'' de todo o Brasil continuem indo às ruas com seus cartazes. Eles nos lembram o quanto é preciso fazer ainda para transformar este país em um lugar minimamente decente...Lembram aos nossos representantes de onde é que vem o seu Poder...
Sua ira é ''santa'', justa...
Quando os ''Jimmys'' sentem medo do que acabou derivando de seus bons propósitos, e o cenário acaba sendo dominado por outras figuras( vândalos, arruaceiros, bandidos, etc.), isto sim é que me dá medo...
Se a Internet hoje virou uma ''terra de ninguém'',  isto não significa que as nossas ruas devam virar a mesma coisa...
Alcnol.

O papel CENTRAL dos sentimentos em nossa vida...

Atenção: assim como o Amor, o Ódio exerce um papel DECISIVO para LIGAR algo a alguém à nossa vida...
Se quer ''livrar-se'' de algo ou de alguém, procure modificar primeiro o seu foco- não dando tanta ATENÇÃO ao seu problema/á pessoa que tanto o/a incomoda...
Alcnol.

Quem tem paciência ou tempo para olhar para o céu?

Bom, aparentemente eu tenho...
E este era o céu de Curitiba naquele dia...
O tempo daqui, embora pareça constantemente ''zangado'', na verdade é bastante ''instável'': uma verdadeira ''montanha-russa'' de manhãs geladas, tardes ensolaradas, nevoeiros, chuvas, às vezes ''tudo isto em um só dia''...
De ''tédio'' aqui não se morre...
Alcnol.

Descendo do ''topo das Mercês'', ainda dá para ver isto...

Cá para nós: tanto lá no ''topo'' quanto aqui ''em baixo'' é tudo muito bonito, não?
Que o bairro Mercês continue a ser este ''pulmão'' da cidade de Curitiba...
Alcnol.

Primeiro a placa. Mas acho que a vista ao fundo é bem mais bonita, não ?

Mercês. Rua Luiz Barrozo...