quarta-feira, 13 de maio de 2009

Outro prédio com jardim aberto, sem grades a separá-lo da rua...

Qual a probabilidade de achar algo semelhante em uma cidade repleta de grades, seguranças pagos e muros? Mínima. No entanto, após ver o primeiro- no bairro do Paraíso, próximo à Avenida Paulista- já encontrei um outro( mostrado no post ''padrões'')em plena Alameda Casa Branca, nos Jardins. E, vejam só quanta coincidência, agora já há até um terceiro- objeto deste post. Em plena Alameda Campinas, também nos Jardins. Reparem que esta não é uma série planejada. Até ver o primeiro do gênero, sequer imaginava haver algo semelhante em plena cidade de São Paulo. A regra, quase absoluta, é a existência de jardins exclusivos e murados/ cercados de inúmeras grades. Entregadores e visitantes de alguns prédios chegam inclusive a passar por um longo processo que inicia primeiro em uma espécie de gaiola para, após a identificação, poderem passar para o interior do edifício... Vários jardins contam até mesmo com uma cobertura vegetal para se camuflar dos olhares indesejados dos passantes...Neste contexto, achar alguns prédios com jardins abertos para a rua é quase um milagre...Mas aviso que a série não se encerra por aqui. Ontem, em pleno bairro do Pinheiros- após o almoço- descobri um quarto edifício nestes moldes. A ''moral da estória'' é que só podemos achar algo quando estamos preparados, prontos para concebê-lo...Como imaginar algo que nem sabemos como é? Uma vez visto algo semelhante, a probabilidade de acharmos outras coisas do gênero cresce bastante...Alcnol.

Rua 13 de Maio, no Bexiga...

Ao contrário daqueles horríveis ''corredores''- que, feitos apenas para a circulação mais rápida de veículos automotores, eliminaram totalmente os espaços para pedestres e ciclistas- esta Rua 13 de Maio, no Bexiga, ainda não foi ''modernizada'' pela atual Administração da cidade de São Paulo. Por isto mesmo, conta com um simpático vão central com espaço para árvores e pedestres( assim como aquele da Avenida Sumaré, já mostrado aqui, e o canteiro central da Avenida Faria Lima...). Sinal de que ''nem tudo está perdido por aqui''. Um dia ainda vão se lembrar dos condutores de outros veículos de transporte, como as bicicletas...Sem contar os milhões de pedestres, que não poluem o ar da cidade nem sobrecarregam as suas vias...Nosso passeio continua, assim, pelo canteiro central da Rua 13 de Maio, no tradicional bairro da colônia italiana: o Bexiga. Em São Paulo. Agora, ideal mesmo é o modelo de uma Avenida no centro de Florianópolis, mostrada aqui nos posts do final do ano passado, onde vi- no largo canteiro central- várias crianças andando de bicicleta e brincando...Será que aqui em São Paulo ainda conceberemos um modelo semelhante algum dia? Infelizmente os (políticos)paulistanos ainda são muito ''práticos'' e ''funcionais'', e pensam em coisas do gênero como ''desperdício de tempo e dinheiro''...

Passeio nos arredores da Paulista- agora rumo ao ''Bexiga''...

Depois de uma breve passagem pela ''Rua dos Franceses''- já mostrada aqui- e pela inédita ''Rua dos Ingleses''( cheia de casarões históricos, como mostram as fotos do post anterior), finalmente descemos as escadas ao lado do Teatro Ruth Escobar rumo ao tradicionalíssimo bairro do ''Bexiga'', na capital paulista...Lá embaixo a pracinha ''Dom Orione''. Nosso próximo passo será descer a Rua 13 de Maio rumo a alguma das atrações do bairro do Bexiga. Apertem seus cintos de segurança, que o passeio vai começar...Alcnol.