segunda-feira, 8 de março de 2010

Terminal Sacomã, em um post ''a lá Twitter''...

Visual ''futurista'' das lojas do Terminal de Ônibus do Sacomã...

Último dia em Florianópolis, na viagem de dezembro( 2009)...

Entregue o carro nas imediações do Aeroporto de Florianópolis, partimos( de táxi) para o que seria o nosso último almoço na Ilha de Santa Catarina.
Na região de Barra da Lagoa- margens da Lagoa da Conceição- o restaurante ''Ponta das Caranhas'' foi eleito na categoria ''melhor cozinha de peixes e frutos do mar'' pela ''Veja Santa Catarina 2009/2010.
Nada melhor para aguçar a nossa curiosidade sobre este lugar...
E ele não nos decepcionou. Com um píer, onde atracam barcos que trazem clientes, mesas na beira da Lagoa, e um visual único, o ''Ponta das Caranhas'' é um lugar que vale a pena ser visitado.
E, como veríamos naquele quente domingo do mês de dezembro do ano passado, não são poucos os interessados em fazê-lo...
Ainda mais quando se trata de ''devorar'' as fumegantes moquecas da casa, como esta de nosso pedido: moqueca de peixe com camarão...
As porções, como dá para reparar e como é típico dos restaurantes de Santa Catarina, são muito ''bem servidas''( entre aspas por se tratar de uma expressão popular, e não por não corresponder à realidade...).
Nas paredes, inúmeros adereços de inspiração marinha...
PS: Nos próximos posts mostraremos nosso último passeio por Florianópolis na tarde daquele domingo de dezembro, e a partida  rumo a Curitiba- PR...

Restaurant Week: jantar no japonês ''Shintori''...

Poucas vezes costumo jantar fora de casa. Mas a Restaurant Week, com seus preços bem abaixo da média, acabou servindo como um incentivo.
Nada melhor do que aproveitá-la para, por exemplo, conhecer um belo restaurante japonês na Alameda Campinas- a 200 metros da Avenida Paulista- chamado ''Shintori''( antes ''Suntori'', inaugurado em 1975).
Mas não devo comparar um jantar de Restaurant Week, mais simplificado, com o menú-degustação de outro estabelecimento de culinária japonesa que visitei( aliás, foi o primeiro restaurante japonês já mostrado neste blog de quase 3 anos de existência)dias antes: o ''Aizomê''. Isto porque o que provei nesta última casa estava bastante acima da média. E será difícil encontrar outro estabelecimento que esteja à altura dos padrões do ''Aizomê''. Mesmo assim, continuaremos tentando achar...
Para fazer justiça, comparemos o jantar do ''Shintori'' a outros pratos de Restaurant Week- e aqui ele não faz feio...
Começamos com esta salada típica japonesa, o ''sonomono''. Em um copinho que lembra os de ceviche das casas de inspiração andina que proliferam na capital paulista, os vegetais são acompanhados de uma rodela de limão e um fino macarrão ao fundo( foto 1).
Na foto 2( acima), o prato principal. Uma mini-degustação de verão. Entre os pratos, salmão( não sabia como comer o pedaço inteiro até esfregar o ''hashi'' e partí-lo em mini-pedaços...), ''deshimaki''( omelete típica do Japão)e bolinhos no vapor( os ''shumai'').
A maior dificuldade, neste jantar totalmente desacompanhado( sem a orientação de meus amigos ''japoneses''), foi comer/ tentar comer arroz com os ''pauzinhos''( ''hashis''). Uma impossibilidade. Simplesmente, após a enésima tentativa, deixei a tigela de lado- e parti para as outras atrações da noite...Beber a sopa de soja foi bem mais fácil, após uma ligeira pergunta à garçonete( vestida com um típico quimono)...
Aliás, as músicas do ''Shintori'' são uma atração à parte. Belíssimas composições de origem japonesa, com um forte toque ''new age'', que nos deixaram em um estado ''semi-meditativo''. Infelizmente não compartilhado por todos os presentes( na mesa ao lado, por incrível que pareça, o tema era negócios. Paulistanos não relaxam nem sequer após o expediente...).
Como sobremesa, o ''bonsai''( foto 3, acima). Sorvete de creme com biscoito negresco esfarelado. Detalhe: a flor aí não é comestível...
Parte do ambiente inesquecível do ''Shintori'' não foi retratada nestas imagens. O  estabelecimento conta com um  belíssimo jardim japonês interno, com água corrente e tudo, que observamos de nossa mesa enquanto jantamos...Infelizmente, por mais que tentasse regular a máquina fotográfica, a qualidade das fotos tiradas não ficou muito boa. E seria um crime fazer uma foto ''meia-boca'' daquele jardim...
Enfim, seria uma injustiça comparar este jantar- saboroso e satisfatório, dentro dos padrões do que estávamos esperando- com outras refeições, até mesmo da casa( que mal conhecemos nesta noite). 
Isto porque os pratos da ''Restaurant Week''- concebidos com a finalidade de propiciar o  acesso a estes ambientes de ''Alta Gastronomia'' para um número maior de pessoas- equivalem às refeições ''executivas'' da hora do almoço.
Pratos ''executivos'' devem ser comparados a outros pratos ''executivos'', e não com opções do cardápio dos estabelecimentos visitados. Do mesmo modo, refeições da ''Restaurant Week'' - equivalentes, a nosso modo de ver, aos pratos ''executivos'' servidos no horário do almoço para uma multidão de clientes- devem ser comparadas entre si.
Assim, o jantar do ''Shintori''- nos padrões da ''Restaurant Week'' que estamos mostrando aqui no blog- não faz feio. É bastante satisfatório. E o melhor: a um preço( R$39,00, sucos e chá por fora)que dificilmente encontraremos em restaurantes deste padrão...
Alcnol.