quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Rua Garcia D'Ávila em Ipanema: outra Oscar Freire?

O suplemento ''Veja Rio'' deste último final-de-semana publicou uma matéria especial sobre o comércio de luxo carioca. Claro que não poderia esquecer esta Rua em Ipanema que lembra um pouco a nossa paulistana Oscar Freire, com lojas de luxo como H Stern, Louis Vouitton, Nespresso( venda das máquinas). E tem também um Alessandro & Frederico Café( e uma pizzaria da mesma rede bem próxima), um Mil Frutas Café( onde servem, além dos incomparáveis e irresistíveis sorvetes que já provamos no Shopping Cidade Jardim, café da manhã e inúmeras guloseimas), um restaurante, o Le Vin/Rio quase ao lado- mas na Rua Barão da Torre- lojas da Puma e da Ellus. Só não dá para comparar com a Oscar Freire pela falta de espaço: a Garcia D'Ávila termina na Lagoa, a meros dois quarteirões desta área ''badalada''. Outro ponto a menos: o belíssimo Nespresso dali, com 3 andares, não serve cafés e doces como a loja de São Paulo...Um desperdício de espaço...O terceiro andar, com vista para toda a rua, serve exclusivamente para um grupo seleto de compradores das cafeterias expostas na loja...

''Estilo Leblon''

O Leblon não se resume às caríssimas e exclusivas coberturas à beira-mar. Mesmo não morando ali, nem nos hospedando em hotéis ''classe A'' como o Marina Palace, é possível passar bons momentos tanto no calçadão- bebendo uma água de coco- quanto em tranqüilas ruazinhas que mais lembram uma cidade do interior...Claro que o Leblon também tem os inevitáveis carros, e seus motoristas desrespeitando sinais e buzinando insistentemente( e inconvenientemente...). Uma dica é esquecer os automóveis por ali, e dar umas boas voltas pelo acolhedor lugar para melhor conhecê-lo. Bons restaurantes, livrarias, banquinhos na calçada, casas de suco, botecos, lojas de produtos naturais, lojas, galerias, e até dois shoppings: o Leblon é mesmo um assunto à parte quando se trata de Rio de Janeiro. E não pretenda conhecê-lo de uma vez só, nem após ''n'' viagens ao Rio. O Leblon é inesgotável...E pode ser comparado à região paulistana dos Jardins, mas com mar...Imagens 1 e 2: bancos na calçada em frente a uma casa de sucos do Leblon...Imagem 3: as características bolas de ferro espalhadas nas ruas, junto aos sinais. Imagem 4: mesas na calçada no Mundo Verde do Leblon, onde comi ''inúmeras'' tortas de banana( por que é que a mesma rede não vende estas tortas nas filiais paulistanas???!). Imagem 5: prédio de dois andares, mantém ainda os resquícios dos ''áureos tempos'' da Cidade Maravilhosa...Imagem 6: praça do Leblon, bem tranqüila...Imagem 7: o ''final'' do Leblon, nas imediações da Rua Dias Ferreira( objeto de outro post).

Falando em livraria, duas imagens da Livraria Travessa do shopping Leblon...A cadeira com ''salto alto''...

A primeira mostra livros sobre moda, ao lado de uma manequim...E a segunda, mais estranha e engraçada, é a desta cadeira com ''saltos altos''( quando vi a primeira vez não acreditei, até cair na gargalhada...).

Já que o assunto é livraria...

Não dá para não passar na ''Letras e Expressões'' de Ipanema, na Renovar( também é Editora de livros jurídicos, e tem um café interno), na Travessa de Ipanema e na recém-inaugurada Travessa do shopping Leblon( um bom motivo para ir ao shopping em uma região em que o grosso do comércio de qualidade está bem representado nas ruas...). PS: As duas últimas imagens( as de baixo)mostram a Livraria da Travessa de Ipanema( Rua Visconde de Pirajá)e a Livraria Renovar( também na Visconde de Pirajá). As demais fotos foram tiradas na Travessa do Shopping Leblon( muito parecida com a Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim, com dois andares e café...)

Ainda Rua Dias Ferreira: Livraria Argumento

Assim como os restaurantes todos que marcam a paisagem desta pequena rua, as duas livrarias- Argumento e Letras e Expressões, esta última com funcionamento 24 horas- merecem um post especial. Simplesmente não dá para visitar a Cidade Maravilhosa sem dar uma passadinha nesta Livraria Argumento do final do Leblon. Com café nos fundos, ambiente confortável e espaçoso e, o principal, muitos livros, a Argumento da Rua Dias Ferreira nos dá a sensação de que estamos em outro país. Quem sabe na França, em Paris?

