domingo, 10 de maio de 2009

A fotografia como ''molecagem''...

Vivi boa parte de minha existência como um homem ''das palavras''. Exceto pelos primeiros anos da infância, quando gostava de conversar com todo mundo e fazer mil perguntas complexas sobre o Univers0- para a agonia de meus pais e dos mais próximos- com o decorrer dos anos rumei em direção a um virtual auto-enclasuramento no mundo das idéias. ''Nossos maiores amigos são os livros'', que estão sempre ao nosso lado, eis uma frase com a qual concordava em gênero, número e grau...No entanto, de uns tempos para cá, descobri na fotografia e neste blog uma espécie de caminho reconciliatório com o mundo...De tímido e cabisbaixo, me transformei subitamente em falador- discorrendo cotidianamente sobre os mais diversos aspectos da existência- e, mais importante, em observador. O mundo das palavras é um excelente refúgio para as mazelas da existência. Lá, somos consolados o tempo todo pelos maiores pensadores que este mundo já possuiu. Ainda continuo sendo um amante incondicional das palavras, ressalto. No entanto, a fotografia me reconduziu para um plano meio esquecido. A fotografia me devolveu o lado externo da vida. Graças a ela, voltei a ser como aquele menino que olhava com atenção para todas as coisas e pessoas, e se encantava com as coisas diferentes, originais. Isto é, no fundo, uma ''molecagem''- reconheço. Destacar algo insólito, engraçado, belo, histórico, tudo isto passou a fazer parte do meu dia- e a grande cidade é um excelente laboratório: não para de fornecer-me, cotidianamente, os mais diversos materiais que compõem o fundo desta atividade blogueira...''Moleque'', ''criança'', ''irresponsável'', ''inconsequente'', ''questionador''- estas palavras, inseridas neste contexto que descrevemos- soam menos como ofensas que como pequenas prendas...Buscar algo que nem sabemos o que é, desenvolvendo um projeto que- no fundo- não passa de um blog ''em eterno movimento''( tentanto acompanhar um pouco o ritmo da existência moderna), é algo que nos dá um prazer imensurável por um simples motivo: graças a isto fizemos a ponte entre o pseudo-intelectual da meia-idade e o menino, com predominância nítida deste último...Alcnol.

Museu da Língua Portuguesa- I

Normalmente escrevo os posts deste blog na parte da manhã. É quando tenho as melhores idéias, acalentadas durante o dia. Desta vez decidi postar o primeiro texto sobre o Museu da Língua Portuguesa, localizado na cidade de São Paulo- vizinho ao Parque da Luz e à Estação de Trem de mesmo nome- à noite, como exceção e pequeno prêmio aos nossos leitores notívagos...Divirtam-se...Alcnol.

Parque da Luz- VII

Mesmo nas proximidades de uma das saídas do Parque da Luz ainda é possível encontrar diversas outras esculturas a céu aberto. Na foto 1( cima para baixo), a única fonte seca do Parque. Na 2 a escultura ''craca''...Na foto 4 a escultura ''colar''( esta é fácil de identificar: é a da corda passando por entre as árvores...). Embora tenha me preocupado em tirar fotos com os nomes de todas as obras de arte, esqueci que o tamanho pequeno das mesmas fotos pode dificultar a nossa leitura de seus nomes- e a de seus criadores- na tela do computador...Nossas desculpas pelo amadorismo do criador deste blog. Tentaremos não repetir erros como este, pelo uso futuro de uma câmera digital com zoom maior- e não mais com um celular...Mas a intenção maior era mostrar as esculturas, e esta pelo menos foi cumprida...Alcnol. Próximo post: Museu da Língua Portuguesa...PS: Eu sou aquela sombra atrás de uma das fotos...

Parque da Luz- VI

Nos aproximamos do final do passeio, mas ainda podemos encontrar diversas esculturas espalhadas pelo Parque da Luz. A foto 2 mostra uma delas, ''Espaço Vibração''. A ''Piramidal 3 M'' é a de vidro. Enquanto ''Oração'' é aquela dos dois bicos de pássaro unidos. As ''espinhudas''( com espinhas na frente)são criação de jovens artistas de um curso de esculturas...

Parque da Luz- V

Enquanto diversas outras regiões da cidade se encontram abandonadas- tal como aquela Praça Cidade de Milão, na Avenida República do Líbano, e as praças do Vale do Anhangabaú- devemos ressaltar o bom estado de conservação do Parque da Luz( apenas uma das fontes estava sem água). Não faria mal um pouco mais de segurança também...De cima para baixo: a estátua do herói italiano Garibaldi, e a homenagem ao líder do mesmo país Mazzini. A terceira foto mostra o ''jardim francês'', enquanto o ''jardim inglês'' parece ser o da quarta( uma incrível caverna...qual seria a relação desta espécie de jardim com os ingleses? que ''homenagem'' esta, não?).

Parque da Luz- IV

Continuamos nosso agradável passeio pelo Parque da Luz, no centro. Desta vez já avistando várias de suas esculturas- diversas de autoria do artista Victor Brecheret, homenageado também em outras praças da cidade como a do Largo do Arouche. Vejam só que base gigantesca possui esta árvore acima...É para segurar este tronco todo( foto de cima)...O casarão histórico serve como banheiro, tal como o do Parque Trianon- na região da Paulista- e os do Ibirapuera. Mais acima outro coreto, de maiores proporções. Sentem todos em seus lugares, que nos próximos posts veremos mais esculturas...Alcnol.