sexta-feira, 5 de junho de 2009

Estádio do Canindé- II

O melhor de poder assistir a partida de times adversários é a liberdade com que podemos, além de prestar de vez em quando atenção ao jogo, passear pelas dependências do estádio- com um olho também no que está acontecendo nos bastidores...Antes uma curiosidade: o estádio do Canindé, à beira da Marginal Tietê( proximidades do Terminal Rodoviário de mesmo nome e do Shopping Center Norte)já pertenceu ao São Paulo Futebol Clube, e foi gentilmente cedido à equipe da Portuguesa...De lá o tricolor paulista partiu para a construção de seu próprio campo- o Estádio do Morumbi- e para a conquista de glórias imortais( Hexa do Brasileirão, Tri da Libertadores e Tri- Mundial Interclubes...). Visitar o Canindé é, para nós são-paulinos, rever um pouco da nossa própria história...Voltando ao presente, descubro que também os torcedores da ''Lusa'' são bastante apaixonados e, diante de um interminável 0 X 0 dentro de sua própria casa, os palavrões começam a pipocar aqui e ali...Ao mesmo tempo, paradoxalmente, o ambiente todo é bastante ''família'', com criancinhas e vovós- que devem fazer ''ouvidos de mercador'' para todos aqueles palavrões soltados pelo ar...A área mais ''quente'' de todo o estádio, cuidadosamente procurada por mim, era esta divisa entre os torcedores da Portuguesa e cerca de 200 a 300 torcedores do Bahia espremidos em uma faixa estreita em um canto. A separá-los apenas poucos policiais e algumas cordas. Provocações pesadas de ambos os lados animavam um pouco o clima de uma partida que, dentro de campo, parecia arrastar-se...Alcnol.

Estádio do Canindé, final do passeio de sábado...

Eu ''quase'' cheguei ao Shopping Villa Lobos de trem. Mas, para ir embora, foi indispensável pegar um táxi até a próxima estação de metrô. O motivo de tanta pressa? Neste mesmo dia, às 4 da tarde, jogariam Portuguesa X Bahia- no estádio do Canindé- pela Série B do Campeonato Brasileiro...Mesmo chegando com um pouco de atraso, nós estivemos lá para conferir um pouco do jogo e, principalmente, deste lugar que faz parte do folclore da cidade de São Paulo...

Vila Belmiro- X

Finalizamos neste post o nosso passeio pelas dependências do estádio do Santos- a Vila Belmiro. Antes, uma passagem pelos camarotes ''Defensores da Vila''( à beira do gramado), cada um com o nome de um grande goleiro da história do ''Peixe'': o uruguaio Rodolfo Rodriguez( que protagonizou uma incrível sequência de 4 defesas dificílimas na mesma jogada, que até hoje é lembrada por comentaristas esportivos)é um deles. O outro é o ''nosso'' Zetti, que também fez bonito vestindo a camisa número 1 do São Paulo...Ao sairmos deparamos com um grupo de crianças que se preparava para fazer o mesmo percurso. Confirmando que o Santos investe em seu futuro, cortejando os torcedores-mirins...Saindo do Memorial, entramos em uma loja de material esportivo bancada pelo patrocinador da equipe. Lá, a evoluçao do escudo do Santos( em várias versões, até chegar à atual). Nos próximos posts continuaremos com o nosso passeio pela cidade de Santos, ainda longe de chegar ao fim...Alcnol.