sábado, 20 de junho de 2009

Panorama do Cinema Francês no Brasil e exibição de mais um bom filme...

Com início no último dia 16 de junho, ontem teve prosseguimento a Mostra de Cinema ''Panorama do Cinema Francês no Brasil''- no complexo de cinemas Reserva Cultural( Avenida Paulista). O ponto alto da noite foi a exibição do longa ''Bem Vindo''( Wellcome), que mostra a árdua tentativa de um imigrante do Curdistão de entrar na Inglaterra por todos os meios. O rapaz, habilidoso jogador de futebol, sonhava rever a namorada e jogar no Manchester United ao lado de Wayne Rooney e Cristiano Ronaldo. Primeiro tenta- como os seus compatriotas, mediante o pagamento de um valor de 5oo euros- entrar de caminhão. Porém, como os guardas britânicos utilizam moderníssimos ''detectores de carbono''- obrigando os imigrantes ilegais a colocar sacos no rosto para tentarem passar despercebidos( e o nosso protagonista da estória havia sido torturado por soldados iraquianos exatamente desta forma), ele acaba resistindo ao uso deste recurso desesperado, e todos são apanhados e enviados para um centro de refugiados no norte da França. Lá, o rapaz decide entrar a todo custo na Inglaterra a nado. Sua situação desperta a simpatia de um professor de natação deprimido após a separação de sua mulher, que se dispõe a treinar o jovem atleta. O professor arrisca a própria carreira e a liberdade, uma vez que há draconianos regulamentos locais proibindo qualquer espécie de ajuda ou contato com imigrantes...No que se refere ao tema, pelo que vemos na exibição deste filme, vige o mais completo Estado Policial, nos mesmos moldes dos regimes de exceção comuns em todo o mundo. Embora não estejam presos, e conservem o seu direito de livre circulação, os imigrantes são isolados e tratados como ''persona non grata''( ninguém pode auxiliá-los ou entrar em contato com eles, comerciantes proibem sem qualquer justificativa sua presença no interior de seus estabelecimentos, e ainda são estreitamente vigiados pela Polícia). A determinação do rapaz curdo, sua vontade de atravessar o gelado Canal da Mancha a nado se necessário, atrai a simpatia de seu instrutor e de todos nós da plateia. Trata-se da luta desesperada de um ser humano por seu amor e por sua liberdade. Como o filme pode ser exibido ainda nestes próximos dias da Mostra, evitaremos contar o seu final. Que é bastante comovente, adiantamos...Falando na Mostra, o nível de pelo menos 3 das obras exibidas é excepcional, e os apreciadores do cinema francês só tem a ganhar assistindo-a ou, em breve- espera-se- às estreias oficiais dos filmes mostrados em primeira mão esta semana. Alcnol.

Painel na Praça dos Omaguás, Pinheiros

Praça dos Omaguás, proximidades da Fnac- Pinheiros. Flagramos no último sábado, quando fomos almoçar outra vez no restaurante ''Gardênia'', este painel na fachada de uma das lojinhas do lugar...

Flores na Alameda Santos...

A Alameda Santos, em especial na região próxima à Avenida Rebouças, é uma via de grande movimento. De domingo a domingo. Hoje à tarde, passando pelas imediações de um supermercado da rede Pão de Açúcar, registramos estas belas flores aqui. Certamente ignoradas por muitos dos ''apressadinhos'' que passam por aquele lugar- de carro ou caminhando- que nem sequer suspeitam da existência de tanta beleza em uma cidade tida como ''árida'' e ''cinza''- como São Paulo...Detalhe: só podemos vê-las se olharmos para cima, e um amigo disse-me recentemente que ''os paulistanos não costumam olhar para cima''...Alcnol.

Novas salas de cinema no Shopping Paulista...

Mesmo que as salas de shopping costumem exibir habitualmente uma programação, digamos assim, mais ''comercial', sempre é bom tomar conhecimento da inauguraçao de mais cinemas. São mais opções para os amantes da ''sétima arte''. A região da Avenida Paulista é, reconhecidamente, uma área muito bem servida de salas. E, agora, acaba de ganhar mais 7 salas da rede Cinemark no Shopping Paulista, em um andar específico( chamado de nível ''Jardins''...). Fomos lá para conferir e, de quebra, assistir um bom filme: ''Intrigas de Estado'', com Russell Crowe. ''Cinemão'' no velho estilo, mostrando o cada vez mais raro jornalismo investigativo. Claro que, sinal dos tempos, o jornalista acaba sendo auxiliado por uma blogueira bem mais jovem( e muito bonita: a atriz Rachel McAdams...).