Lugares tradicionais da Zona Sul

Aqueles que eu fotografei de fora, sem maiores comentários, foram aqueles que eu registrei da rua, nas caminhadas. Entre estes, alguns lugares de muito sucesso entre cariocas e turistas, como a Pizzaria Guanabara( bastante antiga), o empório e restaurante Garcia & Rodrigues, e o botequim Bracarense( perto dali, a uns duzentos metros, já era possível ouvir toda a gritaria e balbúrdia do lugar...).

Estes cariocas são mesmo uns gozadores...

Só assim mesmo para entender como eles conseguem batizar botequins com nomes tão engraçados e esquisitos, como ''Conversa Fiada'' e ''Espelunca''...E a loja de malas, chamada ''Mala Amada''??? A gozação faz parte da alma do lugar, diga-se de passagem. Os principais alvos, agora, são os vascaínos, na iminência de cair para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro...O espírito gozador, engraçado, dos cariocas ameniza todas aquelas tradicionais notícias que lemos relacionadas à cidade: balas perdidas, assaltos, tiroteios...Talvez pela visita do Presidente da Rússia na segunda 24/11, acompanhado pelo Presidente Lula, o fato é que vimos muito poucos moradores de rua no Rio...E o Natal ainda está longe...

Novidade gastronômica carioca: restaurante Roberta Sudbrack

O lugar é ''novidade'' para mim. Na verdade, esta competente chef Roberta Sudbrack já tem uma longa trajetória profissional. Segundo a revista ''Veja Rio'', edição especial ''Comer/ Beber'' 2008/2009", ''o ex-Presidente Carlo Ciampi disse, numa ocasião, que o risoto de carne seca preparado por ela poderia fazer parte de um banquete renascentista. Fidel Castro pediu para anotar a receita do queijo brie gratinado ao vinagrete de framboesa. E Fernando Henrique Cardoso exigiu, quando a chef comandava a cozinha do Palácio da Alvorada, que nas quartas-feiras fosse servido o picadinho...''. A revista conclui enfatizando que Roberta ''produz pequenas obras-primas de frescor e leveza extraordinários''. Uma particularidade deste lugar aprazível: o cardápio oferece apenas uma opção na hora do almoço( completa, com entrada, almoço e sobremesa). É ''pegar ou largar''...Confiantes no histórico da chef, e nas enfáticas recomendações de uma amiga paulistana que já conhecia o estabelecimento, embarcamos nesta experiência única de cheiros e sabores...De entrada uma salada de folhas verdes com ovos e atum, temperada com limão siciliano( bem substanciosa, graças às proteínas dos ovos e do atum adicionados, já garantiu de cara uma satisfação digamos de 50%...Para os menos gulosos poderia mesmo substituir um prato principal...). O couvert, com pães quentes e manteiga, também vale a pena, diga-se de passagem...Prato principal: carré de cordeiro com batata ''sauté''. ''De gemer''( de prazer, diga-se, não de dor...). Inesquecível. Bela combinação que já nos deixou plenamente satisfeitos, mas ainda havia a sobremesa( ou melhor, sobremesas...). Na sobremesa que acompanhava esta seqüência principal, canole de maçã com calda de doce de leite e farinha de pistache. Eu nem gosto de comer doces de maçã, mas neste caso ''esqueci'' minhas tradicionais aversões ou preferências para embarcar nesta viagem gastronômica proporcionada pela Chef...Mas ainda teve mais, para garantir um ''fecho de ouro''. De surpresa, também degustamos o sensacional sorvete de banana da casa, feito com bananas bem maduras. Sabem aquele bonequinho do jornal ''O Globo'', que aparece ao lado dos comentários dos filmes? O meu, ao concluir esta primeira visita a este Restaurante Roberta Sudbrack, estaria batendo palmas de pé...Desejamos longa vida ao estabelecimento, ao qual certamente retornaremos em nossa próxima visita ao Rio de Janeiro...Alcnol. Imagem 1: a tranqüila Avenida Lineu de Paula Machado, no Jardim Botânico, onde está situado o Roberta Sudbrack. E a seqüência de pratos e sabores: sorvete de banana, canole de maçã, carré de cordeiro, salada com atum e ovos...

Rua Dias Ferreira, no Leblon, concorre com a nossa Rua Amauri...

Já publiquei um post aqui chamando a nossa Rua Amauri de ''rua dos restaurantes'', tal a quantidade destes esbabelecimentos reunidos em um mesmo espaço. Porém, neste quesito, a badaladíssima Rua Dias Ferreira- no Leblon- é incomparável: tem o Celeiro, o Carlota, e todos estes que vocês verão nas fotos deste post...Motivo extra para visitá-la: a Livraria Argumento...A Dias Ferreira tem outra vantagem sobre ruas similares de outras cidades: ela simboliza o verdadeiro ''estilo carioca'' de vida( caminhadas- e não automóveis- são suficientes para ir à praia, para visitar as livrarias todas, tomar os nossos sucos, voltar para Ipanema...).